quarta-feira, 23 de setembro de 2009

18 ANOS DE PRISÃO PARA HILDEBRANDO


O ex-deputado Hildebrando Pascoal Nogueira Neto foi condenado pelo pleno do Tribunal do Júri de Rio Branco (AC) a 18 anos de prisão, em regime fechado, por causa do crime da motosserra.

A sentença foi lida às 20h24 local (21h24 de Brasília) pelo juiz Leandro Leri Gross. Os réus Adão Libório (primo de Hildebrando) e o ex-sargento da Polícia Militar do Acre Alex Barros foram absolvidos.

- Quero agradecê-lo. Sei que o senhor fez por mim o que podia. Pela primeira vez fui julgado com imparcialidade - afirmou o ex-coronel ao juiz Leandro Gross, após a leitura da sentença, quando se encontraram rapidamente numa sala reservada do Tribunal do Júri.

Leia mais no Blog da Amazônia.

20 comentários:

Anônimo disse...

Ô testinha boa pra enfiá um prego!

Anônimo disse...

Altino, Quem sou eu prá dizer se a condenação foi justa ou não...Agora uma coisa me chama a atenção. Que é o fato das testemunhas do MP terem sido reconhecidas pelo Conselho de Sentença, como pessoas que cometeram falso testemunho - ou seja, mentiram - então, Altino, como fica??? se mentiram,e a base da acusação foram tais testemunhas??? É contraditório!!!!

Francisco Dias disse...

Como é que pode o júri inocentar dois e só condenar um?

Francisco Dias disse...

As imagens mostradas pela Record mostram que aquilo(júri) era um circo armado onde todos queriam ser a estrela.

Silvana disse...

Caro Altino Machado,
Estive acompanhado o Julgamento de Hildebrando Pascoal, pelo seu Blog e pela ‘GloboNews-online’, acordei hoje e li sobre a sentença de 18 anos.
Hoje também li aqui em Londres, na primeira página dos Jornais a sentença de dois irmãos, que durante mais de 10 anos aterrorisavam mulheres ricas, riquissimas com assalto. Um deles prendia a vítima, a imobilizava enquanto o outro a roubava. Nesse método roubaram perto de 1 Milhão de Libras., contando dinheiro, objetos de valor somado com roubos também em residencias ( de mulheres quando se encontravam sozinhas).
Um dos irmãos recebeu a sentença de 14 anos. O outro- pelas características “violenta , predatória e cruel” com a qual ‘desmontava’ suas vítimas (braço ao redor do pescoço/estrangulamento) recebeu sentença de Prisão Perpétua- aqui é “Prisão por tempo Indeterminado”- de no mínimo 9 anos. O Juiz declarou que ambos deveriam considerar -se “sortudos” pq suas vítimas não foram atacadas sexualmente nem uma delas morreu em consequencia dos ASSALTOS.
Veja bem, me deparo com as notícas daqui e as notícia da sentença de Hildebrando Pascoal e seus “comparsas” nesses crimes horrendos da “moto-serra”, ai no Brasil, no Acre. Alguém vai me dizer, “Nada a comparar”, sim, pode ser. Claro. Tudo é relativo.

Anônimo disse...

Altino,

Foi uma festa da democracia. O Hildebrando teve direito a defesa isso é que importante em um estado de direito, parabéns ao Dr. Sanderson Moura que brilhantemente Defendeu o réu.

Rosa disse...

Caro Altino,
Desculpa está voltando a esse assunto, você pode está até se sentindo um tronco de árvore com tantas moto serras ao seu redor(essa condenação de apenas um é muito estranho), mas permita-me fazer uma indagação, que pode parecer, fora de contexto: porém vem me incomodando muito com essa tortura, digo, esse julgamento do ex-deputado Hidelbrando Pascoal. Por que toda essa polêmica em cima de um Condenado que eliminou da sociedade pessoas envolvidas em assassinato, ou seja, seres nocivos à sociedade (humanamente falando e não politicamente)? No entanto, mulheres, crianças e jovens, melhor dizendo, pessoas inocentes: mãe de família, estudantes, profissionais competentes são diariamente assassinados e muitos dos criminosos passam impune, não é exorbitante a diferença?
Repito, diante de tantos absurdos que ando vivenciando: por exemplo, aqui no Universitário duas mulheres foram covardemente assassinadas, ninguém nem lembra mais: eu só lembro porque vivo constantemente sob chantagem, como já ouvir dizer que eu vou ser a próxima mulher do Universitário a ser morta, também já fui confundida como irmã da Naluh: e disseram-me, por duas vezes, que a Naluh não morreu, mas a “irmãzinha” dela é quem vai...
Enfim, diante deste caos social que deixa muitas mães de famílias, assim como eu, em desespero, por que toda essa polêmica nesse julgamento? Quem poderá me responder?
Quero aproveitar o momento e parabenizar o Dr. Sanderson pela sua sapiência, nós acrianos(as) autênticos nos orgulhamos muito de profissionais acriano competentes como você, parabéns! Siga em Frente e não Olhe mais para trás, que Deus esteja sempre com Todos Nós!

