sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PAULO SÉRGIO BERNARDE

A maior diversidade de anfíbios registrada para uma localidade no mundo encontra-se na Serra do Moa, região do Alto Juruá, ponto mais ocidental do país, na fronteira com o Peru.


O estudo dos anfíbios (rãs, pererecas e sapos) e dos répteis (lagartos, cobras, jacarés e tartarugas) chama-se herpetologia.

Paulo Sérgio Bernarde, 37 anos, é um dos coordenadores do Laboratório de Herpetologia da Universidade Federal do Acre (Ufac) no município de Cruzeiro do Sul.

Bernarde, que nasceu em Guararapes (SP), mora no Acre há quase três anos. Orienta alunos dos cursos de Ciências Biológicas e do Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da Ufac em Rio Branco.

O paulista faz parte de uma equipe que se embrenha nas densas florestas do Vale do Juruá, principalmente durante a noite, em busca de animais que a maioria das pessoas prefere evitar. E sustenta que as cobras mais salvam vidas do que matam anualmente no país.

Quando contempla os anfíbios, o pesquisador divisa através da diversidade de cores dos animais um potencial imenso de medicamentos que podem ser produzidos através do veneno deles.

Por que Deus fez as cobras?

- Geralmente eu digo que jamais se deve questionar a obra do Criador. Tudo na natureza tem sua importância. Poucos sabem, mas do veneno da jararaca (Bothrops jararaca) foi isolado o remédio Captopril, que é um dos anti-hipertensivos mais usados pela população desde a década de 60 - responde.

Doutor em zoologia pela Universidade Estadual Paulista, leia no Blog da Amazônia os melhores trechos da entrevista com o herpetologista Paulo Sérgio Bernarde.

12 comentários:

Válber Lima disse...

Muito boa, essa, Altino! a entrevista e as fotogafias estão perfeitas. Valeu, Altino. O Acre está cheio de assuntos assim, superinteressantes, mas que a gente só consegue ficar sabendo se procurar muito, até no mato. Eu só não procuro mais é nos jornais locais. Como faço pra conseguir os livros e as pesquisas citadas?

Válber Lima disse...

Muito boa, essa, Altino! a entrevista e as fotogafias estão perfeitas. Valeu, Altino. O Acre está cheio de assuntos assim, superinteressantes, mas que a gente só consegue ficar sabendo se procurar muito, até no mato. Eu só não procuro mais é nos jornais locais. Como faço pra conseguir os livros e as pesquisas citadas?

...vdj... disse...

É bom mesmo que esse parque nacional ainda fique isolado, uma vez que o turismo só afugenta essas espécies.

Bela reportagem!

Maria disse...

esse cara é ótimo!! Já fui aluna dele em Cacoal-Ro, ele era uns dos melhores da instituição que eu estudava! Que bom que veio para nosso estado para nos acrescentar com suas pesquisas e sabedoria!! =)

Leonard disse...

Estou contente!!! O Rio foi selecionado como anfitrião de Jogos de Olimpic!!!

Rosangela Barros disse...

Todas essas informações aí são maravilhosas, Altino, essa eu não sabia mesmo, que do veneno da jararaca (Bothrops jararaca) foi isolado o remédio Captopril: um anti-hipertensivos, mas todas essas riquezas da diversidade botânica do Acre, geram beneficio para nós acrianos? Ou melhor, essa pesquisa tem retorno ao Acre de uma forma visível?

Vingador disse...

Bem,
Acho q a Rosângela viajou, sapo e cobras não são botânica. E quanto ao retorno do resultado desse tipo de pesquisa as vezes não são imediatos mais eles virão...

Rosangela Barros disse...

Bom Dia!

Errar é humano, Senhor Vingador - não venha com suas vinganças pra cima de mim não, tá?! (outra coisa: é minha falta de experiência em partilhar meus comentários nesse mundo virtual e se eu continuar errando assim vou ter que desistir! Vocês só olham meus erros, não tiram minhas dúvidas). Bem acredito que um lapso de memória é mais compreensivo ainda. Enfim, relevando as viagens (primeiro seja lá qual a categoria que os sapos estão enquadrados), me diga qual são os benefícios, pra nós, que essas pesquisas, essa da matérias e outras já que a riqueza da diversidade da fauna e da flora em nossa terra é tão grande, qual a riqueza que fica para nossa terra? É só isso que eu quero saber!... tá? Corrija aí meu erro, explique como era para eu escrever certinho! Quero saber daqueles retornos que exigem as normas das conversões que regulam toda e qualquer exploração da natureza. Porque resultado ou retorno do tipo: é só ver quantas vidas essas pesquisas estão salvando ou vá nas farmácias comprar os medicamentos, isso eu já sei!
Essa minha preocupação ou curiosidade é porque sempre ouvir o professor Jacó Cesar Picolli falar que as pesquisa dele beneficiam o Acre, mas nunca deu pra perceber! Até os pesquisadores é da tribo dele, tudo estrangeiro!

Mariah disse...

Parabéns Altino pelo post e informaziones!

Valeu....

Vingador disse...

Bem,
Sobrou pro Jacó...rsrsrsrs
Jacó qual os benefícios da sua pesquisa para o Acre? Também não conheço.

sérgio de carvalho disse...

Caro sr. herpetologista Paulo Sérgio Bernarde, vc é de guararapes ?
bem, sou de valparaiso e tbem to aqui pelo acre
abç

Unknown disse...

Oi Pessoal,
Valeu pelos comentários.
Se alguém quiser se aprofundar sobre algum tema do que falei ou então ver meus artigos e mais fotos de minhas pesquisas podem ir no meu site http://paulobernarde.sites.uol.com.br e pedir pelo meu e-mail.
Agradeço os elogios e também dos meus conhecidos que visitaram o blog.
E novamente agradeço ao Altino pela oportunidade de poder divulgar a riqueza do Acre nessa entrevista.
Paulo Bernarde