sexta-feira, 18 de setembro de 2009

LUIZ FRANCISCO FERNANDES DE SOUZA

Do homem que mandou o ex-deputado Hildebrando Pascoal pra cadeia: "Espero que ele leia a Bíblia na prisão"

Na segunda-feira, 21, quando sentar no banco dos réus para ser julgado pelo “crime da motosserra”, o ex-deputado Hildebrando Pascoal haverá de ser atormentado pela lembrança do procurador da República Luiz Francisco Fernandes de Souza, 47 anos, principal responsável por desarticular a organização criminosa da qual era o líder e que submeteu o Acre ao terror e barbárie nas décadas dos 1980 e 1990.

Luiz Francisco estava com 33 anos quando desembarcou em Rio Branco para chefiar o Ministério Público Federal no Acre. Obcecado por deter as ofensivas de Pascoal e seu bando, chegava a passar dias e noites sem tomar banho, alimentando-se precariamente. Exausto, se recolhia por no máximo três horas num quarto que se limitava a precário banheiro, minúsculo guarda-roupa, rádio de pilha e colchão no chão.

O procurador nasceu em Brasília, é ex-seminarista da Ordem dos Jesuítas, ex-bancário e ex-sindicalista. Dias antes de ingressar no Ministério Público Federal, em 1995, cancelou a filiação ao PT, fez as malas e veio para o Acre para a sua primeira e mais espetacular ação como símbolo de uma geração de procuradores destemidos que despontava no país.

Luiz Francisco, como é mais conhecido, continua o mesmo: solteiro, mas há dois anos deixou a casa dos pais, financiou a compra de uma casa e pilota o terceiro fusca (dois foram roubados) de sua vida. Continua desengonçado, não suporta gravata e seus ternos pedem socorro.

Na segunda-feira, a partir de seu escritório em Brasília, o procurador regional do Distrito Federal estará antenado no andamento do julgamento do ex-deputado que mandou para a cadeia.

Diz que não guarda rancor de Hidebrando Pascoal e espera que seja condenado mais uma vez.

- Espero também que ele, na prisão, pegue a Bíblia, leia, se acerte com Deus direitinho e possa até cuidar melhor da esposa e dos filhos dele. Ele e eu, quando morrermos, vamos nos encontrar com Deus. É bom que a gente tenha coisas boas para poder mostrar a Deus. O “diacho” é que foram muitos crimes que ele praticou. Claro que não tenho a menor raiva de ninguém, graças a Deus, e torço para que não aconteça nada de mal com ele. Eu só não gosto da impunidade. Quando uma pessoa é serrada viva, neste caso não pode ter impunidade.

O procurador sempre esteve envolvido em diversas polêmicas, mas registra em sua carreira um fracasso nas denúncias que lançou contra Eduardo Jorge Caldas Pereira, secretário-geral da Presidência da República no governo Fernando Henrique.

Eduardo Jorge foi absolvido das denúncias e o Conselho Nacional do Ministério Público reconheceu que ele fora alvo de perseguição política. Condenado a 45 dias de suspensão, Luiz Francisco recorreu, alega que o caso está prescrito, mas não se dá por vencido.

- Na verdade Eduardo Jorge não foi inocentado porque ele nem chegou a ser investigado. Quebrei o sigilo dele três vezes. A investigação dependia disso, mas todas às vezes ele conseguiu suspender a quebra do sigilo.

Leia os principais trechos da entrevista com Luiz Francisco no Blog da Amazônia.


19 comentários:

Anônimo disse...

Continua com essa mesma cara de Debil Mental... esse não é o mesmo que foi punido por perseguir os desafetos da PeTralha? Esse homem deveria era procurar tratamento. Ele deveria lembra-se que é pago para atuar em defesa do Estado e nao da PeTralha.

Anônimo disse...

Altino!!!Tirando alguns excessos, o Procurador da República Luiz Francisco é fantástico...Queria eu, e a população do nosso querido Acre, que tivessemos aqui, Promotores/Juízes/Desembargadores e Defensores Públicos, com a coragem, destemor e sapiência jurídica do mencionado Procurador...No entanto, atualmente ele tem sua imagem arranhada, punido administrativamente, tudo por conta do caso Eduardo Jorge...É o "diabo" do excesso...

Anônimo disse...

Altino,

Cadê o ACREUCHO que não comenta mais nada?

Valtter

Acreucho disse...

