quarta-feira, 10 de março de 2010

PAQUITOS NO BANCO DE RÉUS

O Conselho de Sentença da Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco (AC) se reunirá nesta quinta-feira, 11, para julgar 11 policiais civis acusados de assassinar, com 13 disparos de armas de fogo, Francisco da Silva Teixeira, mais conhecido como "Esquilo".

O crime ocorreu no dia 13 de novembro de 1993, no bairro Nova Estação, em Rio Branco. À época, o caso teve grande repercussão. A vítima, suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas, foi assassinada durante uma operação policial.

Os policiais civis se autodenominavam "paquitos", em alusão às paquitas do programa da apresentadora Xuxa. Eles costumavam agir com muita violência e frequentemente eram destaque na imprensa local.

Pelo menos dois "paquitos" estiveram presos por envolvimento com o esquadrão da morte que era liderado no Acre pelo ex-deputado Hildebrando Pascoal. A sessão de julgamento será presidida pelo juiz Gustavo Sirena.

O processo que apurava o crime foi arquivado em 1997 e reaberto dois anos depois por determinação do juiz Marco Antonio Nunes, então titular da Vara do Tribunal do Júri.

Os acusados são os gentes da Polícia Civil Antonio Marcos da Silveira Lima ("Marcão"), Francisco Barroso de Souza ("Barroso"), Carlos Rodrigues de Mendonça ("Mendonça"), Eraldo Marinho Rodrigues, Francisco Furtado de Araujo ("Pereca"), Regimildo Mauro da Silva Moura ("Papagaio"), Carlos Gomes da Silva ("Lampião"), Aidano Nogueira de Barros, José Moreira da Silva ("Xapuri"), Amarildo Leite da Rocha ("Amarildo Mão-Pelada") e o delegado Eremildon Luis de Souza.

Nenhum comentário: