sábado, 5 de dezembro de 2009

PATÉTICO

Antonio Muniz vira "herói" da imprensa do Acre

Patética a atitude da imprensa do Acre ao tentar transformar em herói Antonio Muniz, do jornal O Rio Branco. Ele foi preso durante a semana por ter desacatado a Justiça e não por causa das calúnias contra o senador Tião Viana (PT) e outros, pelas quais realmente foi condenado e deixara de cumprir o acordo de execução da pena.

Muniz sempre foi um repórter e colunista político medíocre. Com o advento da internet, por exemplo, costuma copiar, colar e publicar como sendo da autoria dele aquilo que é opinião de autoria alheia.

No longevo 1996, quando era correspondente do Jornal do Brasil, revelei que o então governador do Acre Orleir Cameli possuía quatro CPFs. Dois dias depois, alguém deu tiros de revólver na fachada de minha casa e eu tive que ir embora do Estado.

Muniz, que comia na mão de Cameli junto com o empreiteiro Narciso Mendes, dono de O Rio Branco, preferiu contrariar o laudo da polícia.

Junto com Raimundo Fernandes, outro colunista tão medíocre quanto ele, escreviam diariamente que o episódio dos tiros era invenção minha e que eu havia usado canivete para esculpir na parede as marcas das balas.


Cameli e Narciso, que eram os principais adversários do PT, agora são aliados políticos dos petistas e da família Viana.

Como a imprensa considera inconveniente mencionar os personagens envolvidos no processo, é mais fácil tratar como "vítima" alguém que foi preso e algemado porque desacatava a Justiça ao deixar de cumprir a pena, após condenado por calúnia e difamação, entre outros, contra o senador Tião Viana.

17 comentários:

Unknown disse...

Concordo quando cita sobre a mediocridade dos dois "jornalistas". Aliás, assim como os dois, existem muitos "jornalistas" medíocres aqui na cidade. Falta originalidade.

Imprensa falida essa nossa...

Hércules

Daniel disse...

Eu pensei que tinham prendido o Muniz por tentativa de homícidio contra a língua portuguesa. Não foi dessa vez.
Falar que a imprensa no Acre é medíocre já virou até clichê. São tempos difíceis estes onde copramos um jornal composto de oito páginas em seu caderno principal, sendo que duas são inteiramente preenchidas com propaganda do governo.
O que seria de nós sem a internet?

Archibaldo Antunes disse...

Altino, a questão não é o Muniz, meu caro, mas a forma que se aplica a lei, amanhã pode ser você. Ou nunca poderá? Aliás, cadê meu artigo?

Unknown disse...

Até que enfim, alguém para falar a verdade sobre esse caso.

Os "pseudo-jornalistas" e baderneiros de plantão, que de jornalistas não teem nada, são os únicos que apoiam essas atitudes medíocres.

Como sempre, se acham acima do bem e do mal, ou seja, a lei vale para todos os cidadãos, mas para eles, "jornalistas" de fundo de quintal, não.

Rosangela Barros disse...

Se tudo isso que está nesse post sobre esse indivíduo é realmente verdadeiro, ele deve ficar é atrás das grades e não exercendo uma profissão formadora de opinião.
Agora um detalhe nele pode ser considerado: quando ele se apropria de uma idéia alheia para expor sua opinião pode ser considerado certo, pois surgiu com o advento da tecnologia a Cultura Remix, então fazer “remixagem” na escrita não é errado!...

Unknown disse...

Altino, você falou pouco, mas disse tudo.

Charles Foster Kane disse...

Sua briga pessoal com Muniz deve ter afetado um pouco seu raciocínio em relação a situação da imprensa acreana, mas o abuso de autoridade foi escancarado, você é um ótimo jornalista, mas dessa vez deveria ter deixado a pessoalidade de lado.

Unknown disse...

Charles Foster dá uma lidinha na Lei 4.898/65, para vc saber quais condutas configuram abuso de autoridade.

Anônimo disse...

Puta meu, com essa você bateu forte no esôfago dos demagogos!!!

Jornalista Altino Machado, mais Um Pontão procê.

Pasmem fiquei vendo um presidente de uma entidade de classe emitir nota com PARCIALIDADE em favor de um filiado seu, omitindo a população os reais motivos.

A questão não é a figura de quem esta do outro lado, ouve um processo no qual o tal jornalista foi condenado, condenado ele não cumpriu o acordo firmado com a justiça.

Lei da imprensa velha ou nova não credencia jornalista ou pessoa qualquer ofender a honra de ninguém.

“São jornalista que fazem pelo que recebem, a partir que o contrato passa a ser generoso o seu algoz passa a ser santo”

Acreucho disse...

