quarta-feira, 12 de agosto de 2009

POVOS DA FLORESTA

Acre discute clima global "bem antes de a ecologia virar moda", diz governador Binho Marques


Começou nesta quarta-feira, em Rio Branco (AC), o seminário de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) e Povos da Floresta, organizado pelo Fórum Amazônia Sustentável, uma coalizão de 168 entidades civis de todo o Brasil.

Representantes de organizações de seringueiros, indígenas e agricultores familiares do Acre participam do evento que ajudará a capacitar parte das populações tradicionais da Amazônia para o debate internacional sobre REDD.

O mecanismo deverá ser definido este ano na Conferência do Clima em Copenhague (COP 15) e poderá constar como uma das estratégias do novo acordo climático global para ajudar a conter as emissões de gases do efeito estufa.

O governador do Acre Binho Marques (PT) participou da abertura do evento na companhia do prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim (PT) e do ex-governador petista Jorge Viana, que preside o Fórum Empresarial de Desenvolvimento Sustentável do Acre.

Marques se referiu à senadora Marina Silva (PT-AC), que demonstra a disposição de ser candidata à presidência da República pelo PV. Ele disse que se sente orgulhoso porque a ex-ministra do Meio Ambiente carrega todo o legado do líder sindical e ecologista Chico Mendes, assassinado por um complô de fazendeiros em dezembro de 1988.

- Estamos construindo algo no Acre bem antes de a ecologia virar moda. Isso começou em 1976, quando homens, mulheres e crianças realizaram o primeiro “empate”, isto é, a defesa organizada e pacífica da floresta. O que era uma causa de poucos aqui, no Acre, só poderá sobreviver se se tornar uma causa planetária - afirmou o governador.

Leia mais no Blog da Amazônia.

Nenhum comentário: