domingo, 4 de outubro de 2009

AINDA EXPORTAMOS MADEIRA EM TORA




Rotina: às 15h13 deste domingo, 4, um caminhão carregado de toras de madeira deixa a Via Verde e segue na BR-364 para fora do Acre.

13 comentários:

Unknown disse...

Vejo essa cena quase todos os dias quando vou correr na pista em frente à UFAC. De manhã, à tarde, à noite e de madrugada quando volto da minha pelada (00h00min).
Este ano a equipe rigorosa e "competente" do IMAC lacrou meia dúzia de marcenarias na estrada do aeroporto por causa de umas peças de madeira de lei, quero ver esses INCOMPETENTES barrar esses caminhões.

Hércules

Rosangela Barros disse...

Amigo, Hercules, não é barrar esses caminhões: eles estão dentro da lei, quero ver quem é que estar controlando os Projetos de Manejo, para saber se o reflorestamento está realmente sendo feito!...
Assim como o Hercules eu, também, vejo essa mesma cena quase todos os dias quando vou caminhar na pista em frente à UFAC: pela manhã, à tarde e a noite. Só não vejo de madrugada porque não saio, creio eu! Isso dói, mas dói e dói muito mesmo! Agora digam se isso não são impactos da administração da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva? E a Concessão de Floresta Pública? Porque latifundiário não consegue escapar mais do controle ambiental. Os pequenos proprietários, a lei só permite 20% de desmatamento e eles são fieis às Leis,além do mais não tem instrumentos de trabalho nem para o cultivo, muito menos para promover derrubadas. Sem falar na pobreza que vai assolando os acrianos utilizados apenas como mão de obra na exploração da sua própria terra!... E a história da humanidade comprovando que o sistema para executar suas bandidagens cria suas próprias Leis... Ainda a ex-ministra Marina Silva depois que promove a pior traição à Amazônia se afasta do poder se fazendo de vitima. Quando apenas não tolerou a presença de uma “loura”.
Perdoe-me, Altino, o baixo nível! Mas é indignante os impactos que sofremos hoje dói na Pele, nos Olhos, na Cabeça, no Coração e na Alma!...

Boa Noite!

Grupo de Choro Afuá disse...

quantas toneladas de ....... vão entre as toras???

Rosangela Barros disse...

Bom Dia!

Caro, Nilton, não entendi o que você quis dizer: “quantas toneladas vão entre as toras”.... toneladas de quê? Você estar falando de produtos ilícitos: se for! Esse é um assunto que não nos pertence enquanto proibição e controle: deixa pra Policia, para quem esconde nas toras, quem vai se acabar consumindo e o sistema social de atendimento da saúde pública... A nós só nos resta, agora, compreender as trilhas do processo de legalização. Para você não me interpretar mal, vai uma sugestão de leitura: pesquise na internet o documento em PDF, cujo titulo é: “Política mundial de drogas ilícitas: uma reflexão histórica”, aí você vai compreender o pano de fundo da origem da Proibição, verás que não pertence ao Brasil!
Outra coisa essa atividade não usurpa nem um bem nosso: a individualidade de cada um, pertence a cada um , desde que não agrida a integridade do Outro. Agora, caro amigo, explorar de forma indevida a Natureza, mesmo que seja legalizada, nos agride drasticamente!...

Ismael disse...

Boa tarde.

Altino, permita-me uma correção. Há um parque industrial no km 4 da BR-364 com pelo menos três indústrias madeireiras (uma fábrica de compensados, uma fábrica de pisos e uma indústria de laminados), e, muito provavelmente é para lá que se dirige este caminhão.

Não acredito que o caminhão em questão esteja indo para fora do estado, até por que é economicamente inviável devido ao custo do transporte.

Na dúvida, a PF/IBAMA/IMAC pode ser acionada. No transporte de produto florestal in natura a empresa deve apresentar um documento controlado on-line que indique a origem e o destino do produto.

No mais seu blog continua ótimo, parabéns.

Francisco Cândido Dias disse...

Rosangela Barros , a Srª é de que planeta?

Rosangela Barros disse...

Senhor, Francisco, essa pergunta é porque eu não acredito que essa madeira é exclusivamente para o parque industrial no km 4 da BR-364? Ou porque eu estou exercitando, democraticamente, minhas idéias nesse Mundo Virtual que me era desconhecido? Será que é coisa de outro planeta acreditar no pleno exercício da democracia? Eu só tentei compreender o senhor Nilton de forma mais transparente: agora me diga por que de outro Planeta?

