quinta-feira, 1 de outubro de 2009

À MENINA MARINA SILVA

José de Anchieta Batista

Lá vem a menina,
franzina, morena,
selvagem, serena,
Sem medo de nada...
- da onça pintada,
- do mapinguari,-
- dos grandes mistérios
das coisas daqui.

Lá vem a menina
com seus desafios...
nascida no ventre
das terras do norte...
com alma gigante,
guerreira e pacata,
nos traz lá da mata
a seiva mais forte...

Lá vem a menina,
nas curvas do rio,
num barco de sonhos,
audaz, destemida,
remando nas águas
que a vida lhe trouxe,
com seu jeito doce
de ser atrevida.

Visite o Blog do Anchieta.

18 comentários:

ANCHIETA BATISTA disse...

Meu caro Altino,

Obrigado por publicar tão humilde poema. É uma honra estar em tão importante blog!
... Se não mereço, a Marina merece!
----------
OBS: Nos anos 80, quando escrevíamos para o velho "O Rio Branco", nem desconfiávamos que a comunicação chegasse a tal nível de modernidade.
----------
Mais uma vez, obrigado!
Um abraço.

Anchieta.

Rosangela Barros disse...

Essa Marina aí é aquela que foi do PT e Ministra do Meio Ambiente (gora está no Partido Verde) que entregou a Amazônia para gringo explorar com a Concessão de Floresta Pública? Por favor ! Altino, permita-me falar mal, mas muito mal mesmo, dela!... Além de ter sido infiel ao Partido, comeu na minha casa e depois “cuspiu-na-minha-cara”!

Anônimo disse...

aqui não vem ao caso o que MARINA fez ou deixou de fazer e sim a beleza dessa poesia, simples e bela como a própria MARINA

Altemar disse...

Rosângela sinto muito,
não entendi ainda a guinada politico-ideológica da conterrânea, mas acho que ela está andando com cobras e vai precisar de MUITO soro antiofídico, senão vejamos:
Entraram para o PV ontem Guilherme Leal, dono da Natura,Roberto Klabin, dono da Klabin, Fernando Garnero, dono Brasilinvest, João Guerino Balestrassi, dono do Banco de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo, aclamado como futuro candidato ao senado pelo partido em seu Estado,o presidente do Moinho Brasil, Fernando Simões, e a socialite Ana Paula Junqueira,
vi a foto http://www.paulohenriqueamorim.com.br/wp-content/uploads/2009/09/gilmar-marina.jpg passeando por ai e achei emblemática, sem contar Gabeira, que já não foi e agora não sabe se não é, e companhia, e ainda deu o azar de um dos apoiadores, o PPS, ficar sem grana por conta da não aprovação pelo TSE das contas do PSDB.
Sei não... em 1985 eu era um adolescente mas conseguia, apesar de toda a minha alienação, ver a firmeza e o brilho nos olhos dela quando ia de sala em sala como candidata ao DCE da UFAC.
Torço muito por ela, mas se eu for pelo "diz-me com quem andas..." não vai dar pra votar não.

Leila Ferreira disse...

Tão hulmilde e tão puro.
parabéns

Rosangela Barros disse...

Mas uma vez pode parecer gostar, apenas, de ver o lado negativo das coisas, mas não é porque é uma música que vou apreciar, já que fala de algo, que não parece ser da pessoa que fala. Pois diante de tudo que foi visto e vivido com a ex-senadora enquanto Ministra não me dar nem um orgulho de ser acriana: paro por aqui, para depois não virem dizer-me que é delírios meus: vamos simplesmente parar e perceber o que significa para o Acre, para a Amazônia e todo o Norte, a Concessão de Floresta Pública, porque eu vi de perto, é só certificar-se com o Deputado Federal Nilson Mourão e Sr. Cardoso do INCRA, qual o Projeto de Manejo que eles levaram-me para conhecer. E o que eu vi é assustador!
Depois, senhor Altemar, agente conversa melhor, pois agora estou indo à Policia Federal por conta dos absurdos que alguns proficionais irrespossáveis desse governo me envolveram para tirar-me de sala de aula! Como o senhor bem disse o problema não está no Partido e sim nos oportunistas que se agregam ao Partido em Busca de Poder!

Rosangela Barros disse...

