sábado, 5 de setembro de 2009

AS NOVAS REDES DA AMAZÔNIA

O BLOGUEIRO MAIS RÁPIDO DO OESTE 

 Eliane Brum, da revista Época

   

Você conhece o Altino Machado? A pergunta provoca um olhar enviesado. "Todo mundo conhece. Com ele não tem meio-termo. Ou o amam, ou o odeiam." E você, ama ou odeia? "Nem um nem outro." Fiz essas duas perguntas a dez pessoas, dos centros culturais ao mercado de Rio Branco, antes de entrevistar o blogueiro mais influente do Acre. As respostas se repetiram, com uma ou outra palavra diferente. Do resultado, é possível inferir cinco conclusões: 1) Altino é conhecido por diferentes camadas da população; 2) é polêmico, porque ninguém fica indiferente; 3) é temido, porque quem o odeia prefere não dizer; 4) é solitário, porque quem o ama opta por não se comprometer; 5) é "arrochado", sinônimo local para corajoso, já que as quatro deduções anteriores tornam a vida, na capital do Estado de Chico Mendes (1944-1988), um ato cotidiano de resistência.

Altino marcou a entrevista para as 6 horas da manhã. Suspirei, mas não discuti. Isso deveria significar alguma coisa. Significava. Ele está empenhado numa guerra contra o novo horário do Acre, instituído por iniciativa do senador Tião Viana (PT). Altino queria que a jornalista não fosse apenas informada, mas vivesse o drama da população ao caminhar numa cidade escura. O Acre costumava ter diferença de duas horas com relação a Brasília. Em junho de 2008, a diferença foi reduzida para uma hora, em tese para o Estado ficar mais perto do Brasil. Desde então, muita gente vai ao trabalho, à escola ou à casa de Altino numa escuridão tão densa que dá para vestir.

"A casa fica em frente à igreja do Daime", informo ao taxista. Não é uma coincidência. Altino faz parte da comunidade do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal - Alto Santo, criada pelo fundador da doutrina, Raimundo Irineu Serra (1892-1971). Foi ele quem batizou como "daime" a ayahuasca, bebida ritual de origem indígena. Altino toma o daime desde os 20 anos. Tem hoje 46.

O motorista roda e roda até algo muito próximo a uma zona rural. Então se perde. Altino surge como um espectro entroncado no meio do breu. Sou conduzida para dentro de uma casa acolhedora, onde finalmente alcanço o real significado de um café da manhã tropical. Mingau de banana, tapioca, castanha in natura, bacuri...

À luz da cozinha ampla, é possível investigar o jornalista que tantos temem no Acre. Traços retos, resultado da mistura de índios, negros, portugueses e espanhóis. Físico forte, cara de mau. Com quem gosta e respeita, tão doce quanto o creme de cupuaçu que vai servir de sobremesa no almoço, depois de um tambaqui recheado e assado na brasa. Quem assistiu à minissérie Amazônia - de Galvez a Chico Mendes (Globo) já o conhece. Ele fez o papel dele mesmo, Altino, contracenando com Lima Duarte. A ponta foi uma homenagem da autora, Glória Perez, por sua atuação na cobertura da luta de Chico Mendes. Dezenove dias antes de ser morto, Chico Mendes denunciava, em matéria assinada por Altino, no jornal O Estado de S. Paulo, que planejavam assassiná-lo. "Só depois que morreu na primeira página do The New York Times é que a imprensa brasileira correu para acompanhar seu enterro em Xapuri", diz Altino, ácido como um camu-camu.

No passado, sua casa foi alvejada por tiros, e três vezes foi retirado às pressas do Acre. Numa delas, porque denunciou que o então governador, Orleir Cameli, tinha quatro CPFs. Depois de viver em São Paulo, Brasília e Goiânia, em diferentes períodos, voltou ao Acre. Trabalhou para a comunicação do ex-governador Jorge Viana (PT). Não deu certo. Tornou-se blogueiro em 2004. "Fiz o blog para não morrer", diz. E, só desta vez, o "morrer" é simbólico. "Se não fosse o blog, eu cairia no ostracismo, já que a imprensa daqui é dominada pela politicalha local", afirma.

Tornou-se um líder da blogosfera amazônica: centenas de blogueiros se inspiram nele e outras centenas sonham em ser linkados em seus posts. Seu blog é um exemplo do gênero que tem crescido muito no Norte desde 2008: o político. O aumento, segundo a Cartografia da blogosfera brasileira, se deveu às eleições municipais. "Os blogs tornaram-se a ferramenta de expressão de uma vontade política adormecida", diz Malini. Antes da internet, o único meio de comunicação era uma imprensa dependente da publicidade estatal para sobreviver. O crescimento dos blogs políticos é motivado por uma demanda reprimida de expressão.

