sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

NOVO CARGO


Muita gente desiste da leitura da Agência de Notícias do Acre. A última: "Presidente do TJ, Pedro Ranzi, assume cargo de governador em exercício". Alguém precisa avisar à repórter Golby Pullig que não existe o cargo de governador em exercício. O certo seria dizer que Ranzi assumiu o cargo de governador, ou que é o governador em exercício. Ainda dizem que não colaboro, que minha crítica não é construtiva etc.

22 comentários:

Márcio Chocorosqui disse...

Não existe crítica construtiva.

...vdj... disse...

E quem escreve bem não arruma emprego decente, sempre vivendo na marginalidade.

Os "grandes jornalistas" do Acre se acham onipotentes, mas pecam quase que diariamente na coerência da escrita.

.....................................

Anônimo disse...

Opa vamos lá, existe sim a crítica construtiva. Crítica não caracteriza “falar mal”.

Exemplo: Os críticos especializados em ANALIZAR filmes, músicas etc.

Quem os promove são críticas construtivas ou positivas, e, quem os desqualificam são as destrutivas. Que mesmo sendo destrutivas chama a atenção para as possíveis correções.

Desta forma, no mérito, pode ser aceito nos discursos “Críticas Construtivas”.

Rosangela Barros disse...

Boa tarde, Altino!

Nem se preocupe com a inutilidade acreana, porque com um governador da espécie que é o nosso: esse erro aí combina perfeitamente com a imprensa dele!

Porém toda crítica é desconstrutiva: seja ela construtiva e positiva ou destrutiva e negativa... dessa forma destrói-se uma idéia para reconstruir outra. É isso Márcio? Fui colega de faculdade do Márcio Chocorosqui: sempre foi aluno nota dez! Tudo que ele fala está correto!

Márcio Chocorosqui disse...

Ao observar que ANALISAR se escreve com S, estarei fazendo uma crítica construtiva ou destrutiva?

Diadora Annos Xhamá disse...

Em minha humilde opinião de acreano interiorano,penso que o termo "crítica construtiva" deva ser considerado um pleonasmo.Ora,toda crítica é construtiva.Ninguém faz crítica com o intuito de destruir a imagem de ninguém e sim para apontar o erro ,dando a oportunidade para quem errou,se não puder consertar,que possa ,ao menos,evitar novamente o erro.Basta ter inteligência e humildade para isso.Dessa forma, uma pessoa que critica nunca poderia ser processada.
Não existe, por outro lado, o termo "crítica destrutiva" e sim o ataque pessoal,que não deve em hipótese alguma, ser confundido com a crítica.O ataque pessoal,esse sim é nocivo para a humanidade,pois é covarde,cruel e sem propósito do bem.

Anônimo disse...

Márcio:

É uma crítica construtiva, pois você acaba de me dar um toque!!!

Você me ironizou, me criticou e me ajudou. Crítica construtiva existe e ajuda, muito obrigado!!!

Culpa do editor de texto do word que não foi tão preciso como você. (rs)

Rosangela Barros disse...

Márcio, deixa eu responder também: acho que são as duas, destrutiva e construtiva, porque você destruiu “analizar” e construiu “analisar”, será?

xapuriense disse...

CRÍTICA É CRÍTICA, sempre. Concordo com Marcio. Não existe crítica construtiva.

Unknown disse...

ser construtiva ou destrutiva, depende de quem recebe a crítica. Um antigo ditado Chinês expessa: Ser forte na dor, Não desejar o que inatingível ou não tem valor, Contente com o dia tal como ele surge, De tudo procurar o lado bom, Achar em uma hora de alegria consolo para mil horas de amargura. Sim tudo tem seu lado bom.Não pode é fazer como aquele bêbado, que ao ler no jornal que o álcool causa cirrose, tomou a decisão: "Não leio mais jornal"

Anônimo disse...

Sta. Rosângela:

No meu primeiro comentário fiz uma pegadinha, escrevi analisar em maiúsculo com Z, o professor de português caiu e me corrigiu fazendo uma “crítica construtiva”. Desta forma?

