quinta-feira, 9 de julho de 2009

FETACRE TENTA TOMAR SINDICATO

De Dercy Cunha Teles, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri:

"Caro Altino Machado,

Mais uma vez, recorro ao seu conceituado blog para denunciar a tentativa de mais um golpe contra o Sindicato dos Trabalhadores Ruarais de Xapuri, ocorrido nesta quarta-feira (8).

Estava em minha colocação, onde predendia trabalhar até a sexta-feira, quando fui acionada pelos diretores que estavam de serviço. Ele relataram que havia dois diretores da Federação dos Trabalhadores Rurais do Acre (Fetacre), de posse de uma ata entidade, onde a mesma, em reunião de sua diretoria no dia 18 de junho deliberou pela intervenção em nosso Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri.

A Fetacre constituiu uma junta diretora para comandar o sindicato por 120 dias, alegando que é obrigação da Federação zelar pela lisura do pleito eleitoral de seus sindicatos. Portanto, a junta assumiria todas atribuições da diretoria, sendo que sua missão principal é a convocação e realização de novas eleições.

Diante do exposto, entendemos que a diretoria da Federação está equivocada com relação ao seu papel. A eleição do Sindicato ocorreu no dia 30 de maio e fomos eleitos. De acordo com o Capitulo XI do Estatuto da Federação, que trata da Comissão Estdual de Ética, o seu Art. 43º nos diz que a referida Comissão tem o dever de investigar e avaliar as denúncias que lhes são encaminhadas.

No inciso a seguir do mesmo Art. diz que:

I - Nas denuncias contra um sindicato ou seus Dirigentes, devem ser apresentada por no mínimo 15%(quinze por cento) de seus filiados que estejam em dia com suas
obrigações sindicais.

No Art. 44º Recebida a Denúncia, a Comissão procederá a investigação da procedência ou não da mesma, elaborando um parecer no qual deverá indicar, se for o caso, a punição a ser aplicada, para posterior deliberação do Conselho Deliberativo da Fetacre. No § 1º desse mesmo Art. diz que a Comissão no exercício de suas atribuições poderá solicitar informações e apresentação de documentos da Fetacre e do Sindicato.

Também no § 3º do mesmo Art. nos diz que cópia do parecer da Comissão de Ética será encaminhada ao dirigente ou entidade que esteja sendo investigado, bem como a data em que o Conselho Deliberativo apreciará a matéria, para que este, possa, querendo, apresentar sua defesa.

Um outro fator que comprova o desconhecimento da Diretoria da Federação, não só de seu próprio estatuto,mas também com relação ao estatuto de nosso sindicato, é que o Art. 61 do Estatuto do STR de Xapuri nos diz : Caso não sejam realizadas as eleições ou em caso de vacância da Diretoria, caberá à Federação dos Trabalhadores na Agrícultura do Estado do Acre a convocação de uma assembléia geral para escolha da Junta Diretora, composta por três membros. O §2º diz que a referida Junta terá um mandato de 6 (seis) meses não de 4 (quatro) conforme consta em ata da Federação.

Então, por todos esses fatores e contradições nos leva a crer que o problema não é de regularização ou de irregularide, pois se tanto os membros da Chapa perdedora, como os Diretores da FETACRE estão preocupados em zelar pela lisura do processo eleitoral, porque não, zelar primeiro pela instituição que dirigem? Pra servir de Exemplo. Não podemos em hipótese alguma ensinar aquilo quenão sabemos fazer?

Nós, diretores eleitos, queremos deixar claro que jamais compactuamos com desonestidade ou irregularidede de qualquer natureza, porém, desde que iniciou-se o processo eleitoral do STR, estamos sendo vitimas de golpes sujos e antidemocráticos, a partir da ação judicial impetrada pelo Candidato da Chapa 01 que garantiu a votação dos inadimplentes, bem como o comportamento irresponsável do presidente da Comissão Eleitoral, que tendenciosa e ocultamente, fechou a redação da ata da eleição, dando um parecer de anulação da eleição, sem que nos dá nenhuma ciência, para que assim pudéssemos apresentar nossa defesa.

