terça-feira, 19 de janeiro de 2010

VÍTIMAS DE ESCALPELAMENTO

POR YORRANNA OLIVEIRA

10 de janeiro é uma data que Evandra Paiva de Jesus não esquece. Faz dez anos, mas a memória do corpo guarda as lembranças daquele dia que deixou marcas para uma vida inteira. Ela voltava de um aniversário na casa do tio, no interior do município de Almeirim, no Pará. A viagem era feita de barco.

- Meu avô pediu para eu ir pra trás do barco tirar água do motor. Um pouco da água caiu no chão e quando fui me apoiar, minha mão escorregou e meu cabelo prendeu no eixo do motor.

A menina, então com 10 anos naquele janeiro de 2000, perdeu parte do couro cabeludo e da sobrancelha esquerda. E até hoje se recupera do acidente.

Evandra é uma das muitas vítimas do escalpelamento, acidente comum dentro de barcos que navegam nos rios da Amazônia. Ele atinge quase sempre mulheres, em especial crianças e adolescentes.

Leia reportagem no Blog da Amazônia.

Um comentário:

sheila disse...

Boa tarde Altino Machado
foi através de uma amiga em comum que conheci o seu blog, e desde então tenho visitado.Primeiramente quero que saiba: a maneira como vc escreve e vê a noticia é impactante.Parabéns.Sobre esse novo post pude sentir um arrepio com a dor dessa menina...até a proxima visita.