quinta-feira, 24 de setembro de 2009

NOTAS SOBRE O JULGAMENTO

Após a condenação de Hildebrando Pascoal, conversei com o pecuarista e sargento aposentado da PM Silas Pascoal Nogueira, irmão do ex-deputado.

Ele é casado com a procuradora de Justiça Vanda Denir Milani Nogueira, que ocupava o cargo de subprocuradora-geral de Justiça do Acre quando aconteceu o crime da motosserra.

Questionamento pertinente de Silas:

- Se todos participaram do mesmo crime, como pode apenas Hildebrando ter sido condenado? Nada disso teria acontecido se o Hildebrando tivesse prendido o Alípio.

Alípio Ferreira, policial já falecido, foi acusado pelo ex-coronel durante o julgamento de ter amputado com um terçado os braços e as pernas de Baiano porque estava sem as chaves e precisava retirar as algemas do corpo da vítima.

Durante sua autodefesa, Hildebrando Pascoal citou de modo breve o currículo de várias gerações de sua família, cujos membros realmente se destacam por mérito na sociedade acreana como professores, médicos, advogados, dentistas e estudantes universitários.

O ex-coronel citou o nome de uma de suas filhas, a advogada Emanuelle Gondim Nogueira. Mas foi comedido no orgulho que deve sentir dela, que atualmente exerce o cargo de juíza leiga do Juizado Especial, após ter sido aprovada em concurso público.

A filha, assim como vários familiares, preferiu não comparecer ao julgamento.

Com a discrição habitual, o ex-vereador e ex-deputado estadual Cosmoty Pascoal, irmão de Hildebrando, acompanhou todo o julgamento e foi quem mais se empenhou em telefonar para atrair os familiares.


A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça soube facilitar o acesso rápido e discreto e a mídia soube respeitar a dor da família.

Ao expor conversas telefônicas de Hildebrando Pascoal com os donos dos veículos de comunicação, gravadas com autorização da Justiça, o Ministério Público contribuiu para provar que a relação do então governador Orleir Cameli com a mídia não era diferente da relação dos governos petistas de Jorge Viana e Binho Marques.

A certo ponto da gravação, Ely Assem, dono do jornal A Tribuna, admite que Cameli está com o pagamento em atraso.

Assem disse nesta manhã ao blog:

- Agora mesmo estamos com dois meses atrasados. Isso só não costumava acontecer durante a gestão do governador Jorge Viana. Quando acontecia, ele cobrava com firmeza de sua assessoria.

Nesse embate um tenta manter o outro com o focinho preso ao cocho.

Ninguém leu jamais reportagens assinadas pelos repórteres acreanos que costumavam acompanhar as execuções do esquadrão da morte no Estado.

Será que escreviam as reportagens e pediam para que Hildebrando Pascoal telefonasse para seus patrões exigindo que textos e fotos fossem censurados?

Verdade ou não, um deles contou que a certa altura da sessão de tortura contra Baiano num galpão pertencente ao policial Alipio Ferreira, teria sido exigida a permanência apenas de membros da família Pascoal.

Daí porque não sabe se a vítima foi mutilada com terçado ou motosserra. Só no Acre mesmo. Silas Pascoal Nogueira tem razão quando questiona que a condenação atinja apenas ao irmão dele.

As atuais queixas dos petistas do governo do Acre contra os procuradores do Ministério Público Federal em nada diferem das contrariedades expostas há 13 anos por Hildebrando Pascoal: são perseguidores, gente estranha ao Acre, empenhada em barrar o desenvolvimento do Estado e que se preocupa com o que não deve.

O dentista Pedro Pascoal, também réu no crime da motosserra, continua internado numa clínica particular de Rio Branco. Ele permanece alegando problemas de saúde para não comparecer ao seu julgamento, marcado para a segunda-feira, 28.

Certo dia, o procurador da República Luiz Francisco Fernandes de Souza telefonou para me convidar a comparecer com urgência ao gabinete dele na sede do Ministério Público Federal no Acre.

Ao chegar lá, abriu a gaveta e me entregou um conjunto de fotos, tiradas no Instituto Médico Legal, que mostravam o corpo mutilado de Agilson Firmino dos Santos, o Baiano, além do filho dele, Wilder, de 13 anos, com sinais de tortura, tiros e queimaduras.

- O que podem ter usado para serrar o corpo do coitado?

Senti repugnância, mas fiquei examinando as fotos por alguns minutos e respondi:

- Luiz, devem ter usado terçado ou motosserra. Parece mais que foi motosserra.

- Muito bem, está na pista certa - respondeu o procurador.

E então escrevi para o Página 20 os primeiros relatos sobre as suspeitas de que a vítima fora fatiada com uma motosserra. Surgiu assim o crime da motosserra. Ou, agora, na versão de Hildebrando, o crime do terçado.

20 comentários:

Anônimo disse...

Altino, Concordo plenamente com o irmão do ex-coronel Hildebrando Pascol, senhor Silas. Quando o mesmo assevera sua surpresa pela condenação apenas do seu irmão...Se considerarmos o número de pessoas denunciadas pelo MP ( salvo engano, em número de 07), tendo apenas o falecido Sete Pascoal e o ex-coronel como únicos condenados!!! E os demais??? Todos sabem que o ex-sargente Alex era o braço direito do seu ex-patrão e ex-coronel Hildebrando Pascoal, Ah!! mas agora ele ( sargente Alex) virou braço direito do MP. Este MP acriano não tem jeito, é HC para bandido, é Procurador-Geral com 10 anos no cargo, é mais isso e mais aquilo. Que tristeza!!!!

Anônimo disse...

Meu Deus quanta sujeira nesse MP.Fico aqui pensando, pau que nasce torto morre torto e o Acre é só festa para besta olhar...