Como se não bastasse, nos vem a Fetacre achando que somos otários e não entendemos o que eles pretendem. Querem apurar as supostas irregularidades, então vamos apurar, mas ouvindo os dois lados. Mesmo porque, se houve irregularidades, não somos nós que temos obrigação de responder por elas, e sim os membros da Comissão Eleitoral. Quem viu essas irregularidades? Precisamos saber. Se votou pessoas de forma indevida? A quem cabia o controle da eleição? A nós que fomos eleitos ou a Comissão Eleitoral? Todos esses questionamentos precisam de respostas, e os que forem de nossa responsabilidade estamos prontos para responder, desde que nos dêem oportunidade porque até o momento temos sido julgados a revelia.

Mediante os fatos relatados acima o Sindicato dos Trabalhadores de Xapuri, vem a público, denunciar e repudiar de modo veemente a atitude antidemocrática e ditatorial dos cinco diretores da Fetacre, que assinaram a ata.

Reafirmamos nossa luta por um movimento sindical autentico, sem que interferências tendenciosas tentem desrespeitar a decisão da maioria dos trabalhadores."

7 comentários:

Anônimo disse...

Isso é um verdadeiro absurdo que estão fazendo com essa senhora, querendo tira-la do cargo a qualquer custo, na qual ela foi eleita de maneira lícita, ganhou nas duas urnas tanto na dos adiplentes quanto nas dos inadiplentes, mas eles não aceitam a derrota e ficam fazendo manobras maquiavélicas. Que situação essa que estamos vivendo no Acre hoje, isso é preocupante pois eles não aceitam perder a presidência de um simples sindicato, quanto mais se chegarem a perdaer o governo do estado que não ta difícil de acontecer.

Anônimo disse...

Tá ficando feia a coisa em Altino? Esse governo começa a perder a linha e já não se preocupa mais nem em manter as aparências, como faziam antes desde o início. O que será que ainda vem por aí que não sabiamos???

Anônimo disse...

Altino,

Se o Bocalon ganhar a eleição pra governador vão dizer que foi comprada, dizer que é a volta do esquadrão e coisa tal, isso é coisa do Anibal Monstro Diniz.

Anônimo disse...

Altino,

Essa Senhora não é filiada ao PV ? A pelegada ta calada. Julinho e dote ajudem a companheira.

Anônimo disse...

Altino,

O Julinho é capacho do Tião Celular Viana e o Dote não trabalha está a disposição do Sergio Roberto, como é que vão se manisfetar.

Anônimo disse...

EU conheço a Sra Dercy Teles desde 1996 qdo cheguei aqui em Xapuri, justamente pra trabalhar como extencionista da RESEX-CM, e qro deixar claro que ela é uma pessoa muito responsável e honesta (TODOS DE XAPURI SABEM DISSO0, por isso que estou falando esse comentário em relação a mesma e ao mesmo tempo as pessoas que perderam as eleições pra chapa dela, deviam é olhar pra trás e ver que eles mesmo acabaram com o movimento social, colocando politica partidária dentro das entidades que representa a classe menos favorecida que é a dos trabalhores e trabalhadoras rurais. E outra se os perdedores tiverem um pouco de consciencia eles tem que mesmo é se mancarem, pq foram eles que filiaram (admitiram) certos pecuraista dentro do Sindicato e isso tem como comprovar pq as fichas de admissões estão na sede do STR-X e hoje estão alegando que foi essa Sra (dercy) que fez a admissão deles.

Anônimo disse...

Eu conheço a Sra. Dercy Teles desde 1996 qdo cheguei aqui em Xapuri, justamente pra trabalhar como extencionista da RESEX-CM, e quero deixar claro que ela é uma pessoa muito responsável, sincera e honesta (todos os sindicalista de Xapuri sabem disso), por isso que estou falando esse comentário em relação a mesma e ao mesmo tempo as pessoas que perderam as eleições pra chapa dela, deviam é olhar pra trás e ver que eles mesmo acabaram com o movimento social, colocando política partidária dentro das entidades que representa a classe menos favorecida que é a dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. E outra se os perdedores tiverem um pouco de consciência eles têm que mesmo é se mancarem, porque foram eles que filiaram (admitiram) certos pecuarista dentro do Sindicato e isso tem como comprovar porque as fichas de admissões estão na sede do STR-X e hoje estão alegando que foi essa Sra. (Dercy) que fez a admissão deles. E isso ta deixando a população de Xapuri indignado com as atitudes desse pessoal que já mostraram que não tem compromisso com os menos favorecidos.