Segundo Malini, eles deverão crescer e multiplicar-se na eleição de 2010. "No Norte, especialmente se Marina Silva for candidata a presidente", diz. "Haverá uma ativação da rede social, tanto para afirmá-la como para criticá-la. E o selo de blog amazônico ganhará uma força maior, porque a Amazônia estará na pauta."

Com média de 1.200 acessos por dia, o blog de Altino alcança Estados do país onde os jornais do Acre pouco repercutem. Seus posts ecoam pela região, pautam a mídia nacional e são linkados pela blogosfera política. Questões que antes ficavam confinadas ao Acre, pelo isolamento geográfico, agora ganham o mundo em tempo real, mudando as relações de força e a dinâmica do acesso à informação. "Antes, o governo fazia o que queria, estávamos longe. A internet rompeu com isso", diz Altino.

Em 46% dos blogs há conteúdo de diário, em 38% jornalístico, em 32% literário e em 27% entretenimento A senadora Marina Silva (PV) acompanha o blog de Altino pelo briefing de sua assessoria. "A Amazônia tem uma necessidade cada vez maior de reflexão independente, e os blogs têm proporcionado um trânsito maior e mais diversificado de informação", diz Marina. "O Altino é uma fonte cada vez mais relevante dentro e fora da região. Quando eu era ministra do Meio Ambiente, em momentos de tensionamento, como nas usinas do Rio Madeira, existia uma falta de informação muito grande sobre como realmente aconteciam aqueles processos. Ele abordava a questão de uma forma que favorecia a sustentabilidade. Foi bem importante."

Altino faz parte da geração dos anos 80, que gerou no Acre políticos como Marina, o ex-governador Jorge Viana (PT) e o atual, Binho Marques (PT). "Ele sempre foi fora dos padrões, nunca se enquadrou no formato dos jornais e das estruturas institucionais. O blog se identifica muito com ele, na medida em que não tem patrão", diz Jorge Viana. "Os blogs mudaram o processo de comunicação, e acredito que vão crescer muito ainda." Viana reconhece que Altino provoca polarizações de amor e ódio em algumas pessoas. "Mas não sinto nem um nem outro. Tenho com ele uma relação de profundo respeito."

Embora o Acre não seja mais aquele Estado onde o deputado Hildebrando Pascoal obrigou um jornalista a engolir a página da matéria que escrevera, Altino continua a viver perigosamente. A prova mora 1 metro acima de sua cabeça, no telhado da varanda onde ele bloga. Só é possível ver um pedaço do rabo e a cabeça da jiboia que mora entre duas telhas. A cobra e o jornalista não chegam a ser amigos, mas cultivam uma relação de respeito mútuo. Complementam-se: ela gosta de engolir sapos. E também ratos, insetos e até parentes menos corpulentos. Ele faz o possível para não engolir nada, nem um mísero desaforo. A cobra não é peçonhenta. Altino, se provocado, pode ser muito viperino. Especialmente com políticos corruptos.

A jiboia aponta uma cabeça tímida quando Altino conta sobre um de seus mais recentes desafetos, o ministro Gilmar Mendes. Em março, numa coletiva de imprensa no Acre, o presidente do Supremo Tribunal Federal achou a pergunta do jornalista abusada. Altino perguntou: "Ministro, o senhor tem se manifestado em defesa da propriedade, contra as invasões, mas em nenhum momento se manifestou contra dezenas, centenas de assassinatos de lideranças de trabalhadores rurais. Isso decorre do fato de o senhor ser ministro ou pecuarista?". Mendes respondeu: "Eu tenho me manifestado contra qualquer violação de direitos. Eu não quero que haja assassinatos, violência. Pode-se protestar, fazer qualquer consideração, mas tem de ser respeitado o direito de outrem. A pergunta é desrespeitosa. O senhor tome cuidado ao fazer esse tipo de pergunta. Eu não sou pecuarista." O diálogo, reproduzido no blog de Altino, ecoou. A blogosfera política do país referiu-se à resposta do ministro com palavras como "truculência" e "censura". Procurado por alguns blogueiros famosos, Altino preferiu não levar a briga adiante.

Quando vai para a rua, munido de gravador e câmera, Altino pega um mototáxi. Não tem carro. Segundo ele, nem dinheiro para pagar a Previdência. Em 10 de março de 2007, encontrou a geladeira vazia. Postou no blog um pedido de doações. Em alguns dias, os leitores depositaram perto de R$ 6 mil. E ele pôde continuar postando críticas e denúncias, algumas contra a administração de seu antigo colega de teatro infantil, o governador Binho Marques.