To bem aqui! Tenho trabalhado muito e navegado pouco. Esse caso do Hildebrando é um assunto que definitivamente não me interessa. Esse Luiz Francisco é "na minha opinião", um desajustado. Uma pessoa que "em nome do que ele acha ser a Justiça", pode cometer loucuras. Mas, o que ele fez com o crime organizado por aqui é louvável, isso ninguém nega.

Chagas Batista disse...

Luiz francisco merece o respeito e a adimiração de todos os Acreanos e brasileiros abominam a impunidade.

Como seria bom se nesse país tivessemos muitos desjustados como ele, corajoso, destemido e abnegado na função de punir os crimes dos poderosos, ladrões de "colarinho branco".

O acre deve muito a esse homem.

Anônimo disse...

Tirando a sapiencia desse cidadão, juridicamente falando, de resto sobra uma pessoa com base no seminarismo e que agora ficará no ostracismo do cargo, digamos, que foi perseguido e punido administrativamente pela perseguição aos companheiros de um certo partido.

Anônimo disse...

Esse Procurador deveria ter recebido algum título acreano pelas suas ações aqui.

FANTÁSTICO, em resumo.

Anônimo disse...

Bom Dia Altino,

Altino,

Estou postando três comentários que o Jornalista Luiz Carlos da Gazeta escreveu em sua coluna.

Como evangélico cheguei a conclusão que o PT e o presidente do PT Leonardo Brito são a favor do aborto. Se algum pastor da Assembléia de Deus, igreja a onde congrego pedirem votos para os candidatos a presidente, senador e a governador do PT, vou fazer uma verdadeira revolução dentro da minha igreja.

Viva a vida, viva Jesus.

Convite a sair

A pena de exílio interno imposta pela direção nacional do PT ao deputado federal Henrique Afonso (PT) não pode ser lida de outra maneira que não seja esta: você é “persona non grata” .

Apoio irrestrito

Ontem, em reunião que avançou por toda manhã, pastores evangélicos de todas as denominações se reuniram para hipotecar apoio ao deputado federal Henrique Afonso (PT) contra sua punição e lhe sugerir que deixe o PT.


Ato público
A princípio se discutiu que fosse realizada uma carreata de protesto pela punição do deputado federal Henrique Afonso (PT), mas, os pastores acabaram optando por no decorrer da próxima semana realizar um ato público em frente ao Palácio Rio Branco.

Anônimo disse...

Altino,

Também sou evangelico e não vou votar em um partido que é a favor do aborto. O Tião Viana é uma boa pessoa, um grande ser humano, mas desculpe senador, vou votar em um partido que é contra esta prática criminosa que seu partido defende.

Isaac

Matthew Meyer disse...

Não conheço ninguém que seja 'a favor do aborto'. A questão é a do papel do Estado em regulamentar ou punir que procura o aborto. É coerente, na minha opinião, condenar a prática do aborto como assunto moral, e também defender o acesso legal a esse procedimento. Ou acham vocês que o Estado deve proibir tudo que é imoral?

Anônimo disse...

Caro Altino,

Quero deixar registrado o quanto esse procurador foi importante para o Estado, mas não se pode levar mais adiante disso.
O mesmo "Estado de direito', que tanto falam, que este procurador, no sentido de justiça, trabalho para acabar com o crime organizado, foi o mesmo 'Estado de direito' que o condenou.
O mesmo 'Estado de direito' que condenou o Henrique Afonso, pelas convicções defendidas por este.
Muito me adimira a equipe do governo em suas negociações com os servidores falar que não tem dinheiro para isso e aquilo. Mas, tem 3 milhoes para gastar em passeata do orgulho GLS.
Faça me um favor!!!
Se tem tanto orgulho assim disso, que arrecadem por força própria de seus simpatizantes o custeio desse orgulho e não usar o Estado ou dinheiro público para custear essa orgia.
E vemos pessoas bebendo água sujas, pq não tem água encanadas. E isso é gasto para o Estado, pq os doentes irão procurar socorro no PS ou postos de saúde.

Anônimo disse...

Essa punição do Henrique Afonso vai render.
Quero ver quem pode mais nesse governo. Alias, qual será o aliado que tem mais influencia: O grupo GLS ou os evengélicos?
Qual desses grupos teria mais força para decidir uma eleição?

Acreucho disse...

Bem, só pra meter o bedelho. 3 milhões dariam pra construir pelo menos mais mil casas populares pra gente que não tem onde morar.

Rosangela Barros (Rosa) disse...

