quarta-feira, 12 de agosto de 2009

SAUDADES DA ESTRADA

Walquíria Raizer


é difícil o amanhecer de si mesmo
(o sol não reina sem dor)
então, queima
a todos e a si mesmo

(minha vaidade impede que seja bilhão)
mas queima

é solitário o amanhecer
(não quero)
não quero a utilidade de nada
a afirmação de nada

quero a dúvida
a antitese!
a contradição

descobri que não quero um apartamento
uma casa
(...)
quero só a cozinha
o fogão

e o fogão posso ter bem pequeno
como o meu pai
(...)

meu pai guardava comida em pequenos potes coloridos
numa caixa de madeira em cima dos pneus do caminhão

em cada cidade conhecia tanta gente
uns caminhantes
pagantes
(de promessa)

então meu pai sempre teve ciência que era um homem sozinho
numa estrada

e por mais que eu amanheça
e por cada vez que eu amanheça
mais descubro que tudo o que quero
é ter aquela cozinha móvel de caminhão

quero comprar um bem velho
(...)

mas se levarem, não me importo
caminho
é bonita essa estrada
de quem
(não quer nada)

A poeta Walquíria Raizer enviou o poema na quinta-feira (6), tão logo terminou de escrevê-lo. Ela faz o blog "Um caso poético".

6 comentários:

Unknown disse...

Ah Walkiria, como é doloroso o amanhecer em si mesmo. Tenho essa memória caminhoneira na minha família e eu mesma preparei comida na cozinha que se instala em cima dos pneus de um caminhão quando me lancei numa estrada sem donos, cheia de sonhos, em liberdade temporariamente improvisada. Partilho com você essa saudade da estrada.

Anônimo disse...

"No Palácio do Planalto já é dada como certa a saída de Marina. Lula acha que a ex-ministra deixará mesmo o PT. Não pretende procurá-la, porque acha que pode ouvir um não. Desde que Marina deixou o Ministério do Meio Ambiente, em 13 de maio de 2008, os dois estão cada vez mais distantes. A presença de Marina numa cerimônia no Planalto, no ano passado, chegou a ser constrangedora, visto que ela não sorriu em resposta a nenhuma das brincadeiras feitas por Lula. E, nos últimos meses, a distância só aumentou. Outro grande indicativo da disposição de Marina de mudar de partido está na resposta que deu à ministra da Dilma Rousseff, virtual candidata a presidente pelo PT. No sábado, Dilma fez um apelo para que Marina não saia do partido. “Fiquei sabendo que ela fez um apelo e, ao mesmo tempo, disse que me entende. Afinal, ela saiu do PDT para ir para o PT e sabe como é isso”, respondeu Marina." Que mulher fantástica a Marina Silva. De fato, um admirável ser humano. Raridade pura."

UMA SUGESTÃO DE UM FÃ E AMIGO DA ÉPOCA DO COLÉGIO ACREANO:

DEIXE O FOCO DO BLOG NA DECISÃO DA MARINA EM SE CANDIDATAR.

VAMOS TODOS COM MARINA, QUE TAL O SLOGAN ?

ABRAÇO FRATERNAL.

Anônimo disse...

Altino,

Bem que o Binho poderia ir par o PV, o primeiro governador do PV no Brasil e logo no estado onde Chico Mendes nasceu, vamos lá Binho.

Anônimo disse...

Todo mundo sabe que o Chico Mendes, antes do assassinato, também estava de decisão tomada: o destino era também o PV. Já naquela época havia percebido que o PT não seria responsável por transformação profunda nenhuma, embora utilizasse isso como fachada. No discurso e no imaginário (imagem) que projeta é uma coisa, já as ações caminham no sentido radicalmente oposto. Impressionante essa façanha de parecer uma coisa e ser outra, alguns atribuem à importância e peso que as imagens e as simulações passaram a ter em nossa época, com o predomínio das tecnologias (sobretudo visuais) e do tal do marketing. Acho que temos que fazer com o PT e sua política o que fazemos com essas raspadinhas que existem por aí: raspar com a unha a camada de tinta para ver que, na maioria das vezes, não há nada por baixo (pelo menos nada do que se anunciou).

Anônimo disse...

Lindo!

Thiago Espósito disse...

Saudade de casa.