Quanto mais, faz parte do bom clima que o articulista proporciona...

Rosangela Barros disse...

Caro SIMEI, não estou aqui descordando de nada, muito menos sendo professora de português para corrigir as pegadinhas, apenas estou participando do bom clima que o articulista proporciona...

Caro Edson, adorei o antigo ditado Chinês, porém não compreendo a crítica conforme a sua posição: apenas vejo em tudo dois lados: assim como uma faca de "dois gumes", ou uma moeda com a “cara e coroa”. Aprendi a compreender a vida assim com a Dra. Nelma (uma promotora) e lhe agradeço muito pelo ensinamento!...

Acreucho disse...

Depois de ler atentamente os 11 comentários a conclusão é a seguinte: nossos "jornalistas" precisam ainda aprender muito, mas, muito mesmo. Outro dia um figurão falou na TV "nós vamo-nos"... me poupem!

Unknown disse...

Crítica, Rosangela, é como aquela pergunta, atual nos cursos disso e daquilo que estão tão em moda: Um ponto preto numa grande parede branca, a maioria destaca o ponto preto, quando há toda uma grande parede branca, entendeu? Se você me fizer uma crítica , recebo como ensinamento, como já vi você expressando várias vezes. Agora há pessoas que não querem receber críticas, então ela é destrutiva! Quando se recebe a crítica de coração aberto, ela é construtiva. No mais é bobagem humana, daqueles que creceram cronológicamente, mas o siso não, meninões querendo tirar uma de homem. Sempre vou ser criança para buscar o aprendizado,e adulto para reconhecer meus erros.

Rosangela Barros disse...

Enfim: encontrei um interlocutor, Edson, agora compreendi o seu comentário e concordo plenamente! Só que existem críticas que ao invés de corrigir nosso erro, faz é agredir a nossa pessoa humana, por isso eu exponho os dois conceitos, isso me deixa indignada: alguém destruir a tua imagem, porque não aceita as tuas idéias. É muita falta de ética!

Senhor Acreucho, adoro seus comentários, me desmancho de tanto rir! Agora, o senhor ainda não se acostumou com as burrices dos figurões? Eles são os donos do conhecimento e das verdades acreanas... parecem um bando de papagaios, falam, falam e nunca sabem o que estão a falar, principalmente os petralhas!

Anônimo disse...

Srta. Rosângela:

“Ser bom incomoda”

Tai ó, chamar os Petistas de “Petralhas” é uma expressão chula que não é construtiva.

Vamos falar com provas:
O que era o estado do Acre antes dos “Petralhas” estar no poder? O estado não tinha comando, não tinha desenvolvimento, a cidade de Rio Branco era um verdadeiro “Lixão”. E quem comandava este estado não eram os que hoje sofrem tanta rejeição que são chamados pejorativamente de Petralhas.

Os que gostam de desmoralizar as atuais administrações, da capital do estado e do estado, deveriam ter a humildade de fazer uma análise do antes e depois. Se todos que vivem as turras com o mundo ou não admitindo que seu opositor esta sendo melhor, se calado ajudaria muito mais.

O que é Petralha?
Petralha a meu ver é fazer ilusão aos Irmãos Metralhas personagem da literatura infantil que eram um bando de ladrões. Para todos os que são acusados de bandos de ladrões, cabe ao(s) acusador (es) promover as devidas provas e entregar a justiça, mas eu digo prova de verdade, não ladainha formando opinião erronia só pelo fato de fazer blá, blá blá.... Isto para mim são pessoas puxadas pela “Calistomania” (com esse).

Muito bem, é possível que digam que a justiça também é Petralha!!!

Rosangela Barros disse...

Bom dia, senhor SIMEI! Apenas esqueci de falar: adoro seus comentários!...

O senhor está a demonstrar que é um Verdadeiro Ser Humano e muito Ético.