Se o Muniz é mediocre ou não, não é a questão, todos os jornalistas por aqui o são. A questão é que não era necessária a pantomima de "algemar" o rapaz como se ele fosse "realmente perigoso". Tem gente "muito mais perigosa" que ele que anda solta. De mais à mais, nem se pode mais algemar ninguém. Como eu disse no meu blog, isso é um aviso pra imprensa, que vai se encolher ainda mais.

Anônimo disse...

Altino, um comentário meu foi moderado?

Abs

o melhor do quinari a gente mostra!!! disse...

Simei,esse cara ai eu conheço do Quinari para os comentarios do Altino.

Altino a questão é a seguinte eu não conheço o Muniz e estava desinformado sobre toda éssa situação,por isso que é bom o seu blog aqui ficamos bem informados.

Más Altino fiquei sabendo por cima,más ele foi processado porque fez uma critica ao Tião Viana,não sei que critica foi éssa,más os politicos não podem processar todo mundo que da uma critica.

Altino grandes lideres que chegaram ao poder se corromperam com a sua força com o seu próprio poder.

E eles começam assim,alteram o cotidiano do povo sem perguntar se o povo quer realmente isso,depois espancam um médico peruano por causa de uma vaga de estacionamento,ai processam todo mundo por qualquer motivo,ai dão celular do povo para parentes gastarem a doidado.

Temos que usar o bom senso quem esta certo e quem esta com a razão.

Más como seria se aqui fosse Cuba com o Granma,com discursos longos,ah não sei!!!

Jean Freire disse...

Altino,

Oh terra de "jornalista" Ctrl+C Ctrl+V; veja na coluna Poronga do Página 20, edição de hoje. E depois clica nesse link: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1406520-5601,00.html

Anônimo disse...

Caro Patrik, "O melhor do quinari a gente mostra".

"Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa"

Meu bom menino, existe diferença entre criticar e ofender. Crítica é salutar, e ninguém processa ninguém por ser criticado. A dita "democrácia" permite critica e debates calorosos, porem se fizer uma denuncia que seja verídica e que as prove, do contrário o acusador ficará vulnerável a Lei. Depois não adianta se fazerem de vítima.

Sds

patrick leon disse...

Simei A vida é assim.

Analise bem a situação o nosso presidente Lula é o cara mais sacaneado do Brasil principalmente os programas de humor pegam pesado com ele muito pesado,vou citar um exemplo o ex-programa de humor zorra total que é sem graça,eles tem uma brincadeira sem graça com o lula,aonde 2 limpadores de janelas estão limpando as janelas e passa um avião e eles dizem-olha o lula indo,olha o lula vindo.

Isso desmoraliza a imagem do homem e demais outras piadas sem graça,más cadê que o Lula processa alguem por essas piadas?

Más aqui no Acre não,o jorge já sofreu criticas piores,me lembro quando eu era mais novo tinha um radialista que descia o pau no jorge viana,e cadê que ele algum dia processou alguem?

Então vamos dar liberdade para a democracia.

Talvez se cristo não tivese sido crucificado,talvez não seria o que é hoje,e se o tião não tivese processado o jornalista talvez ele não fosse o herói da imprensa acreana que ele é hoje

Anônimo disse...

Tá bom Patrick, cê entendeu tudinho!!! Porra meu.....

Unknown disse...

Senhor Altino, permita utilizar do espaço no seu blog para tecer alguns comentários e desculpas, mas é que, infelizmente, aquele site (ac24horas) que tanto falam de liberdade de expressão não há espaço para que as pessoas possam tecer suas opniões. Fazendo uso de suas palavras... PATÉTICO.
Ao ler essa notícia (Defensoria Pública pede extinção do processo contra A. Muniz ... O caso agora está nas mãos do defensor público Valdir Perazo, que entrou com pedido na Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre, para que o processo seja extinto...) passei o dia a refletir sobre a função da defensoria pública. Há pouco, vendo esse "defensor público" fazendo politicagem num programa de entrevista não contive as palavras. Penso que este sr. "defensor" deveria preocupar-se em defender a população carente e não fazer mídia e politicagem na televisão. Ora, este "jornalista" que foi preso tinha vários advogados particulares em sua defesa. Então pergunto: para que este "Defensor Público" ajuizou qualquer ação em favor daquele homem que tinha, como dito, advogado(s)?
Pior ainda, é que este Muniz em nenhum momento foi para a fila da defensoria para ser atendido por um defensor. Mas o pobre coitado que vem do ramal em busca de defensor chega de madrugada e vai para a fila daquela instituição em busca de ajuda.
Sr. Valdir Perazzo deveria ter vergonha do que fez e ainda está fazendo. Ele não vai atender um pobre coitado que está na fila, mas usa este caso para se promover.
É isso ai, este homem tem advogado particular, mas foi um defensor público que moveu a maquina pública em prol dele ?????? VERGONHA E PATÉTICO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA, PARA ESTE VALDIR PERAZZO.