Aos 6 anos, Altino costumava esconder o rádio debaixo do colchão de capim para sintonizar a BBC de Londres ou uma emissora de Cuba. Naqueles dias, queria ser engenheiro eletrônico para descobrir de onde vinham as notícias. Só bem mais tarde percebeu que apenas como repórter poderia tocar naquela mágica. O blog o trouxe de volta ao rádio, ao ser picado pelo mosquito da instantaneidade. "Não consigo mais deixar a notícia para amanhã. Tenho de dar já", diz. "Agora sou mundial."

Ouve-se o canto do uirapuru. É o celular de Altino tocando. Não para mais. É gente querendo colocar um post sobre um evento. Ele desconversa. Um político às voltas com uma denúncia queixa-se da armação de colegas do governo. Ele ouve. Para leitor que reclama, ele mostra sua face mais encantadora. "Não gostou, procura outro. O blog é meu, faço o que eu quero", diz. E depois, num raro sorriso: "Ah, isso não tem preço".

22 comentários:

Francisco Dias disse...

“Peço a Deus que descongele o coração do Sarney”. Alcinéa Cavalcante.Agora fiquei com medo de fazer comentários,meu Deus,mais de R$ 2 milhões, com juros e multas. E aumentando. Eu já tinha pedido asilo politico no Afeganistão ou no Irã, os corações lá são mais derretidos.

Alcinéa Cavalcante disse...

Altino querido,
a matéria da Eliane Brum na Época ficou ótima. Né não?
Pude conhecer um pouco mais sobre você, que leio todos os dias.

Francisco Dias, a gente tem que ficar por aqui para enfrentar aquele tipo de gente. Imagina se a gente parte para o exílio... é tudo que eles querem pra ficar jogando soltos. Né?

Maracimoni disse...

Querido Altino,

Parabens! A materia faz justica a vc; ao seu espirito ousado e corajoso de fazer jornal. Vc e de fato um pioneiro!
Ler seu blog diariamente e mais do que me manter informada do que se passa nesta terra pela qual tenho tanto afeto e respeito. Ler voce e um vicio!

Um forte abraco, daqui deste lado do mundo...

Maracimoni Oliveira

Obs (desculpa a falta de acentos e cedilhas. A culpa e do teclado)

Francisco Dias disse...

D.Alcinéa Cavalcante ,eu quiz que meu comentário fosse uma metafora, mas como não sou muito bom em gramática, talvez não tenha deixado as coisas muito claras, mais eu jamais me acovardaria também e parabéns pela sua coragem, só não gostei do Cristal do Amapá vir em Manaus e golear meu Nacional, abraços.

Anônimo disse...

Diariamente, após verificar meus e-mails, acesso o seu blog. Tem sido leitura obrigatória, em todos esses anos. Parabéns pelo reconhecimento e que Deus te preserve como o "Sal da Terra" que és: necessário e transformador!

Walquíria Raizer disse...

Mas a conexão até que não é ruim não, maninha.
(Parabéns Altino)

Zitos disse...

Cheguei ao seu blog pela revista!.Parabéns pela coragem!! É um orgulho para o mundo blogueiro!! Transcrevi parte da reportagem no meu blog como digulgação para a molecada (como eu) que precisa se interar mais sobre os fatos do nosso país! Um abraço e sucesso!

Unknown disse...

Ta podendo Sr. Jornalista MOR. Parabéns, aprecio seu trabalho.

Jamaira disse...

Sou uma fã assidua de seu blog. Todos os dias leio suas matérias. Cruzeiro do Sul espera sua visita. Grande Abraço!

Nilo D´Avila disse...

mandou bem altino! o mais rapido e bem informado!

Nilo D´Avila disse...

mandou bem altino! o mais rapido e bem informado!

Alcilene Cavalcante disse...

Altino, adorei a matéria da Eliane e conhecer mais sobre vc. Por isso que vc e Alcinéa são meus ídolos na blogosfera. Bjs

Leda Beck disse...

Graaande Altino! Parabéns pela glória merecida! E parabéns também à repórter Eliana Brum, né? Não a conheço, mas vai escrever bem assim lá longe! Belíssima matéria.

Paula Meirelles disse...

acho que o blog do altino e leitura obrigatoria para quem quer estar bem informado.
Parabens Altino!!

Anônimo disse...

Olá Altino Machado

Tudo bem como você?

Estou mandando este e-mail pois eu li a reportagem da revista Época sobre os blogueiros da amazonia tinha intenção de deixar um comentário lá mas só vi o e-mail eu resolvi tentar.

