quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CURTUME POLUI IGARAPÉ BELO JARDIM

Peixes, arraias e cavalos morrem por causa de água envenanada



Altino
,

A partir de sua informação, constatamos a denúncia recebida por você. Infelizmente, quando chegamos ao local os moradores já haviam "empurrado" os peixes mortos em direção à correnteza, por causa do mau cheiro. Além disso, os urubus fizeram a "festa". A situação é feia mesmo. Um abraço e segue meu relato.

Lenilda Cavalcante




Moradores do bairro Belo Jardim II, na BR-364, a menos de 10 quilômetros do centro de Rio Branco, reclamam de um curtume que vem causando a morte de peixes, arraias e até de cavalos que bebem a água do igarapé Belo Jardim.

Os animais estão morrendo devido um líquido escuro e poluente, de acordo com os produtores rurais do bairro, que vem sendo despejado por uma indústria de beneficiamento de couro existente nas proximidades do igarapé.

Segundo Sebastião Teixeira da Rocha, 62 anos, presidente da Associação de Produtores Rural Novo Progresso, há cerca de seis meses a mortandade de peixes se intensificou.



Rocha disse que já procurou os fiscais do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), mas até agora as providências não foram tomadas e a degradação do igarapé, principal fonte de água da região, continua de forma acentuada, sem que ninguém seja responsabilizado.

A produtora rural Maria as Graças Silva, 49 anos, que reside no local há 17 anos, disse que o igarapé já serviu de sustento para a família dela.



-Durante anos tirei o sustento dos meus filhos aqui desse igarapé, mas hoje isso é impossível. Já perdi as contas de quantos peixes, arraias e jacarés vi boiando mortos nessas águas, mas ninguém toma providência - lamentou.

O presidente da Associação de Produtores Rural Novo Progresso afirmou que a empresa de curtume polui igarapé há cerca de seis anos.

- A gente denuncia, a fiscalização vem aqui, diz que vai resolver o problema, a empresa passa um tempo sem poluir e depois volta tudo de novo. Dessa vez morreram mais de 500 peixes - relatou.

“Bio”, caseiro de uma fazenda da região, contou que nos últimos seis meses seis cavalos e éguas morreram após beber a água do igarapé.

- Esse veneno é muito forte. Pra matar um animal desses deve ser um veneno que mata gente rapidinho também. O patrão mandou fazer uma cerca nova para impedir a passagem dos animais para o igarapé. O prejuízo dele é grande - afirmou o caseiro.



Fotos: Caio Leandro

3 comentários:

Anônimo disse...

Questões básicas:
Nome do preprietário do curtume e número do alvará de funcionamento e licença ambiental para funcionamento do mesmo...

Anônimo disse...

Curtume no Belo Jardim eu só conheço do zezinho do JJ Tintas, acusado de pedofilia e rede de prostituição.
Para lacrar meia dúzia de marceneiros que mal sabem assinar o nome os fiscais do IMAC sabem fazer muito bem, agora, barrar essa degradação ambiental que já vem de longa data, nada acontece.

Hércules

Anônimo disse...

Seguindo a prática florestânica, é só fazer um parque em volta do esgoto que está tudo bem, o povo acha lindo e rende muitos votos.