Matthew Meyer disse...

Olá Altino, Como entendo mal o sistema brasileiro de justiça, quando puder escrever um pouco mais seria importante saber alguns detalhes: qual era a pena máxima que podia ser aplicada no caso? Como foi que o Júri chegou à decisão? (Retiraram-se para deliberar? Quanto tempo demoraram?) Como fica agora para o Hildebrando? Esses anos vão ser somados aos que já tem? Existe possibilidade de ele sair de prisão antes de cumprir os 30 anos que parecem ser o máximo possível cumprir no Brasil? Thanks! Matt

Anônimo disse...

A floresta esta em festa... mais um inimigo da PeTralha condenado... assim é o Acre

...vdj... disse...

Os anônimos sempre elogiam os pilantras e depreciam as virtudes - e têm medo de dar a cara a tapa colocando seu nome num comentário.

Uma observação: vou comprar uma motosserra e cortar uma árvore para ver se vou ao trabalho todas as manhãs de heicóptero!

É muita regalia para uma pessoa dessa. Poderiam tê-lo deixado na cela da PF enquanto o julgamento corria - era mais perto e onerava muito menos.

Agora já era... o dinheiro já fom gasto. Quem quis aparecer, conseguiu: o helicóptero.

.
.
.

Anônimo disse...

A condenação era certa. O circo já estava armado antes mesmo do juiz assumir. Mas, fechou-se o circo, e, em nenhum momento, não vi o ministério público mostrar a temida fita de vídeo que mostrava 'baiano' sendo morto. Como foi feito no inicio das acusações contra o ex-cel. Era tudo uma farça desde o inicio.
Condenaram um e soltaram dois. Estranho.
Muito me adimira o sargento Alex falar 'inocencia' em seu pronunciamento. Pergunte na baixada quem foi sargento Alex.

Anônimo disse...

Parabéns ao Sanderson Moura.
É forjado no aço e no fogo. Espelhado em sua ex-tutora (in memoria) soube defender o ex-cel Hildebrando de forma conciente e sobria.
Parabéns ao juiz, que de forma imparcial, soube conduzir o processo de forma imparcial. Atendendo todas areas da sociedade que se interessava em acompanhar o andamento do processo.

Anônimo disse...

Ufaaaaaaaa!
Por fim "accabou" o tema Moto-serra!Altino qual é a boa pra hoje?alguma planta exótica?alguma musica nova?e a cultura no acre tá produzindo bem'? e as comidas tipicas do Acre?A temperatura melhorou por ai,ou segue pelos 48ºc???? Um refresco pra vc e todos que te acompanham,depois de uma semana dando mais ibope ao Coronel!

Grande cobertura vc mostrou aqui no seu blog.

Parabéns,pois assim nos enteramos dos fatos!
Musica é perfume amigo!

Gracias por estar sempre ai!
saludos madrileños

Anônimo disse...

Os alunos de DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE saudam o Jovem e Brilhante ADVOGADO SANDERSON MOURA. Parabéns !
"Direito" é assim que se faz!
Brilhante atuacao!

Anônimo disse...

O bandido foi condenado, agora vamos todos trabalhar e cuidar das nossas obrigações sem querer ser o morcinho da história que já é muito antiga. Ainda tem muito bandido matando por aí.

patrick leon disse...

Altino não sei você sabe,ele foi condenado a 18 anos de prisão e ele já esta preso a 10 anos,então ele ficaria só mais 8 anos,pois ficou preso sem julgamento ou não?

E será que é verdade mesmo que ele tem outras condenações federais,muita gente diz que é história dizer isso.

