sábado, 27 de fevereiro de 2010

QUERO VER A FOTO DOS ASSASSINOS

Fátima Almeida

Se existe uma coisa que me incomoda muito é o fato de que, todas as vezes que policiais atiram e matam civis "por engano", somente as vítimas e seus familiares são expostos pela mídia.


A moça que foi assassinada em Rio Branco com um tiro de fuzil pelas costas, por um policial que estava dando apoio a uma blitz no trânsito, foi fotografada já sem vida estirada no asfalto.

As fotos do corpo dela no caixão também foram expostas ao público, de bom tamanho, até nos jornais impressos. O desespero da mãe e do namorado pelos canais de televisão. Mas ninguém viu até agora as fotografias dos homicidas.

Uma coisa em que acredito piamente é no poder da execração pública. As fotografias dos policiais homicidas deveriam aparecer na mídia ao lado do corpo da moça estirado no asfalto.

Por que não? Por que são protegidos? Por temor às represálias, a si mesmos e aos seus familiares? Esse temor deve ser um princípio ou uma condição para que não atirem em civis desarmados.

Uma blitz de rotina não é um cerco a assaltantes e traficantes. A finalidade de uma blitz é a arrecadação em primeiro lugar. Só em segundo ou terceiro lugares existe mesmo essa idéia de zelar pela segurança pública.

A execração pública é uma arma poderosa, capaz, por si mesma, de inibir esse tipo de atitude. Mas esse corporativismo com o qual os militares protegem a sua imagem é prejudicial para todos.

Ouvi diversas pessoas exprimirem sempre a mesma opinião: "não vai acontecer nada com eles”. O próprio comandante da Polícia Militar disse durante entrevista coletiva que “é muito cedo” para se falar nisso, na possibilidade de que os assassinos sejam expulsos.

Os policiais assassinos deveriam ter sido despidos da farda imediatamente, por absoluta falta de respeito e compromisso com a sua corporação, pela ameaça que constituem para os civis.

Homens com autorização para usar armas de fogo devem ter mais autocontrole que os homens aos quais não é permitido usar armas. Se não são capazes de controlar os ímpetos e o desejo insano de atirar em alguém que façam o favor de procurarem outra profissão.

Todos nós entendemos que a fuga do rapaz da moto decorreu do pânico em ser autuado porque usava chinelos, e, em especial, ter que pagar uma multa. As multas de trânsito não constituem moleza nem fazem distinção quanto ao nível de renda.

Melhor mostrar as imagens dos homicidas e desse modo limpar a imagem da corporação, mostrar punição com rigor para restabelecer a confiança da população nos policias militares. Caso contrário vamos ficar a esperar outro fato como esse. É muita covardia da Polícia Militar atirar pelas costas em pessoas das quais não existem dúvidas que são pobres.

As estatísticas bem poderiam apresentar dados sobre os casos de moças que perdem a vida por estarem nas garupas de seus namorados e amigos, sempre por acidentes, por falta de temeridade ou excesso de confiança nos seus parceiros.

Mas receber um tiro de fuzil nas costas, que lhe arrebentou o coração, é algo que não poderia ter acontecido nunca com aquela moça, atingida pelo policial mantido com verba do erário, que também financiou a própria bala do fuzil.

Eu, cidadã, quero ver também as fotos dos policiais que nesta mesma semana atiraram e espancaram o inocente jovem universitário. Quero ver as fotos dos policiais militares que atiraram e assassinaram a moça que estava na garupa da moto do namorado que tentou escapar da blitz.

Nós precisamos saber tudo, até mesmo se está havendo alguma conspiração para afetar a imagem e colocar em dúvida a competência da atual Secretária de Segurança, que está tentando fazer o melhor possível.

Fátima Almeida é historiadora

14 comentários:

Acreucho disse...

Fátima, e tem gente no governo que está preocupada "com a volta do esquadrão da morte", não precisamos estar preocupados "com a volta" ele está aí mesmo... Quando não são os policiais, são as quadrilhas dizimando a população.

Regina Cavalcanti disse...

"Dizem que ela existe
Prá ajudar!
Dizem que ela existe
Prá proteger!
Eu sei que ela pode
Te parar!
Eu sei que ela pode
Te prender!..."
(Titãs)
ELA TAMBÉM PODE TE MATAR...
QUEM PRECISA DESSA POLÍCIA DESPREPARADA E, O QUE É PIOR, SUSTENTADA POR NÓS?

@MarcelFla disse...

Prisão para estes assassinos, é a única via em um caso como este, caso contrário, estaremos dando a permissão para que todos os policiais possam retirar vidas de pessoas inocentes, o Comando da Polícia Militar que pelo que sei já mantem os assassinos presos e deve sim instaurar sindicância para apurar com a maior velocidade possível os fatos e com base neles tomar as providências que a população anseia.

Andarilho disse...

Sou contra tirar a vida de alguém.
Mas, esse caso, minha humilde opinião, foi uma sucessão de erros de ambas as partes.
O ambiente, onde o fato ocorreu, contribuiu também para isso.
Conheço a região e, verdadeiramente, não é fácil. Mesmo com a polícia fazendo seu trabalho ostensivo.
São motoqueiros desafiando a lei da gravidade e desrespeitando o pedestre.
A criminalidade esta em nossa porta em alto nível, com leis fracas e brandas, ou falta de oportunidades de trabalho, não sei, mas não se reconhece mais quem é mocinho.
Espero que haja uma investigação séria e que os culpados, os culpados Deus cuida.
Vamos orar por essa moça.
Vamos ter mais consciência no transito, no trabalho, na vida em família.
Meus pesames a família enlutada.
Bom final de semana Altino

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caros Altno e Fátima,

Recentemente umpolicial matou um indígena em Sena Madureira com tiro de pistola semiautomática. Segundo a polícia ele agiu em legítima defesa...

