quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

JUSTIÇA CONDENA DEFENSORA PÚBLICA

A defensora pública Maria Auxiliadora Queiroga de Almeida foi condenada nesta quarta-feira, 9, a três anos e seis meses de prisão em regime semi-aberto, em decisão unânime dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Acre.

Maria Queiroga foi denunciada pelo Ministério Público do Estado do Acre pela prática de crime contra a administração (corrupção passiva), acusada de receber vantagem indevida para defender um cidadão em um processo judicial, apesar de haver sido designada pelo Estado para tal finalidade.

Ela foi condenada, ainda, ao pagamento de 200 dias de multa. Para a procuradora de Justiça Patrícia Rego, a decisão do Pleno do Tribunal é emblemática e pedagógica, no sentido de não criar na sociedade uma sensação de impunidade para as pessoas que ocupam cargo no Estado.

- O Tribunal demonstrou o seu senso de justiça, de respeito à sociedade acreana, no sentido em que mostra que está aqui para julgar de forma justa qualquer cidadão, inclusive cidadãos do nosso Estado que detêm cargos públicos de alta relevância, como é o caso da ré, que é defensora pública - assinalou.

O relator do processo foi o desembargador Francisco Praça e o revisor o desembargador Arquilau Melo. A defesa da ré foi patrocinada pelo advogado José Wilson Mendes Leão. A ré ainda pode recorrer da sentença.

3 comentários:

Acreucho disse...

Minha opinião de leigo é de que além das penas ela também deveria perder o cargo, pois, já demonstrou não ter sobriedade nem responsabilidade para exercer função pública.

Egidio Pandolfo disse...

"- O Tribunal demonstrou o seu senso de justiça, de respeito à sociedade acreana, no sentido em que mostra que está aqui para julgar de forma justa qualquer cidadão, inclusive cidadãos do nosso Estado que detêm cargos públicos de alta relevância, como é o caso da ré, que é defensora pública - assinalou."
Da forma que está escrito, e dada a corrupção que graça em nosso país, me parece mais um caso de "bode expiatório".
Abraços,
Egidio

UJS DE CRUZEIRO DO SUL disse...

ainda dizem que o Acre é atrasado, pelo ao menos em algumas coisas damos de 10 nos grandes estados do país. Parabéns TJ.