sexta-feira, 10 de julho de 2009

ACREANO, SIM

Conforme este blog já havia antecipado há meses, o presidente da Assembléia Legislativa do Acre, Edvaldo Magalhães (PC do B), anunciou que vai baixar resolução determinando que todos os documentos e publicações oficiais da Casa utilizem o gentílico "acreano" e não "acriano", contrariando o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Embora seja do Centro de Tradições Gaúchas, o presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Pedro Ranzi, também decidiu aderir ao movimento em defesa do "acreano". O governador Binho Marques (PT) já havia aderido ao determinar o recuo da Agência de Notícias do Acre no uso do "acriano".

A Assembléia realizou ontem um ato solene para que a Academia Acreana de Letras e a Universidade Federal do Acre fizessem a entrega de um estudo e uma resolução em defesa da preservação do "acreano".

Lamentável que nossos acadêmicos e "imortais" tenham esquecido de tornar público o estudo e a resolução. Devem ter levado manuscritos e alguém ainda está a digitá-los.

Pelo visto, apenas o jornal A Tribuna vai continuar a nos ofender.

11 comentários:

Anônimo disse...

Altino,

Uma sugestão ao futuro vice-governador do Acre e atual presidente da Aleac;

Vamos reunir os empresários náo alinhados com o governo estadual e debatermos a redução da carga triburtária imposta pelo governo estadual (Icms), com toda certeza também estaremos contribundo a diminuição do desemprego no Acre.

Comerciante, devedor de ICMS

Anônimo disse...

Bem se os Paulistas Binho,Anibal Monstro Diniz ,Gilberto Siqueira,Adalho, o Gaucho Tche, Pedro Ranzi se declaram a favor do Acre com "e" e não com "i", quem sou eu, pobre acreano de Tarauacá a discordar. viva o ACRE, com 'E" cheio de violência, desemprego, aborratado de super funcionários públicos.

José Sávio disse...

Shiii!!! Tarauacaense anônimo? Vamos lá rapaz! Não envergonhe o nome de nossa cidade. Eu como tarauacaense, acredito que a maior parte dos nascidos naquela cidade, não compactuamos com subterfúgios para expressar o que pensamos. Nós, os tarauacaenses, gostamos da lisura, da transparência, da coragem, portanto, post (comentários) só assinando.

VÍTOR FARIAS disse...

Enquanto a boa turma defende o ACREANO, os ACRIANOS (é assim que nós falamos e a fala precede a escrita) sofre com onda crescente de violência. Eu pergunto de novo: os nossos funcionários - deputados,vereadores e o governador - não farão nada?

P.S.: O novo acordo ortográfico não prevê a mudança do gentílico. "Acriano" sempre foi a designação daquele que nasce no Acre, de acordo com o Dicionário Aurélio. Esse mesmo livro diz que há a variação "acreano", usada popularmente. O novo acordo apenas trouxe à baila essa discussão.

...vdj... disse...

hebe Camargo, com toda a licença da expressão, "que gracinha" essa preocupação com a ortografia da nossa naturalidade de nascimento! Que coisa fofa! Meu dia nunca mais será o mesmo depois disso! BANDO DE PREGUIÇOSOS, VÃO PROCURAR O QUE FAZER!

Acreucho disse...

Como nunca aderi ao "acriano", para mim nada vai mudar, continuei sempre usando o "acreano", não quero virar "acrIucho". eheheheh

Anônimo disse...

Altino,

O sujeito que não defende as tradições da terra onde nasceu e ainda critica quem as defende, (mesmo não tendo aqui nascido) é um Ingrato, Ignorante, Idiota e Imbecil (com I). Não tenha dúvida de que se trata de um Estúpido da família dos Equídeos (com E). Desculpem-me os equídeos!
Tais ACRIANOS deveriam colocar imediatamente os pés na estrada à procura (fora do Acre) de algum lugar que se chame ÁCRI (com I). E, por favor, não voltem mais aqui (também com I)


Um ACREANO COM "E"

ANCHIETA BATISTA disse...

Altino,

Concordo plenamente com tudo que o "anônimo" falou. Só acho que nesta luta não tem que ter anonimato pois quem está contra realmente não é ACREANO. Falta-lhe o sentimento de acreanidade. Também não concordo que utilize o "E" para falar que o cara é ESTÚPIDO, pois na realidade ele é um "ISTÚPIDO" (com I). Igualmente está errado utilizar o "E" para dizer que o cara é um EQUÍDEO. Os cavalos, os burros, os jumentos etc, não têm nenhuma culpa nisso, e talvez tenham muito mais amor por esta Terra.
Parabéns por levantar esta bandeira!

Um fraterno abraço.

ANCHIETA - ACREANO COM "E"

lingualingua.blogspot.com disse...

Escrevi um texto muito detalhado sobre essa questão. Sobre isso, digo apenas que se aprende a escrever na escola com bons professores de Língua Portuguesa. Não se aprende a escrever em assembleias legislativas. "Acriano" é consequência de uma lei morfológica, ou seja, essa lei pertence à natureza ínterna da língua. "Acreano", que pode ser usado, é explicado por uma interpretação extralinguística, ou seja, fora da lei interna da palavra. O que nos ofende, Altino, é a ignorância sobre a língua-pátria.

Anônimo disse...

Professor Aldo,

Aproveitando a oportunidade, desculpe-me a ignorância, mas...

é "língua-pátria" mesmo que se escreve? Ou é "língua pátria"?

Se estiver correto, posso também escrever solo-pátrio e história-pátria?

Obrigado

Valter

Anônimo disse...

Altino,
Por favor!
Eu estou no contexto dos defensores do gentílico "acreano" e li a declaração do professor Aldo Nascimento em que ele declara que "O que nos ofende, Altino, é a ignorância sobre a língua-pátria". Pedi, então, que ele me tirasse da ignorância quanto ao modo correto de escrever: - se "língua-pátria" ou "língua pátria".
Telefone para ele e peça que nos responda.
Acrescento ainda uma outra curiosidade: o que significa "a lei interna da palavra?" - é a etimologia?
Realmente tenho que voltar a estudar a língua pátria.

Saudações

Valter