Caro Altino,

Espero que este comentário não seja visto como defesa ao ex- deputado Hidelbrando (porque não cabe aqui defender ou julgar um Réu) mas sim como uma aversão a sugestão do Procurador ao ex-deputado: “Espero também que ele, na prisão, pegue a Bíblia, leia, se acerte com Deus direitinho” . Com certeza Deus já o Perdoou, pois na Bíblia um inocente (Cristo) é quem foi mutilado e hoje ainda clama por justiça, porém a Religião dele (do Procurador) continua alimentando as injustiças, aqui pelas torturas psicológicas que passei na Diocese de Rio Branco.
Além disso, compreenda essas palavras, que podem parecer profanas – leia-as com os olhos de quem viu sua mãe ser mutilada sem saber por quem, também com os olhos de quem foi e é testemunha ocular da mutilação da fome, da miséria e de todas as formas de violência: leia-as também com o coração de quem sofre com a opressão e o preconceito que o Governo Petista vem oferecendo.
Pois, sou e acompanhei outras vítimas da mutilação promovida pela "Moto Serra" do Poder Governamental. Ao sugerir essa retratação com Deus o Procurador deve, acima de tudo, fazer uma releitura da Bíblia e perceber que a mutilação ideológica é tão grave quanto um assassinato e se ele (O procurador) apenas não está em defesa da parte que lhe cabe e não em defesa das injustiças...

Anônimo disse...

Boa noite a tod@s

Alguém que não lembro quem agora, disse algo parecido com isso: "posso não concordar com a sua opinião, mas vou lutar até o fim para que vc possa ter a liberdade de tê-la"....isso é liberdade de expressão. Talvez isso esteja esquecido no PT. Todos nós temos esse direito. E também, para termos esse direito, temos o dever de respeitar o outro, pq se queremos ser respeitados devemos respeitar.
Meus amigos, todos nós neste mundo: gays, lésbicas, simpatizantes,heterossexuais evangélicos, católicos, ou qualquer outra religião, orientação sexual, política etc... todos nós somos iguais. Iguais nas nossas imperfeições, todos temos luz e virtudes, e todos nós temos fraquezas, vícios (televisão, gula, falar mal da vida dos outros, fingir que não viu alguém que precisava de ajuda, de alimento, de um abraço e assim vai).
"Ama ao teu próximo como a ti mesmo"
Alguém lembra quem disse isso?
Deus deve estar no nosso coração,e louvamos a ele, quando aprendemos a amar aquele que é diferente, aquele que incomoda, pq amar ao igual é fácil. O "teu próximo" também é o gay e a lésbica.Não é só aquele que senta no nosso lado na igreja, é também aquele que tá nas ruas, com fome, frio, sujo e fedido, que tá bêbado, aquele chato ou chata do trabalho....
Então, muita calma nesta hora, ao ficar criando uma situação de perfeição divina contra os pecadores (GLS), somos todos iguais, todos. Então acho que os dois grupos devem se respeitar. Pqq situações extremas de intolerância, levam a morte muitas pessoas pelo mundo afora. Guerras são feitas por conta disso, e ninguém ganha nada com isso.
Somos todos filhos do mesmo Pai. Todos sem exceção.Todos estamos aqui para aprendermos a ser pessoas melhores.
Ninguém é dono da verdade.

Abraços. ;)

Anônimo disse...

Nossa, Deus deve ficar muito impressionado com seu "interlocutores".
A fé é questão individual, cada um professa a sua como entende ser correto. Política pública jamais deve ser confundida com fé.
Nao conheço muitas pessoas a favor do aborto, mas conheço várias que defendem o direito das mulheres que fazem aborto serem tratadas pra não morrerem ou ficarem mutiladas. Bem diferente!
O Luiz Francisco, com todos os desacertos que comete em sua atuação, é um profissional brilhante, muito corajoso e muito íntegro. Entendi, pela fala dele, que ele deseja a paz espiritual e cristã ao réu. Só isso. O debate sobre o Henrique Afonso, que entrou aqui não sei como, é outro. Ele confunde mesmo sua prática de Deputado com o ataque a minorias sexuais. Seu partido (que pode ser qualquer um, não importa) tem o dever de verificar se isso está de acordo com seu programa.
Deus não discrimina ninguém, nenhum de seus filhos. Quem fizer isso, que nao o faça em nome Dele.

Marci disse...

Um heroi, sem duvida! Mas so tempo e a Historia lhe farao justica!

alma de poeta disse...

Um herói do nosso tempo.

alma de poeta disse...

Um herói do nosso tempo. Estudei na mesma Insttuição que ele. Ele é um exemplo para nós.