terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A IIRSA E O ACRE

Dica para quem está interessado em informações mais detalhadas do contexto Iniciativa de Integração da Infra-Estrutura Regional da América do Sul (IIRSA) no qual a estrada Pucallpa-Cruzeiro do Sul está inserida.

A estrada faz parte de um documento mais amplo no qual estão detalhados todos os projetos da IIRSA.

Os leitores poderão constatar que, ao contrário do que afirmaram os defensores da estrada, de que dá para construi-la com R$ 120 milhões, a estrada está orçada, no âmbito da IIRSA, em US$ 200 milhões.

Associada a essa estrada, está prevista a interconexão energética entre as duas cidades, orçada em outros US$ 40 milhões.

Na mesma carteira da IIRSA, também no Eixo do Amazonas, está a interconexão Rio Branco-Cruzeiro do Sul, orçada em US$ 270 milhões.

Portanto, ao contrário do que afirmou o presidente Lula, não se trata de uma estradinha. Ou muito menos uma obra baratinha, como querem fazer crer os neo-defensores da nova conexão.

Detalhes aqui.

6 comentários:

Marcelo disse...

Altino,sou defensor da construçao desta rodovia! mas a verdade é: estamos em época de capitailzar as eleiçoes estão bem proximas...

Alguem lembra do orçamento inicial para a pavimentação da BR-364 rio branco cruzeiro?

Marcelo disse...

Altino,sou defensor da construçao desta rodovia! mas a verdade é: estamos em época de capitailzar as eleiçoes estão bem proximas...

Alguem lembra do orçamento inicial para a pavimentação da BR-364 rio branco cruzeiro?

Julio Cesar disse...

Altino,]

Deu na coluna do Luiz Carlos ( A gazeta )



Gente de valor

É salutar quando se vê a ex-governadora Iolanda Lima voltando á política, porque entrou honesta e saiu honesta do governo, o que geralmente não é muito comum.

Salve engano, não foi no governo dessa senhora que a PM meteu o cacete em estudantes e sindicalista no famoso dia D ?

Evandro Ferreira disse...

Altino, sou contra a construção da 'estrada do pó'.

Na prática o que ela vai fazer é facilitar o tráfico de drogas entre o Peru e o vale do Juruá acreano visto que a produção agrícola e industrial não existe em ambos os lados da fronteira.

Com a estrada, a droga vinda do Peru - cara em função da complexidade do seu transporte via floresta, rios, estradas - vai ser vendida a 'preços populares' naquela região.

Vamos ter em Cruzeiro do Sul a repetição do fenômeno que vemos em Rio Branco, uma cidade dominada pelas drogas e - por tabela - que paga um alto preço causado pela necessidade de sustento do vício de milhares de usuários: violência urabana sem fim!

É esse o progresso que os iludos moradores da região almejam? Sem falar nos político que veem no tema uma excelente oportunidade de ganhar votos preciosos para a eleição deste ano.

Evandro Ferreira

Magui disse...

Quando eu fui ao Amazonas a preocupação era se a selva iria comer as estradas.

Rosangela Barros disse...

Bem, pelo pouco que compreendi: só em dezembro de 2009 foram investidos em 47 projetos, cerca de US$ 74.500 milhões em ações voltadas para energia, transporte e comunicação, mas como está afirmado no post os valores orçados são totalmente distintos dos estimados pelo governo, é muito dinheiro guardado: e aonde será investido, hein?

Eu só gostaria de saber quando existirá um Programa com a Integração Infra-social? Ou senão investir esse dinheiro desviados dos orçamentos em programas sociais... Não seria bem melhor do que gastarem em Campanha partidárias ou em benefício próprio?...