terça-feira, 23 de março de 2010

LIMPEZA DE RIO BRANCO


Quem visita Rio Branco costuma ficar impressionado com a limpeza da cidade, sobretudo nas ruas do centro e dos principais bairros. Recentemente, uma equipe da prefeitura de Porto Velho (RO) passou por aqui para assimilar a experiência acreana.

Fiquei particularmente impressionado com o fato de o prefeito Raimundo Angelim (PT) ter conseguido transformar o interior e agora o entorno do Mercado Municipal Elias Mansour.

Cenas assim nos dão a doce ilusão de quem nem vivemos mais no Acre.

15 comentários:

...vdj... disse...

É porque eles só levam as visitas para conhecer os lugeres bonitinhos. Vamos ver como seria a reação deles ao visitar o Conjunto Manoel Julião, as ruas internas do bairro Conquista e Paz. Isso sem falar nos bairros Areal, Santa Inês e Belo Jardim.

Quanta falta de limpeza que existe nesses bairros e outros tantos. Quanta falta de organização, iluminação e urbanização. Venham ver, visitantes de Porto Velho, venham ver!

.
.
.

@MarcelFla disse...

Comparada a outras capitais, a nossa é sim muito bem limpa.

E caro vdj, já vi limpeza nesses bairros, só que, uma semana depois já tem gente jogando sofá velho na calçada, lixo pelo carro...

Bento Marques disse...

RIO BRANCO ERA IMUNDA NOUTROS TEMPOS. VIAJO POR TODO O BRASIL, E ELA É A MAIS LIMPA CIDADE DE TODAS.
O POVO É QUE PRECISA SE LIMPAR E DEIXAR DE ESPERAR QUE OUTROS LIMPEM SUAS SUJEIRAS.
ANGELIM É UM DOS MELHORES PREFEITOS. DE BOM CORAÇÃO E EFICIENTE

Acreucho disse...

Certamente amigo Bento voce não anda na periferia de Rio Branco... Nem o Prefeito Raimundo Angelim.

Acreucho disse...

"Fiquei particularmente impressionado com o fato de o prefeito Raimundo Angelim (PT) ter conseguido transformar o interior e agora o entorno do Mercado Municipal Elias Mansour".
Altino esta declaração certamente não é sua, você deve estar citando alguem. Nota-se a limpeza da parede do mercado que aparece na foto..

vilmar boufleuer disse...

Enquanto a população não se educar/for educada pode ter o prefeito que for, a cidade continuará acumulando lixo pelas ruas!

como tem gente imunda neste "i"mundo!

Bento Marques disse...

Não ando agora porque não moro aí. Mas durante dois anos não só andei por 7 bairros da periferia, ensinando Automassagem para a população, como conheci homens e mulheres de verdade. Todos os dias pegava ônibus e ia por lugares que talvez você e muitos Rio Branquenses não conheçam.
Andei no sol, na chuva, no vento e vi com meus olhos o cuidado com esses lugares.
Claro que tem gente, como vc, que não deve ser limpo por dentro e nem por fora, e assim só enxerga o lado negativo, o lixo.
Se você conhecesse como era Rio Branco em 1982, 83, 84...Aí sim, era um lixo, não só a periferia como o centro.
Hasta Luego

@MarcelFla disse...

Acreucho, só a nível de curiosidade, com que frequencia você visita as periferias da cidade, fala com a população, procura saber de seus anseios? Você faz algum tipo de rotatividade para conhecer todos os bairros e todas as pessoas?

Acho tão legal isso da sua parte...

Acreucho disse...

Marcel, eu "moro" na periferia, faço parte da lama, do esgoto, da poeira, vejo pessoas caminhando nas avenidas pra ir ao centro à pé, por não ter o dinheiro para o coletivo, vejo todos os dias as crianças de pés descalços, magras e desnudas, perambulando pelas ruas, se é que se pode chamar de ruas, os caminhos que temos na periferia. Pra seu governo, percorro diáriamente as periferias, por força do meu trabalho e também convivo com os locais onde moram os privilegiados, por isso, posso fazer a diferença entre um e outro. Não sou um daqueles janotinhas petistas que amassa sua bunda branca diáriamente em escritórios com ar condicionado, resolvendo o que é melhor para os pobres.