Anônimo disse...

Altino
Porque será que aquele jornalista politico não dá nem uma notinhazinha sobre o caso hildebrando? O cara sabe tudo...

Rosa disse...

Caríssimo Altino,
Venho agora justificar o motivo das minhas angústias: conhecia o Alípio Ferreira da minha infância, pois morávamos no mesmo bairro, desde então mantive um certo respeito por sua metodologia de punir os infratores, pois ele sempre respeitava, profundamente, as pessoas de bem (não sou ninguém para que possa concordar ou discordar, porém o respeitava).
E ao ex- deputado Hildebrando Pascoal meu sincero respeito por seu orgulho em pertencer a uma família de bem e sua sinceridade ao relatar os fatos...

Anônimo disse...

Altino,

Já percebi que você so quer ser o tal que tudo acontece somente após as suas reportagens!! para com isso cumpade, sei que você tem o seu valor, mais já que eis tão bom assim porque não está em um grande jornal local ocupando um cargo de BAMBAMBAM. Com todo respeito claro.

Ferreira Neto Gonzada

ALTINO MACHADO disse...

Gozada, não quero ser o tal. Apenas tenho contado o que realmente se passou. Quanto a trabalhar num grande jornal local, já sonhei com isso, mas fui impedido por todos os governadores, de 1985 para cá. Com o advento da web, o meu blog virou o grande jornal local. Com todo respeito, claro.

Anônimo disse...

Rapaz... a familia do Hildebrando aparelhou seu blog. Tem um ai (esse do "assevera") que tem pinta de quem trabalha no MP.) Essa de respeito pelos métodos do Alípio foi de lascar. Família de bem, é? Putz! heheheheheh

Anônimo disse...

Quando quero saber notícias importantes e polêmicas, acesso logo o Blog do Altino. Jornais são ligados a partidos políticos e não traduzem a verdade dos fatos. Parabéns Jornaltino. heheheh

Anônimo disse...

BOA NOITE ALTINO,

O CEL. PEGOU MAIS 18 ANOS DE PRISÃO. CHEGA DESSA NOTICIA, ISSO SO DA IBOPE NAS ELEIÇÕES.

Anônimo disse...

Algumas pessoas podem até gostar da família Pascoal, seus métodos e características. Afinal até hoje se encontra quem admire Hitler ou Saddam Hussein. O chato desta história toda é se constatar que até de gente como o Hildebrando o Acre tem capacidade de se livrar, mas do seu mais grave e profundo defeito não: a falta de liberdadde e democracia. A sociedade acreana é autoritária, aqui não se respira liberdade. Viver aqui significa beijar diaria e eternamente a mão do tiranete no poder. O Governo é sempre o dono e o senhor de tudo, até da vida das pessoas. E ai de quem discordar dele...

Anônimo disse...

Altinerio!!!

Chega de Hildebrando, poe uma fotinha de passarinho pra mudar de assunto.

Anônimo disse...

Sr. Altino "Muchada", você acha que seu blog é o máximo? convenhamos que ele é +ou- visitado, mais vc achar que ele é o grande jornal local? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, abraço e a apesar de tudo aprecio o seu trabalho, mesmo você não sendo mais como antes, mesmo porque deve ter os seus motivos. Não é?


Ferreira Neto Gonzada

Anônimo disse...

Altino!!!Confesso que até certo tempo atrás, eu não dava muita importância para o seu blog. Mas, de um tempo para cá, não consigo olhar a internet sem ler suas notícias. Parabéns, vc é o cara...

ALTINO MACHADO disse...

Sr. Gozada, acha que só vocês como comentaristas anônimos ou com pseudônimos hilários como o seu têm direito de escrever qualquer coisa?

sonoraflora disse...

Altino. É preciso coragem para ler seu blog e para escrever mais ainda. Nuvens de sangue sobre a floresta, a morte serra a vida mas existe também a serra que é um lugar que eleva, mais alto, de onde se vê o horizonte e sonha com uma vida melhor para todos. Leio seu jornal que também significa diário, sua jornada que passa pelo quintal da sua casa e pelos temas mais espinhosos. É preciso estar atento e forte, para ser simples e direto. Toda liberdade é poética e política. Parabéns! Beto Brasiliense

ALTINO MACHADO disse...

Se blog tivesse como leitor apenas o poeta Beto Brasiliense, eu já estaria 1877 vezes feliz. Saudades de você, Beto.

Anônimo disse...

Paabéns Altino pela cobertura dos acontecimentos e pelos volume extraordinário de acessos.
Luiz Calixto

Sandy Sousa disse...

Altino,
Gostaria de cumprimentá-lo pelo seu blog. Sempre me interessei pelas notícias do Acre, apesar de estar a milhares de KM daí.
Sobre o caso do senhor Hildebrando Pascoal, eu não sei o que me arrepia mais: o crime em si ou alguns dos comentários aqui postados.
Nobre colega, tem gente pra tudo nessa vida. Dizer que o réu tem muitos fãs no Acre e foi condenado por que não é do governo, e que gente como o Baiano tem que morrer mesmo... é lamentável... De onde é que saem tantos anônimos assim?

Mais uma vez, parabéns pelo seu blog e força para continuar o seu trabalho.

Anônimo disse...

Vem cá Altino!!!Por que tu não publica os comentários que eu fiz com relação o esquadrão da morte?Ta com medo é?

ALTINO MACHADO disse...

Anônimo das 9h23: eu devo ter deletado os seus comentários. Assumo, sem medo. É o que faço sempre com gente covarde que se vale do anonimato para fazer acusações pessoais e levianas. Não gostou? Cria um blog e lança para o mundo o que você pensa. É simples.