Realmente é muito chulo e destrutivo chamar todos os Petistas de “petralhas”: jamais eu chamaria Os Irmãos Vianas, de “Irmãos petralhas” , pois eles são dignos de meu respeito, apesar de isso não vir ao caso (já que existem práticas deles que são abomináveis), como existem outros petistas também muito dignos de respeito e que muito vêm contribuindo para o desenvolvimento de nosso estado, mas nunca aparecem na mídia e não são esses que eu chamo de “petralhas” (termo que eu conheci aqui nesse blog e gostei, pois combina perfeitamente, vou já lhe dizer com quem).
Cont.

Rosangela Barros disse...

Eu também reconheço e concordo com o senhor, SIMEI: “O que era o estado do Acre antes dos “Petralhas” estar no poder? O estado não tinha comando, não tinha desenvolvimento, a cidade de Rio Branco era um verdadeiro “Lixão”.

Só que eu atribuiria esse desenvolvimento à Frente Popular e não somente ao PT... Porém o senhor tem que saber também o que alguns petistas fizeram com as pessoas que muito se empenharam para Vitória deles. Não estou aqui me vitimando, pois falo por outras pessoas que também tiraram de seus custos pessoais para investir na Campanha deles: hoje somos os desprezíveis, além de sermos chamados de “LOUCOS”, termo muito mais destrutivo do que “petralha”, pois só porque não somos elitistas!

Só um desabafo: na Primeira Campanha do ex-governador Jorge Viana: passei, eu e os professores indígenas da CPI, dias e noites acordados produzindo os cartazes para a Campanha, nas línguas indígenas de 14 etnias, o Majoritário da Campanha nunca aparecia no local da confecção dos cartazes para emitir seu parecer, apenas quem ia buscar os cartazes era o atual governador, certa vez (por desejo dos professores) perguntei ao Binho o que o Candidato Majoritário estava achando dos cartazes, ele simplesmente respondeu: “não é da sua conta”!

Mesmo assim continuei com meu compromisso, na campanha do atual governador, estava eu lá novamente fazendo o que o meu senso humano me permitia: infelizmente aqui não é o espaço para eu expor tudo que vivenciei e testemunhei: portanto o governador Arnóbio Marques para mim é um Petralha.

Outros verdadeiros escárnio humano que eu chamo de petralhas são: a ex-deputada estadual Nahlu Gouveia e o Deputado Federal Nilson Mourão por tudo que ouço as pessoas reclamarem deles e pelo que também fizeram a minha pessoa humana, além do que não fizeram pelo Acre.

A distinta senhora Nahlu Gouveia outro dia, na pista de caminhada, quase me atropelou com sua bicicleta, indiferentemente a todo o meu desempenho em manter a sua imagem limpa, pois a conheço desde a infância e posso provar que ela é uma Petralha, assim como outros oportunistas políticos que não é necessário citar os nomes.

Enfim, caro senhor SIMEI, sou suficientemente chula e assumo a minha indignação, quando tento destruir a hipocrisia daqueles que eu chamo de petralhas, pois não é justo a humilhação que eu e minha família passamos, bem como outras vitimas do descaso políticos de certos petistas, então perceba nem todos são petralhas. Desculpem-me aqueles que não merecem a minha indignação...

Anônimo disse...

Srta. Rosângela,

Quanto ao avanço concordo plenamente que são méritos da FPA, e não somente aos “Petistas”. Mágoas pessoais não as questiono, tu deves ter suas razões como também tenho as minhas, que não é o caso eu usar o espaço do articulista para explicitá-las.

Sobre a ciclista que você falou, ela só não foi às vias dos fatos, pois o prejuízo maior seria dela (rsrsrsrsrs)

Saudações

Rosangela Barros disse...

Mais uma vez o senhor tem toda razão, caro SIMEI, vou parar de expor as minhas mágoas, não só pessoal, mas social também no espaço público...

Fico-lhe muito grata pelo ensinamento!...

Desejo-lhe uma semana plena de realizações!

Rafa disse...

Senhora Rosangela Barros, já que é para criticar erros alheios, é "discordando" e não "descordando"

Rosangela Barros disse...

Obrigada! Senhora Rafaela, prometo nunca mais cometer esse mesmo erro!...