segunda-feira, 28 de setembro de 2009

VAI JORRAR PETRÓLEO NA MÍDIA

Nos próximos dias vai jorrar na mídia local novas manifestações em defesa da prospecção e exploração de petróleo no Acre.

A Província Petrolífera de Urucu (AM) está sendo visitada pela terceira vez por uma delegação de empresários, parlamentares e jornalistas acreanos.

Faz parte do esforço do senador Tião Viana (PT) para aplainar o terreno rumo ao governo estadual em 2010, tendo como principal bandeira os royalties.

A prospecção e exploração de petróleo e gás acontecerá mesmo sem consulta prévia e sem respaldo no Zoneamento Ecológico-Econômico e no plano estratégico do governo estadual.

A exploração, com sísmicas e perfuração, vai começar em breve. Apesar disso, os Ministérios Públicos Federal e Estadual e órgãos ambientais como Ministério do Meio Ambiente e Secretaria de Meio Ambiente do Acre em nenhum momento se posicionaram.

Desde fevereiro de 2007, jamais solicitaram informações a respeito dos atos administrativos que resultaram no início da prospecção de petróleo e gás no Estado, das atividades em curso e planejadas e da legislação pertinente a essa atividade.

Tampouco cumpriram papel de informar à sociedade sobre essas questões.

Um comentário:

Rosangela Barros disse...

Só nos resta saber aonde serão aplicados os lucros: se for apenas mais um modelo de desenvolvimento, tipo exportação, apenas para beneficiar o mercado externo: por favor! que a mídia nos poupe os comentários cheio de máscaras: porque é muito difícil para nós acrianos ver que o desenvolvimento econômico do estado só beneficia estrangeiros e os acrianos indo cada vez mais rápido rio a baixo: fugido totalmente as normas que regem os tratados internacionais. Onde acordam que todo e qualquer recurso advindo da exploração duma região deve ser aplicado na própria localidade.
Agora, sem consulta prévia: eu não lembro se faz parte da estratégia de planejamento das ações do estado a participação ativa da população. Nessa ditadura democrática do partidarismo aqui no Acre: é tudo “goela a baixo” mesmo: por favor! Alguém me ajude a pedir a intervenção da ONU pro Acre.
O Zoneamento Ecológico-Econômico não é responsabilidade do próprio estado? Fazer pra quê? Não é da conta de ninguém! É a única coisa que é igualzinho ao governo passado: isso sim o Governador Arnóbio Marques faz em quatro anos, diferente do governo passado que fez em oito.