terça-feira, 15 de setembro de 2009

VIRADA NO MINISTÉRIO PÚBLICO

Cunhada de Hildebrando Pascoal assumirá Procuradoria-Geral de Justiça


O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu por declarar extinto nesta terça-feira o mandato do procurador-geral de Justiça do Acre Edmar Azevedo Monteiro Filho, que ocupou o cargo durante 10 anos.

Decidiu, ainda, que até janeiro de 2010 o Ministério Público do Acre terá que ser dirigido pelo procurador de Justiça mais antigo.

Agora é a vez da procuradora Vanda Denir Milani Nogueira, cunhada do ex-deputado Hildebrando Pascoal Nogueira Neto, que sentará no banco dos réus na segunda-feira por causa do “crime da motosserra”. Ela, que já chefiou o MP do Acre, é casada com Silas Pascoal, irmão do ex-deputado.

A decisão do CNMP decorre de uma representação movida pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Púbico porque o mandato de Edmar Monteiro havia expirado no dia 5 de setembro.

Monteiro chefiou o Ministério Público do Acre por dois mandatos consecutivos (1999 a 2003) durante a gestão do governador Jorge Viana (PT).

Na eleição seguinte, assumiu a sub-procuradoria (2003 a 2005), durante a gestão do procurador-geral Eliseu Buchmaier.

Ao término do mandato de Buchmaier, concorreu novamente e foi nomeado por Jorge Viana pela terceira vez (2005 a 2007) para o cargo de procurador-geral de Justiça.

Quando o atual governador Binho Marques (PT) assumiu, em 2007, Edmar Monteiro foi nomeado pela quarta vez, a pedido do senador Tião Viana (PT-AC) e do ex-governador Jorge Viana.

Os dois anos de seu mandato terminavam no dia 5 de setembro. Porém, no final de 2007, Monteiro conseguiu a aprovação de uma lei pela Assembléia Legislativa que alterou a data das eleições para o cargo de procurador-geral de Justiça e fixou a data da próxima posse para janeiro de 2010.

Portanto, no dia 5 de setembro teria que ter deixado o cargo voluntariamente porque os dois últimos anos de mandato terminaram.

Cópia da decisão foi encaminhada, via fax, ao Procurador-Geral de Justiça do Estado do Acre. O CNMP põe fim ao desmedido apego de Edmar Monteiro pelo cargo.


Leia mais no Blog da Amazônia.


11 comentários:

Anônimo disse...

Hoje é dia de soltar fogos. Edmar Monteiro era o atraso no MPE.

Unknown disse...

Como é mesmo aquela música que diz qualquer coisa do tipo:" agora a jurupoca vai piar ah!" "Muito neguinho vai ficar sem dormir a noite inteira!" Vixeeeee.....

Joana D'Arc disse...

..." E conhecereis a VERDADE e a VERDADE VOS LIBERTARÁ! Assim se desenrola o laço do Passarinheiro! Retorna ao Batente a Primeira Grandeza do MPE,que estará faz seu Aniversário dia 17 setembro agora! Desta Ativista em Direitos Humanos no Acre queira aceitar meus cumprimentos e o meu RESPEITO PÚBLICO,REITERO e RATIFICO ESTIMAS de PROSPERIDADE e PACIÊNCIA! JOANA D'ARC VALENTE SANTANA

Anônimo disse...

Ufa!!!A lei diz que o mandato de um Procurador Geral de Justiça é de dois anos, renovável por igual período, sendo que o Dr. Edmar Monteiro estava há 10 anos a frente do MP estadual, o que é uma verdadeira excrescência, principalmente se tratando que um òrgão que tem como principal atribuição fiscalizar a aplicação, correta, das lei...Agora eu quero ver como irão ficar os Promotores que ao longo destes 10 anos, ficaram mais participando de Congresso Jurídicos fora do Estado,( e enchendo os bolsos de diárias, é claro) do que trabalhando...KKKKK

Anônimo disse...

Faltou acrescentar que um irmão de Edmar Monteiro foi secretário de estado no governo Jorge Vianna

Anônimo disse...

A esposa do Edmar tb tem cargo vitalício como Diretora no Sebrae. Entrou pela janela e em 3 meses ja era Diretora. Família bem empregada.

Anônimo disse...

Olha!! O Dr. Edmar Monteiro até que é uma boa pessoa. Pois, é cordial, educado, simples no trato e gentil com quem lhe procura...No entanto, com é muito fraco juridicamente falando, ele prefere ficar se "escondendo" atrás do cargo de Procurador Geral de Justiça, do que ter que dar parecer em processos...aliás, infelizmente, o MP acreano, entre as instituição que tem seu quadro composto por pessoas aprovadas em concurso público ( Judiciário/Defensoria Pública e Procuradoria do Estado) os integrante mais jejunos quando o assunto é jurídico...

Anônimo disse...

Oi Altino,
Comentando o caso Edimar Monteiro é praticado o famoso nepotismo entre amigos o próximo já seria o Procurador Sammy, depois a Patricia Rego, falando em Sammy, o homem já esta sendo até bajulado por alguns, inclusive O Reginaldo Prates do DETRAN ex MP já nomeou seu até o irmão Sandy para uma Diretoria. Cosmo com essa turma revesando no poder tu nunca vai ter vez.
12:39 PM

Anônimo disse...

Os funcionários antigos do MPE do Acre, agradecem a sábia decisão do CNJ. E que viva a Democracia!!!

Anônimo disse...

O MPE vive hoje as consequencias de 10 anos de desmandos, de improbidade administrativa, de beneficiamento daqueles que não trabalham e que nem por isso deixaram de ser presenteados com gratificações em turma recursal e eleitoral, sem falar nas diárias que não são mais nem publicadas no Diário Oficial. A sociedade acreana espera que os novos Promotores que entrarão(primeiro os candidatos do 10º concurso e depois os 20 já nomeados) vejam, com urgência, quem é quem dentro do MPE e façam tudo para garantir sua independência funcional,sabendo que o MPE só foi destruído graças a alguns de seus próprios membros. Tomara que o fundo do poço em que se encontra o MPE sirva para que essa instituição renasça das cinzas produzidas pelo ex Procurador Geral e seus aliados que nunca tiveram orgulho de serem membros do MP.

Anônimo disse...

É, agora o PT não tem mais o Edmar la para esconder os podres, quero só ver como vai ser..... Agora a casa vai ficar limpa, arrumada e transparente, pelo menos é o que nós Acreanos ou Acrianos esperamos, sucesso para a nova gestão, que seja totalmente transparente e idonea.
Gabi Ramos
Cascavel - Pr