Rosangela Barros disse...

Boa tarde, Altino!

Por favor! Releva aí a minha memória: mas eu esqueci de me desculpar com o senhor Ismael Lima, caso ele esteja sendo verdadeiro, pois não conheço o parque industrial no km 4 da BR-364 pessoalmente, ao contrário só ouço os boatos que este parque está servindo apenas de depósito de tora e quando muito transformam as toras em pranchas tipo exportação!

Ismael disse...

Olá Rosângela:

O "parque industrial", a rigor, é apenas um local onde o governo instalou algumas indústrias, a maioria do segmento madeireiro. Salvo engano, são as três já mencionadas do segmento madeireiro, uma fábrica de postes e concreto, uma fábrica de transformadores e uma fábrica de estruturas metálicas.

Das empresas madeireiras, sei que pelo menos duas são certificadas por uma ONG e possuem o "selo verde", um reconhecimento de que seus processos de exploração são sustentáveis, ou, pelo menos, ambientalmente corretos.

Rosangela Barros disse...

Olá Ismael!

Sinceramente, minhas desculpas por algumas tonalidades incoerente que, ás vezes, damos em alguns comentários relacionados as ações governamentais, mas vocês pecam por não divulgarem mais o trabalho feito e apresentar à sociedade as verdades dos fatos. Muita grata pela compreensão e pelas informações!...

Boa noite!

Thiago Martins disse...

Enquanto isso, a linda verde do Ibama 0800 806161 (única q conheço) não atende nunca.
Esse caminhão pode ser legalizado certamente.
Mas os que trafegam à noite não podem ser, já que legalmente não existe tal transporte toreiro noturno.
Sempre tento ligar nesse número, mas como quase todos, ao não ser atendido, simplesmente me conformo.

Alguma idéia? Além de esbravejar e gritar ao vento?

Luz e paz a todos!

Companhia de Policiamento Ambiental do Acre disse...

Senhores
Nós somos a Companhia de Policiamento Ambiental da Policia Militar do Acre. Qualquer denuncia podem procurar direto a Promotoria de Meio Ambiente do Ministerio Publico Estadual, ou ligar para a Patrulha Ambiental, 9215-2023, ou para o quartel do BOPE,3227-5095. Já estamos a onze anos atuando na prevenção e combate aos crimes ambientais.
Quanto aos caminhões, digo aos senhores que entre 2008 e 2009, dos veiculos das grandes madeireiras e projetos de manejo abordados, não paramos nenhum que estivesse realizando transporte ilegal, todos estão documentados. Mas no mesmo periodo já apreendemos mais de 100 veiculos realizando transporte de madeira serrada geralmente em blocos, e em pequenas quantidades, bem como barcos e depositos. Mas nao se enganem, não são coitadinhos não, é uma mafia articulada, que utiliza rotas alternativas, batedores, radios de comunicação e outros artificios, para burlar a fiscalização. Retirada e transporte ilegal de madeira é uma atividade muito rentável.
Concordo tambem que a gestão da Ministra Marina Silva foi mais desastrosa do que benefica. A ministra desconheceu por seis anos a existencia das policias ambientais do Brasil. Foi preciso entrar o Minc, tido por muitos como alienado e festeiro, para aproximar o MMA e o IBAMA das policias. Recentemente o cmt geral foi a Brasilia assinar convenio para que a Companhia de Policiamento Ambiental recebesse entre outros materiais, cinco viaturas que serão utilizadas no policiamento ambiental no Estado. Claro que é pouco, mas antes não tinha nada.

Rosangela Barros disse...

Um excelente dia para a Companhia de Policiamento Ambiental do Acre!

Senhores, nós agradecemos tão verdadeira informação! Pois só quem conhece as irresponsabilidades da ex-ministra Marina Silva de perto é que tem coragem de falar a verdade... Partilhem mais para com nossos “Altinautas” (permitam-me, Altino, nominar seus fãs) e também a sociedade acrianas informações como estas acima, bem como suas ações nessa luta que, ao meu ver, é muito árduo: agir dentro do governo contra as ações do próprio governo! Meus agradecimentos pela informação sobre o Ministro Minc que pra mim foi uma esperança, parece que não me enganei!