segunda-feira, 10 de agosto de 2009

MARINA SILVA AOS ALIADOS

"Vocês não precisam me acompanhar. Permaneçam no PT"


Durante as 32 horas que permaneceu em Rio Branco (AC) para ouvir familiares, amigos e aliados políticos a respeito do convite para trocar o PT pelo PV, o comportamento da senadora Marina Silva (PT-AC), ex-ministra do Meio Ambiente, deixou em todos os interlocutores a certeza de que será mesmo candidata a presidente da República.

Foram horas marcadas por ansiedade, choro e ranger de dentes. Em várias ocasiões, a senadora e seus aliados não conseguiram controlar a emoção. Choraram ao relembrar de fatos que foram permeados por apelos para que permaneça no PT.

Evangélica da Assembléia de Deus, ela tem jejuado e pediu a várias pessoas para que dobrem os joelhos em oração para que Deus a ilumine e mostre o melhor caminho.

Durante as conversas, Marina Silva várias vezes se referiu ao PT como "o nosso partido", mas um apelo evidenciou ainda mais a disposição dela de se desfiliar da legenda para estabelecer uma nova fase na sua trajetória política.

- Vocês não precisam me acompanhar. Permaneçam no PT e mantenham a coesão da [coligação] Frente Popular do Acre para que possam ser ampliadas as conquistas até aqui alcançadas nos três mandatos consecutivos de nosso partido. Esse é um projeto político que tem dado certo no Estado - afirmou.

Leia mais no Blog da Amazônia.

11 comentários:

AXL disse...

Esta saída é uma DERROTA.

Guido Cavalcante disse...

Marina tem nas mãos a possibilidade inédita de transforma a questão ambiental em uma nova forma de desenvolvimento que mude o modelo de produção e, consequentemente, de utilização da energia. A primeira consequência dessa mudança - se Marina tiver disposição para levar uma proposta de mudança - será uma mudança qualitativa na educação, porque ciência e tecnologia se tornarão prioridades. É nesse contexto que a formação religiosa de Marina se torna um novo elemento, pois o jejum para o esclarecimento se torna atual, como uma forma de despreendimento heróico que poucos líderes estão dispostos a fazer. Que essa ab enegação de Marina se torne uma nota de novidade e verdade no cenário político lamentável, deprimente, vergonhoso do Brasil sob o sistema que esta ai.

Anônimo disse...

Companheira amiga conterrânea Marina,

Espero que não entres no jogo maquiavélico de Gabeira! A tática dele é dividir o campo aliado e dar vitória a banda de FHC. Existe no fundo um espírito de vingança, algo de jogada política interrompida ou não entendida, uma certa frustração de Gabeira.
Sinceramente, se participas desse jogo político, tu estarás contribuindo para interrupção do plano Brasil Para Todos, do qual fostes co-partícipe. Fiz duas viagens com jornalistas franceses nesses últimos anos e pude ver muitos bons projetos de inclusão social jamais posto em pratica no Brasil. Logicamente Marina, nossa bandeira de luta por um eco-desenvolvimento integrado e sustentável ainda é um desafio. Não conseguimos ter uma adesão total em nosso partido. Mas diga-me, se, com toda nossa militância de mais de 40 anos ( eu sou mais velha que você), com todo o engajamento de movimentos sociais, ongs dentro do PT, sem negar os avanços, restam ainda uma longa caminhada...
Eu te pergunto que nível de representatividade nacional tem o PV e o que ele fez de concreto em prol de nossa bandeira? Apesar de muitas decepções quem fez mais que os governos do PT nesse campo?
Diga-me Marina quem foi o responsável da penetração dos transgênicos no Brasil? Da penetração da soja na Amazônia? Quem legou o Brasil aos interesses transnacionais e multinacionais? Quem privatizou as grandes empresas públicas? Quem criou universidades como se cria supermercados? Quem criou a concepção do Estado mínimo, quem defendia o neoliberalismo que destruiu com nossa economia e deixou nossa Nação endividada? Você vai permitir que os mesmos voltem ao poder? Tua candidatura será uma candidatura de divisão que vai favorecer a vitória do PSDB e seus aliados conservadores.

Marina, se queres ser candidata a Presidência da Republica do Brasil, abre uma clara discussão dentro do PT, sugeres uma primaria dentro do Partido.
Se discordares da candidatura de Dilma, enquanto membro fundador do PT, tu podes contestar, nada é proibido dentro do PT. Tu fazes parte da historia desse partido, eu também participei na fundação sou membro do grupo fundador do PT de Paris. Enfrente minha amiga o debate interno. Vá a luta mulher guerreira!

