quinta-feira, 23 de julho de 2009

SINDICALISTA CRIA GADO EM RESEX

Sebastião Santos da Silva, funcionário do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) chefia a Reserva Extrativista Chico Mendes. Ele acusa a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Xapuri, Dercy Teles Cunha, de tentar justificar ocupações e atividades irregulares e de defender a pecuária na reserva por ser ela uma pecuarista.

Leia a reposta de Sebastião Silva contra a nota "Como no tempo da ditadura", em que a sindicalista relata a história do seringueiro Nonato Venâncio Flores, o Caboquinho, que teria sido expulso de sua área por força da fiscalização do ICMBio, com auxílio da Polícia Federal:


"Altino

Antes de divulgar cartas como aquela assinada pela sindicalista Dercy Teles Cunha, você devia checar a fonte e consultar o outro lado.

O Zé Carlos não agiu por conta própria. A própria Polícia Federal não ia se prestar a um papel destes se não houvesse motivo justificado para tal. Se o ato foi cometido é porque havia alguma irregularidade.

Atitudes como estas só servem para incitar a opinião púbica contra as instituições, que não fazem senão zelar pelo bem público.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri nos últimos meses vem tentando justificar ocupações e atividades irregulares na Reserva Extrativista Chico Mendes, defendendo a pecuária na reserva, por ser ela própria uma pecuarista.

O STR de Xapuri, lamentavelmente, pela sua história, não mais representa os interesses dos seringueiros e sim dos predadores da floresta.

Se isto fosse verdade, por que as organizações representativas dos seringueiros e os próprios seringueiros da reserva não se manifestaram?

Isto mostra que se trata de um ato isolado da presidente do STR, na tentativa de prejudicar as atividades em curso na reserva para favorecer ocupações ilegais, como é o presente caso.

A versão apresentada pela mesma não reflete a realidade. Gosto muito do seu trabalho, mas você não pode veicular uma informação como esta sem antes checar os fatos.

Situações como estas podem, ao invés de solucionar conflitos, incitar discórdias ou até coisas mais graves.

Temos realizado nos últimos meses um árduo trabalho para eliminar todas as irregularidades existentes na Reserva Extrativista Chico Mendes, coisa que inclusive você já nos cobrou em seu blog.

Não podemos admitir que atitudes como estas comprometam nosso trabalho e a permitir que a Reserva Extrativista Chico Mendes continue entregue a oportunistas que nada têem a ver com os seringueiros que por ela lutaram.

Estou a sua disposição para prestar todo esclarecimento.

Até lá, seria prudente retirar a nota do blog .

Saudações
Sebastião Santos da Silva"

Caro Tião: Antes de publicar a nota, telefonei várias vezes, mas seu celular permanecia fora de área. Nesta terça-feira consegui falar com o superintendente do Ibama, Anselmo Forneck, que estava no interior de Santa Catarina. Pedi que lesse o relato da Dercy Cunha e se manifestasse ou designasse você para fazê-lo caso achasse necessário. Devo assinalar que a nota é assinada pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Reconheço sua dedicação como funcionário do ICMBio. Como já fiz até com governador, também vou contrariá-lo em relação ao pedido para que seja suprimida a nota assinada pela sindicalista. Bom mesmo é que o debate seja público e possamos conhecer as versões dos fatos. Deveria ter nos informado quantas cabeça de gado a sindicalista possui.

2 comentários:

Anônimo disse...

è lamentável ver alguem que desconhece a historia da reserva emitir opiniões tão absurdas acerca do que acontceu no seringal vai quem querzinho.
Senhor Sebastião, o senhor sabe quem é o caboquinho? O senhor sabe quem é o Sr Ronaldo Oliveira? O Sr sabe quem é o Evaristo? O Sr sabe quem é o Armando? Sabe como o vai quem querzinho surgiu, por que surgiu e o que aconteceu lá dentro?
Essas pessoas construiram um sonho alí, uma sonho do qual a Dercy participou. Assim como a Marlete, a Fátima, a Mary, o Binho, o Manoel Estebio, o Raimundão, o Chico Mendes...
Todas essas pessoas tem compromisso com a Reserva e com os seringueiros. Na verdade ela só existe por consequencia da luta deles. Aquele lugar foi um laboratório de experiencias para o desenvolvimento sustentável. O problema é que pessoas como você nunca deram a minima para o que realmente acontece. Lhe vale mais a pena defender o Brasão do sem emprego.
Tenho certeza que o chico estaria muito descepcionadode ver o instituto que leva seu nome ocupado por oportunistas despreparados como você.

lindomarpadilha.blogspot disse...

Altino,

Cadê o "premiado" Comitê Chico Mendes? Precisamos manter viva a memória de lutas dessa gente guerreira. Em frente, sempre!

Bom trabalho

Lindomar Padilha