quinta-feira, 10 de setembro de 2009

MARINA SILVA NA ROLLING STONE

Por Andrea Jubé


A senadora Marina Silva recebeu a Rolling Stone em seu apartamento funcional na Asa Sul, em Brasília, no final de semana em que tomou a decisão que marcaria o resto de sua vida. O semblante abatido, ainda que sereno, denunciava o sofrimento que a afligia: decidir sobre seu desligamento do Partido dos Trabalhadores, casa que a abrigou durante 30 anos de militância política.

Embora fizesse um calor de 35 graus lá fora, ela sentia leves calafrios. Uma moça adentrou a sala para levar-lhe uma echarpe verde-musgo que prontamente ajeitou sobre os ombros. Xales e echarpes compõem o visual da "doce senadora da floresta" - codinome que ganhou de Ziraldo - que invariavelmente se cobre para espantar um frio que, muitas vezes, só ela sente.

Marina, que é morena como na música de Caymmi, é de uma delicadeza física desconcertante. Lembra um bibelô desses que se seguram com cuidado porque, se caírem, despedaçam. Sua fragilidade reflete os efeitos da contaminação por metais pesados (como mercúrio), provavelmente contraída nos tratamentos contra a leishmaniose. Ela luta contra esse mal há 20 anos. Hoje, aos 51, vive sob rígida dieta da qual foram banidos alimentos artificiais e enlatados.

Mas se engana quem se deixa levar pela aparência frágil da ex-ministra do Meio Ambiente. Ela vira uma onça em defesa das causas ambientais. Foi assim que conduziu até onde pôde o mais bem-sucedido plano de combate ao desmatamento já implantado no país. Quando os tensionamentos com outros ministros cujos interesses se chocaram com a área ambiental se tornaram insustentáveis, ela não titubeou. "Perco o pescoço, mas não perco o juízo", declarou. E entregou o pescoço.

Leia mais no site da Rolling Stone.

7 comentários:

Anônimo disse...

Se essa ilustração é a imagem que a revista tem da Marina, Deus a proteja dessa mídia preconceituosa. Estou enganada ou a Senadora está sendo retratada como uma macaca selvagem?

Daniela

ALTINO MACHADO disse...

Deixe de falso pudor, Daniela. É apenas uma charge. Marina outro dia se declarou uma jaguatirica ferida. E daí?

Anônimo disse...

Ou a Rainha da Selva.BETO MINEIRO.

Marco disse...

O interessante é o Lula e a Dilma lá só olhando a Marina ir embora e o tucano (PSDB) assustado ao lado.
Muito boa a charge e, interpreto a forma como foi posta a Marina como sendo uma pessoa voltada ao meio ambiente.

Mariah disse...

Que pessoa Ridicula vc é daniela,um bixo pessonhento e pior...Racista,que coisa feia..A Marina,saiu assim como ela é ,lutadora de boas causas,uma delas é a floresta Amazonica...e por isso pode ser "chargeada" com a cara de todos os habitantes da selva,sim senhora!Coisa feia Daniela...

Vai rezar,ler,se informar!!!

Mariah

Anônimo disse...

A charge lembra uma macaca, mas globo ta mostrando um que é pintor, presidente também pode...

Gabi Ramos disse...

Moro aqui em Cascavel - Oeste do Paraná. E me sinto toda orgulhosa em ver a Marina sair em Rede Nacional. Todos aqui me dizem: "Olha Gabi é a ex Ministra, e ela é da tua terra não é"? E eu toda orgulhosa digo: Sim, é a única mulher política que respeito e tenho a maior admiração. Porque nessa altura do campeonato, ter orgulho de um político é dificil hein? Mas graças a Marina Silva, que nós Brasileiros podemos por a mão no peito e cantar o nosso HINO NACIONAL com todo orgulho do mundo, sem sentir nenhuma vergonha de sermos Brasileiros. Por aqui já começo minha campanha pessoal por ela em 2010.
Gabi Ramos
Brasileira - Acreana ou Acriana.

Obs: Recadinho para Daniela: Tu es pessonhenta como uma cascavel, cuidado para não morrer com o teu prórpio veneno guria.