Ele já esta com 56 anos,se ficar mais 8 terá 64,se o pt sair do governo nesse periodo,ele pode entrar na justiça pedindo aqueles pedidos de compaixão?ele pode alegar velhice ou doença.ou se não o serra(caso ganhe)poderia dar um perdão presidencial para ele?
De qualquer maneira ele não vai ficar muito tempo preso,ele tem muitas chances de recursos.
Será que ele pode entrar no semiaberto?
O Hilderbrando não vai ficar muito tempo preso,porque apesar de tudo que dizem contra ele,ele tem muitos fãs,e muitos fãs importantes.
Estava eu conversando com um intelectual de rb,ele disse que foi tudo armação,pq o hilderbrando seria o próximo governador e disse que cada trestemunha ganhou 10 R$ para acusalo.
Éssa história do Acre será sempre marcada pelos e,t,c e tál,dessa forma as novas gerações nunca saberão as verdades da nossa história.
Abraços a todos

Anônimo disse...

Finalmente terminou o 'julgamento'.
Agora, quero ver em quê ou em quem o MPE irá mirar sua metralhora da 'justiça' em defesa do 'estado de direito'?
Pq matar por matar. Quase que diariamente vemos noticias de presos sendo mortos nas unidades penitenciárias. É unidade de recuperação ou de exterminio? De recuperação não é pq todos os dias vemoz ex-detentos ou em condicional cometendo assaltos. Assaltos com requintes de crueldade é diário. Prende de manhã e a noite o bandido já está solto e planejando o próximo assalto.
E não vejo até agora o MPE solicitar inquerito policial para apurar as mortes ou pedir providencias para amenizar essa onda de violencia.
A sociedade ficaria orgulhosa em ver um procurador desses defendendo, com tanta emoção, como foi feito na frente das cameras, no caso hildebrando, a população acreana.
ESTAMOS EXAUSTOS DE TANTA PROPAGANDA. A VIOLENCIA ESTÁ INSUPORTAVEL. A CULPA NOVAMENTE RECAIU EM SÃO PEDRO NOVAMENTE O NÃO ASFALTAMENTO DA BR 364 (COITADO DO SANTO CATÓLICO).

CIDADÃO DO NORTE

Anônimo disse...

Não gosto nem de imaginar esse sujeito solto.Deus nos livre, a todos sem exceção, de sua vingança.

Anônimo disse...

Grande julgamento! Algumas considerações sobre questões que foram feitas: A Progressão, nesse caso, é 1/6, pq na época a lei assim determinava; A pena será somada ao total das outras condenações, iniciando o cumprimento pela maior; Houve, sim, excesso pelo MP, que gastou todo seu tempo acusando somente Hildebrando. Os outros dois ali de santos não têm nada e mereciam a condenação de igual modo, ou pior (farinha do mesmo saco, como diz Bestene)!; O advogado de Hildebrando cometeu um erro fatal quando elegeu a estratégia de negativa de autoria, preferindo culpar um morto e desqualificar algumas autoridades. Foi arrogância querer fazer o júri engolir isso. Na minha opinião, o réu deveria ter confessado e exposto seus motivos para ter matado o sacana do Baiano. Eu teria feito o mesmo se alguém tivesse matado meu irmão. Podendo, Quem não? Sob essa ótica a ação dele não foi tão incompreensível. No mais, brilhante julgamento. Ótimas atuações de promotores, advogados e do juiz. Quem ganhou foi a sociedade!

Anônimo disse...

Grande julgamento! Algumas considerações sobre questões que foram feitas: A Progressão, nesse caso, é 1/6, pq na época a lei assim determinava; A pena será somada ao total das outras condenações, iniciando o cumprimento pela maior; Houve, sim, excesso pelo MP, que gastou todo seu tempo acusando somente Hildebrando. Os outros dois ali de santos não têm nada e mereciam a condenação de igual modo, ou pior (farinha do mesmo saco, como diz Bestene)!; O advogado de Hildebrando cometeu um erro fatal quando elegeu a estratégia de negativa de autoria, preferindo culpar um morto e desqualificar algumas autoridades. Foi arrogância querer fazer o júri engolir isso. Na minha opinião, o réu deveria ter confessado e exposto seus motivos para ter matado o sacana do Baiano. Eu teria feito o mesmo se alguém tivesse matado meu irmão. Podendo, Quem não? Sob essa ótica a ação dele não foi tão incompreensível. No mais, brilhante julgamento. Ótimas atuações de promotores, advogados e do juiz. Quem ganhou foi a sociedade!