Professor Denis a Beleza Pura dessa poesia estar totalmente distante da “beleza rara” da ex- ministra Marina Silva: esse seu carinho por ela me faz lembrar o que eu ouvir num encontro das Pastorais Sociais da Igreja, proferido pelo Padre do PT Luiz Ceppi: segundo ele e a companheira Dele Irmã Ester: “é que nós acrianos para aonde é jogado o milho nós vamos atrás”. Como eu não sou bicho que come milho, vou Voar Bem Alto para melhor Visualizar minha Presa!
Conterrâneo, Altemar, a minha guinada política-ideológica consiste naquilo que eu penso sobre a moralização das esfera pública, do pleno exercício da democracia, além da transparência ética em todas as Instituição do Setor Público. Voltei agora mesmo da Policia fui até lá para obter alguns esclarecimentos sobre orientação ao uso indevido dos produtos ilícitos, mas a impressão que o Profissional me transmitiu é que ele estar à Serviço do Governo! O que Eu faço, agora? Chamo o Chapolin para me defender? Será que tem espaço para a ética no setor público?

VILA VERDE disse...

Estou em dúvida se a Rosângela, que demonstra estar em crise existencial, é uma "coitada" ou uma "coitadinha" (há uma diferença), que atribui sempre aos outros a culpa por suas desditas.
Se assume, mulher! Luta mais um pouco, que a vida é bela!

Rosangela Barros disse...

Você é quem deve estar muito confuso, ou com algum problemas de interpreção textual, quem foram seus professores de língua portuguesa? você é acriano? Pois de coitadinha não tenho nada, assumida eu sou desde a minha tenra infância... Muito mais Bela é a minha Vida, construida com minhas próprias mãos! Carissímo Vila Verde, nunca tive nem uma vila, muito menos um jandim, sempre fui puramente rosas! siplesmente rosa envolta à espinhos!

VILA VERDE disse...

Rosângela,

Talvez seja mesmo um crime tirá-la de sala de aula. Cometer 11 erros crassos de Português, num texto tão pequeno, é preocupante!

VILA VERDE disse...

Referi-me ao texto postado às 12:38.

VILA VERDE disse...

12:18 e não 12:38, Rosângela.

Varlos Vilaverde

Rosangela Barros disse...

Perdão pelos erros, pois não tive tempo de revisar o texto, minha preocupação estar nas interpretações deturpadas que levam muitos inocentes a passarem o que estou passando: sem chance de corrigir as falhas por conta de pessoas que se atentam a superficialidades, para mim ortografia é a superfície das superfícies. Outra coisa é a estilística que permite brincar com as palavras em textos informais: agora aponte-me os erros e eu vejo se eu estou agredindo o Aurélio ou se estou fiel à estilística, pois o tempo não me permite contabilizar ortografia...

Rosangela Barros disse...

Uma Boa Tarde!

Permita-me, Altino, complementar minhas desculpas ao senhor Vila Verde!

"Se um Homem encara a vida de um ponto de vista artístico, seu cérebro passa a ser seu Coração!"... (O. Wilde)

A educação da Florestania é o próprio retrato da posição política e social que o governador Arnóbio Marques estabelece, desde seus primeiros momentos de secretario de educação, com sua posição sempre limitada ao que se refere educar para viver e não para competir: como se apresenta hoje na educação formal do governo da florestania e com o senhor aqui apontando meus erros superficiais, enfim, me retiraram da sala de aula por que minha metodologia contraria esse processo e não pelos meus erros gramaticais e sim meus erros ideológicos e metodológicos.
Por isso, mais vez perdoe-me, pois você não sabe o que estar falando, é o próprio reflexo do que foi imposto pela ideologia florestânica!

VILA VERDE disse...

Coitada!
Como é a história da estilística? Ortografia é a "superfície das superfícies"?
Deus do céu!
Volte para a sala de aula, menina! Rápido! Volte, sim, como aluna do pré.

Rosangela Barros disse...

Coidatado de você, fazendo um pré julgamento só por conta de erros ortográficos, imagina se conhecesse minhas falhas humanas: ainda achar que numa produção textual a ortografia é o prioritário. Acho que você nem alfabetizado foi! Ou é um sem-vila e um sem-verde!... ah! ah! ah! Coitadinho dele não vai ter saída!

VILA VERDE disse...

Rosângela,

Fraternalmente, basta! Deus abençoe você!
Uma simples poesia trouxe uma celeuma sem razão.

Um abraço,menina!

Carlos Vilaverde

Rosangela Barros disse...

Um Bom Domingo!

Para você Carlos Vilaverde! não vi assim, não! Desculpa as brincadeiras de mau gosto. Para mim não foi nem “uma celeuma sem razão”, achei que você estava levando na esportiva e eu exercitando melhor minha participação nesse Mundo Virtual!...

Um Abraço Fraterno para Você, também!