@MarcelFla disse...

Acreucho, gostaria de saber específicadamente quais são esses bairros, não tenho poder de nada mas gosto de ver as coisas com meus olhos, quem sabe até documentar e meter o pau no governo quando for preciso, votar melhor nessas eleições, sem ironias, se não for incomodo basta clica aqui no meu nome que irá abrir um perfil, nele há uma parte de contatos onde há o endereço do meu e-mail, fico no aguardo.

Bento Marques disse...

Não ando mais por aí...ando por aqui. Ando nos centros e na periferia. Em Rio Branco, antes de Jorge, Angelim e companhias, vc andava no centro com lama, crateras; a beira do rio perto do mercado, um lixo. Dava nojo a cidade. Agora não digo que está a mil maravilhas. Mas o povo precisa participar, ou seja, não só reclamar ( que é válido), mas participar na coleta de seu lixo, na limpeza em frente e nos fundos de sua casa. Quando falo povo, não me refiro somente aos pobres, falo no geral. Tanto pobres quanto ricos estão na mesma merda. Que tal sair dela e fazer uma verdadeira revolução? Que tal vocês começarem a ir de verdade na periferia e incentivar novos hábitos?
E pelo que sei Angelim conhece muito bem a cidade.

Acreucho disse...

Os "outros tempos" que o Bento quer dizer, era no tempo em que a oposição governava por aqui. Concordo com ele, as administrações do PT trouxeram uma nova dinâmica, mas, estão muito aquém ainda de ser, o que eles alardeiam, por isso marco em cima. Claro que a cidade está melhor, mas, poderia estar "melhor ainda" se as coisas fossem melhor feitas e o dinheiro mais bem aplicado, isso qualquer pessoa pode constatar. O PT em qualquer nível, nacional ou local não administra "para pobres", para o povo, administra para uma "elite em ascenção", que não chegam a ser os ricos, mas, os que eram pobres e agora conseguiram alguma coisinha. Eles mesmos!

Bento Marques disse...

Está na hora de se pensar em chamar o povo para administrar a si próprio. Que tal então parar de ter peninha do povo e sair pelas periferias e pelo centro, mostrando outras formas, ou outras idéias que já caíram no esquecimento?
Que tal chamar o povo para parar de esperar que o padre, o político, o médico, a mídia falem por ele? Sei que não será fácil. Porque esse mesmo povo, foi e está sendo alienado, pela igreja católica e agora em ritmo acelerado pelos evangélicos e pela TV Globo. A grande alienadora desse país.
Sei que já estou delirando, sonhando. Poderia estar melhor; não só o Acre, mas o mundo todo.
E por que não está? Porque todos reclamam, e não atuam de verdade.
Por que? Medo. Medo da morte.
Não discordo de suas pessoas. Mas parem de falar boberas tipo: Angelim não anda pela cidade. Com isso não se chega a lugar nenhum.
Vamos fazer uma revolução?
Que tal?

...vdj... disse...

Caros Bento e Marcel, se vocês não conhecem Curitiba/PR, não sabe o que é exemplo de limpeza, educação e conservação.

Acredito sim que Rio Branco melhorou, mas ainda com muitas maquiagens retocadas nas obras - ruas, calçadas, limpeza e iluminação - a cada período, pois quando o serviço é bem feito, a sua manutenção demora a ocorrer - e o dinheiro seria investido em outros projetos.

Se o prefeito Angelim é tão bom quanto elogiam, tenho duas perguntas:

1 - Por que não fazem logo uma lei - com multa bem alta, pois só quando se mexe no bolso que o brasileiro aprende - que proíbam as pessoas de jogar lixo fora dos locais adequados ?

...e também me questiono, meio que fora do contexto, mas dentro da administração pública:

2 - Por que a RBTrans ainda faz um trabalho - muito - mal feito, já que o trânsito continua caótico numa cidade tão pequena??

Limpeza? é... pode até ser, mas "a cidade mais limpa do Brasil", isso não é mesmo!

.
.
.

Acreucho disse...

Dizer que Rio Branco é a cidade mais limpa do Brasil obviamente é puro ufanismo... nem a pau Juvenal!