Moro em SP desde que eu nasci e a única notícia que temos dos habitantes da região norte é o desmatamento etc etc etc. o que não é nada se comparado as dificuldades de vocês aí com as conexões de internet.
Se aí falta conexão de internet rápida aqui tem. mas se paga caro por um serviço que nem cumpre 10% do total do plano! um absurdo pagar *** reais por um serviço que não é assim tão rápido.
Até um tempo atrás eu tinha a teoria de que o Acre é só um estado que a mídia não tinha interesse em divulgar ou era da globo.com (a globo e a record começaram uma briga que rezo a Deus que as duas deixem de existir) já nem assisto tv .tomara que as duas vão para o ralo os Roberto Marinho e Edir macedo.

Enfim. Deixando de lado o que eu escrevi só quero dizer a você e a outros blogueiros que existem aí no norte que estão de parabéns, pois vocês levam as notícias a um povo que nem sabe que o mundo existe e vocês são a porta de entrada para a informação do brasil e do mundo os verdadeiros jornalistas são vocês que mostram a verdade aqui e lá fora (fora de seus respectivos estados).


Abraço e parabéns pelo blog

Anônimo disse...

Altino.

Fui obrigado a passar uns dias no Rio de Janeiro, acompanhando minha esposa Alba que necessitou de uns exames médicos
somente lá executados. Com isto não estava em Nova Friburgo quando o seu blog conquistou a milhonésima visita. Queria felicitá-lo
por essa fantástica marca quando ela ocorresse e, quem sabe, seria eu este milhonésimo visitante. As circunstâncias não me
permitiram esse feito. Mesmo assim quero felicitar você por essa brilhante marca.
Receba o abraço deste "coroa" quase noventão e que está aprendendo com você um pedaço a história do Acre.

Jayme Jaccoud

nelsontucci disse...

Parabéns pelo trabalho. Quando tiver um tempinho entre no nelsontucci.blogspot.com e veja o texto que postei sobre os DOUTORES DA AMAZôNIA (28/07).

Abs e SUCESSO !

Anônimo disse...

No Acre não há o que contestar, o Altino é o melhor blogueiro dessas plagas, alguns clientes meus que fazem parte da alta cúlpula florestana me falaram em todas de bar que acessam o blog dele várias vezes ao dia para saber se vai sair uma bomba ou um terremoto, impressão muitas vezes causadas pelos seus posts. Encontrei o blog através de um amigo, de lá pra cá nunca mais deixei de acessa-lo.

Quanto a conexão de internet, nós tems uma das mais péssimas conexões do Brasil aqui no Acre, digo, nós usuários domésticos. Quem acha que a conexão aqui não é ruim, não sabe o que é conexão. Aqui quando quero baixar um arquivo a taxa fica em 90 ou 100 kbps e quando dá isso, lá fora, chego a fazer download a 1,5 mbps. Sem falar q as vezes para abrir uma página de internet é uma lentidão só, e mais ainda, somo reféns de uma fibra ótica que vem do MT e que quase todos os dias ela rompe nos deixando sem conexão.

Bela materia, Altino, PARABÉNS.

Hércules

Jean Freire disse...

Caro Altino,

É isso aí parabéns! Um milhão de acessos e o reconhecimento em uma revista de expressão nacional. Deve ter ficado muita gente com inveja.

Afinal, como diz a letra da Rita Lee: "Quem pode, pode deixa os acomodados que se incomodem...". Gosto desse seu estilo de "incomodar" essa turma que está acomodada com as benesses do poder.

Ainda bem que existe jornalista de sua estirpe que lança um olhar crítico além dos fatos cotidianos; com coragem, ousadia e sobretudo lealdade com o ofício de bem informar, não sendo mais um-pseudo jornalista à serviço de quem paga mais pela notícia.

Daqui de Brasiléia um forte abraço.

Jean.

Anônimo disse...

Isso prova que vc sem dúvida é o melhor Bloqueiro da regiao norte!!Nao deixo de acessar nem um so dia. Parabens!!!!

Anônimo disse...

Não gosto de vc porque você tem cara de mau e fede a tabaco. Fala o que deve e o que não deve. Labe ovos, puxa saco, enxerido e até sensacionalista às vezes. Mas gosto de ler vc várias vezes ao dia e até à noite, tá sempre bem informado e não deixa que te botem cabresto.Parabéns. Clap! Clap!Clap! CLap! Clap! Clap!Clap! CLap! Clap! Clap!Clap! CLap! Clap! Clap!Clap! CLap! ...........................

Anônimo disse...

O que importa e não tem prêço, é fazer o que se gosta com prazer e com responsabilidade !
Parabéns !
Daqui de Aracaju - Se.

Antonio Torres