Como Ministra, senadora tiveste o campo livre para agir, e tu podes continuar a exigir que se aplique em todos os níveis do Estado uma visão holística do desenvolvimento, só assim, pode-se reunir as condições necessárias para a sustentabilidade ecológica, cultural, social, econômica e política do Brasil. Muitos falam de sustentabilidade Marina, porque a temática virou moda, mas poucos governos locais aplicam este principio. Para por este principio em pratica, todos os níveis de governo da republica federativa do Brasil teriam que combinar a democracia representativa com a democracia participativa, sem ambigüidades, pois não existe sustentabilidade sem essa dimensão, a participação dos cidadãos e cidadãs é a base fundamental de qualquer projeto de desenvolvimento sustentável, que eu prefiro dizer desenvolvimento integrado e solidário. O governo federal teria que investir muito mais na capacitação dos funcionários públicos sobre essa nova pratica do desenvolvimento. Urge também maiores investimento na educação de nossas crianças para que desde do primário possam adquirir uma educação ambiental.

Conto com você dentro do PT para que essa concepção integrada do desenvolvimento participe de fato na transformação de nossa realidade. A ecologia então deixara de ser somente um jargão político. E sairá do campo da mística dos ecologistas iluminados para integrar o campo da ação concreta do desenvolvimento territorial integrado e solidário em todos os rincões do nosso Brasil. Daremos exemplos para o mundo de verdadeira sustentabilidade.

Com fraternura cabocla

Marilza de Melo Foucher
Dra. em economia
Especializada em desenvolvimento integrado e solidario
Consultora Internacional
Paris 2009-08-07

Acreucho disse...

Em que planeta mora a Dra. Marilza? O Dr. Lula nunca cederia a uma proposta de Marina para uma discussão interna no partido. Ele nem sabe o que significam a maioria das palavras que a doutora coloca em seu comentário. Ele conhece mais MPs, porquito, churrasco, viagens, eu não sabia, fumo, vamo, fazemo...

Acreucho disse...

Altino, seu blog está cheio de opiniões de "outras pessoas" sobre a possivel ida de Marina para o PV e sua candidatura à presidência. E a tua opinião abalizada sobre o assunto? Estamos curiosos...

Anônimo disse...

Agora ta todo mundo amigo da Marina, simplesmente porque os PTralhas estão com medo de perder essa grandiosa teta, tanto no governo federal quanto no estadual. Senadora Marina, não perca essa oportunidade de continuar com seus ideais e coloca-los em prática de verdade, pois a senhora é a sabedora e sentiu na pele do que os seus "companheiros" são capazes para se manterem no poder.

Anônimo disse...

Tbm achei demagogo e delirante o post de Marilza (além de super pretencioso). Nada q ver com a realidade petista...

Anônimo disse...

O que acho engraçado nesses petistas é o fato de se acharem melhores que os demais. Acharem que a ética deles é superior a de qualquer outro. Quanto mais o tempo passa, mais vejo como meu velho pai (que Deus o tenha) tinha razão: os petistas são aqueles que fazem tudo exatamente como todos os outros fariam (às vezes até pior), mas são sordidamente sínicos ao se autoafirmarem paladinos da boa moral política, sendo mestres na arte do marketing político... as palvras dessa 'doutora' só me fazem ter ainda mais certeza disso....

Anônimo disse...

Ei, rapaz,

O correto é "cínico" e não "sínico".

Observador disse...

Que coisa...! Essa Marilzinha é pau mandado.
Sra. Acreana Marina, a resposta para a sua decisão, está em suas mãos e não nas mãos do pt ou seja lá de quem queira achar.
Numa aldeia existia um sábio Mestre que tinha resposta para tudo. Um dia, dois rapazes, moradores da aldeia, tiveram uma idéia: um deles, levaria um passarinho vivo em uma das mãos e, com as mãos para trás, perguntaria ao sábio se o passarinho que tinha na mãos estava vivo ou morto? Se o Mestre respondesse que ele estava morto, ele abriria as mãos e o passarinho sairia voando; e se ele dissesse que estava vivo, ele apertava o passarinho, o matava e mostrava o pássaro morto, defraudando o sábio de qualquer forma.
Lá chegando fez a pergunta ao sábio: - Mestre, o pássaro que tenho em minhas mãos está vivo ou morto?
Serenamente, o sábio respondeu:
- a resposta está em suas mãos.

Anônimo disse...

Precisamos de utopias, e não de frases de efeito da academia.