Perguntei,na época, qual erao nome do policial e fui informado de que o nomenão poderia ser revelado por motivo de segurança (do próprio policial e de seus familiares). O mais grave de tudo é que os comentários eram semre do tipo: lugar de índio é na mata; índio bom é índiomorto; parabens ao policial etc...

Que pena!!! logono melhor lugardeseviver...!!!

Bom trabalho

Lindomar Padilha

Daniel disse...

Concordo com o Andarlho que houve uma sucessão de erros. Erraram os pais do policial ao permitir que o filho viesse ao mundo. Errou a PM ao permitir que ele vestisse uma farda. Erraram novamente ao permitirem que usasse uma arma. E, mais uma vez, erraram quando colocaram um policial despreparado para participar de uma blitz em um local tão perigoso como foi relatado. Realmente uma sucessão de erros lamentáveis.

Unknown disse...

A Foto e os nomes também.

Fátima,Parabéns pelo artigo. Penso que se fosse no tempo do PT na oposição, esse crime iria custar muito caro aos governantes, certamente já teria sido dado um "abraço" no quartel da PM e outro na Sec de Segurança Pública.
É de arrepiar quando passa por nós alguém da polícia do ACRE. Ontem assisti a uma blitz, vi o pavor das pessoas ao serem abordadas pelos PMs, algo fora do normal. O pânico está tomando conta da cidade." Chame o ladrão"...

Janu Schwab disse...

Vão dizer agora que o despreparo do oficial é culpa da baixa remuneração da categoria? Esses servidores públicos são preparados e estimulados para servir de fato? A boca pequena (e grande) acreana sempre relata o regozijo dos que cuidam do policiamento como se fossem rambos ou capitães nascimento. Como se protege vidas se tudo descamba pra esse desequilibrio, da caveira como símbolo de brasão/escudo ao "atira primeiro, pergunta depois"? Esquisito...

Anônimo disse...

Fátima Almeida,

Com todo respeito, faço minhas as suas palavras. Penso que é assim que devem agir todos os cidadãos. Lamentavelmente é ter que se manifestar por face o acontecido, lamentável o ato inconseqüente e de despreparo da pessoa que efetuou o disparo que ceifou uma vida.

Penso que não deva ser punido pelo acontecimento somente o autor do que pode se dizer crime; mas todos que por ele são responsáveis.

Também não se pode comemorar este fato dramático como uma "Arma" para ataques politiqueiros. E, diga-se de passagem, não estou questionado sua postagem, ela é legítima e muito bem expressada. Refiro-me é não generalizar, pois a barbárie é forte e muitos são levados a raciocinar por paixões pelo lado político e não pela razão.

Tirar proveito de um fato deste para fins politiqueiros poderá caracterizar maquiavelismo!

conectado disse...

Esse episódio é simbólico para demonstrar a visão míope dos políticos e até mesmo da sociedade. Todos nós acusamos o policial unicamente. É evidente que ele deve ser acusado, julgado e, se culpado, condenado. Mas, e o papel do geverno em preparar o policial, dar-lhe treinamento contínuo? O policial é um ser humano como qualquer outro. Sem treinamento adequado e contínuo, qualquer um pode está sugeito a cometer esse absurdo. Ou devemos achar que as melhores polícias são melhores porque são compostas por policiais anjinhos? Não, porque os policiais recebem investimento e treinamento adequado. Em períodos, são retirados da rua para treinar e se aperfeiçoar. Exemplo disso: faça uma substituição de todos os policiais por servidores da educação que eles irão fazer a mesma coisa. As pessoas são mais ou menos iguais, a diferença está na qualidade da formação, no treinamento e na priorização do investimento que recebem.
Olhem o orçamento destinado à PM? É menor do que uma pequena secretaria do governo. Se alguem acha que sem treinamento e investimento na Segurança pública nós teremos uma polícia ao menos razoável vai continuar se barbarizando com esses episódios... O valor do orçamento do governo é do mesmo tamanho de sua prioridade....

Bandeira disse...

Revoltante também é lembrar de que quando matarm um estrupador lá em Sena Madureira, apareceu o pessoal dos Direitos Humanos p/ defender o estrupador; Mais quando a polícia atira em estudantes, o "Direito Dos Manos" nada faz... Lamentável.

Unknown disse...

Concordo plenamente com todas as reivindicações da Fátima Almeida, historiadora. Agora, Fátima, quem é historiador, tem tempo para escrever, tem formação para escrever e tem espaço para publicação, deveria ser mais equilibrado. Eu me excluo do parágrafo "Todos nós entendemos que a fuga do rapaz da moto decorreu do pânico em ser autuado porque usava chinelos, e, em especial, ter que pagar uma multa. As multas de trânsito não constituem moleza nem fazem distinção quanto ao nível de renda."
Se é capaz para pilotar a moto deveria saber de suas obrigações. Quem passa a mão na cabeça desse rapaz, não é a pessoa indicada para as reivindicações que acredito serem justas.

@MarcelFla disse...

Conectado, aprendi que antes de escrever se deve ter propriedade sobre o que irá mostrar, o policial em questão tinha acabado de retornar do Rio de Janeiro de um treinamento de aperfeiçoamento, conheço um major que vive fazendo cursos para depois ministra-los aqui, os policiais são bem treinados sim, e passam por constantes reciclagens (pelo menos a PM).

vilmar boufleuer disse...

Apenas uma correção: policiais não são treinados e sim adestrados! para matar, diga-se de passagem! o resultado é este que podemos ver...
como disse o colega acima, tem uma caveira como brasão, vai esperar o que?