sexta-feira, 12 de junho de 2009

VERSÃO DO DERROTADO

De Francisco de Assiz Monteiro, candidato derrotado à presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri:

"Caro Altino,

Através deste, me dirijo a você, para repor a verdade deturpada pela candidata da Chapa II, na eleição que aconteceu no dia 30 de maio de 2009 no STR de Xapuri. Como é do seu conhecimento, este sindicato é o mais importante da luta dos trabalhadores rurais do Acre, não só para aqueles que tombaram, mas também para aqueles que ainda estão vivos na luta, como os companheiros Raimundão, Osmar Facundo, Raimundo Monteiro, Sabá Marinho, Chico Ramalho, Simplício e tantos outros companheiros fundadores deste Sindicato junto com o companheiro Chico Mendes.

Com toda a história do nosso STR, jamais poderíamos concordar com o modo como foi conduzido o processo eleitoral, que se mostrou viciado desde o início. Em primeiro lugar, a candidata da Chapa 2, Dercy Teles, passa uma versão dos fatos como se fosse vítima do processo, o que não é verdade. A verdade é que, já na abertura das urnas, ela, sua advogada e seus assessores exigiram que os companheiros associados fossem segregados em filas de adimplentes e não adimplentes para votarem em urnas separadas, contrariando o que determinou a justiça do trabalho, na Liminar que permitiu a todos os sócios votarem, sem serem discriminados, sob pena de pagamento de multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por cada sócio constrangido, o que já está sendo estudado por muitos companheiros denunciar à justiça tal procedimento. Ainda, como pode ser comprovado pelo nosso primeiro Requerimento em anexo, já denunciávamos pela manhã daquele dia que a atual Diretoria só entregava crachás para aqueles adimplentes, criando notório constrangimento aos companheiros que se deslocaram de suas colocações e pequenas propriedades para votarem. Sem contar que nossa chapa e a Comissão Eleitoral não possuíam uma listagem oficial com o número de aptos a votar, inviabilizando o cálculo de quorum para instalação da Assembléia.

Em segundo lugar, durante toda a manhã e parte da tarde daquele dia, recebemos inúmeras denúncias de que pessoas sem nenhum vinculo com STRX estavam votando e, por este motivo, independente do resultado eleitoral, às 16:45h, entregamos para o Presidente da Comissão Eleitoral nosso segundo Requerimento, denunciando algumas pessoas que do nosso ponto de vista, não se caracterizavam como produtor rural, portanto, viciando ainda mais o processo eleitoral. Hoje, sabemos que o número de filiados de última hora e sem nenhuma relação com o STRX é muito maior, o que pode ensejar uma representação, inclusive por formação de quadrilha contra aqueles que andaram filiando nos bairros de Xapuri, como já temos informações.

Em terceiro lugar, o que alguns noticiaram, como sendo aquele pleito uma disputa entre uma suposta posição independente da Chapa 2, contra a posição da Chapa 1, que seria ligada ao Partido dos Trabalhadores e ao governo, nem de longe reflete o que se passou no pleito e nos dias que o antecederam. Sobre isto, é preciso deixar claro que os candidatos tinham seus partidos, eu sou filiado ao PT e Dercy é filiada ao PV. Ambos tivemos apoio de nossos correligionários locais. A diferença é que eu sou filiado a um partido que acaba de ganhar a eleição municipal de Xapuri, derrotando Marcio Miranda, Manoel do Ibama e João Jorge. Todos estes adversários do PT estiveram bem presentes na eleição apoiando a Chapa 2, fosse através do fazendeiro Marcio Miranda, votando na eleição do sindicato de trabalhadores rurais, através do Professor e Presidente da Associação de Moradores do Bairro Sibéria João Jorge votando e fazendo boca de urna, através da Senhora Maria, esposa do Manoel do Ibama, fazendo boca de urna. Sem contar que no dia anterior ao pleito, muitas pessoas que nunca aparecerem nas nossas lutas, foram para Xapuri dar apóio à Chapa II, como é o caso de dois candidatos derrotados nas últimas eleições em Rio Branco.

Em quarto, sobre os acontecimentos descritos, apontamos dois problemas sérios. O apoio de fazendeiros e pessoas da cidade, dependendo do ponto de vista de quem julga, é legítimo. O problema é que fazendeiros e moradores urbanos foram sindicalizados de última hora pela atual gestão, garantindo um número enorme de eleitores sem nenhum vínculo com a atividade de trabalhador rural, no sentido de pequeno produtor, que é a essência da existência do nosso sindicato. Só o fato de fazendeiros votarem nesta eleição, já é um absurdo sem tamanho. O STRX nasceu exatamente para se contrapor ao acelerado processo expulsão do trabalhador rural de seu ambiente natural na década de 1980, capitaneado pelos pecuaristas de Xapuri. Se hoje existe uma convivência pacífica, ela não significa que estas categorias de trabalhadores sejam as mesmas, os interesses continuam sendo conflitantes e é preciso que as identidades sejam preservadas.

Trabalhadores urbanos votando nas eleições sindicais rurais, inclusive sendo filiados de última hora, descaracteriza a categoria de trabalhadores rurais e indica uma lógica perversa do vale tudo, sem regras estatutárias, sem acordo prévio entre candidatos e, o que é pior, demonstra o quanto a atual direção do STRX perdeu o foco de sua atuação, importando mais ganhar a qualquer preço, do que defender a categoria dos problemas enfrentados, apontando perspectivas de desenvolvimento e sendo um canal de diálogo com os governos para implementar políticas públicas para a categoria.

Altino, tudo isto que foi relatado acima, faz parte de um procedimento jurídico que impetramos na Justiça do Trabalho. Será a Justiça quem decidirá o que fazer, assim como a FETACRE, que é quem estatutariamente intervêm nestes casos. Da nossa parte, fizemos e continuaremos fazendo o que manda a nossa consciência de trabalhador.

Abraços,

Francisco de Assiz Monteiro"

6 comentários:

direitoshumanos.ac@gmail.com disse...

Penso que para si viver nos precisamos da verdade.

1º a conpanheira dercy não tem apoio do governo nem do PT muito menos da FETACRE, esta sozinha nessa luta, no dia dessa eleição não vi nenhum carro do governo ou da prefeitura de xapuri, como tambem de outros orgãos do estado, puxando gente pra dercy e sim pra xapa de assiz. muito menos vi alguns dos secretarios que estavam la falando com ela(tenho todas as fotos)

2º o pessoal que o assiz alega ter votado no precesso não sendo trabalhadores rurais, são pessoas que foram filiadas no sindicato por ele ou na gestão de pessoas ligada chapa do assiz, quando ele era presidente do sindicato e desistiu abandonou o sindicato, a um tempo atrás, eu vi la todas as fichas data e nome das pessoas que o assiz alega.

3º quem pediu e ganhou na justiça o direito dos inadiplentes votar foi o pessoal do assiz apoiado pela FETACRE, e não a dercy, na verdade onde ja si viu inadiplente vota, isso a propria sebastiana presidente da FETECRE disse pra mim;

4º o pai do assiz e apoiador radical da chapa da Dercy, que no dia da vitoria fez um discurso muito bonito emocionando muita gente naquele dia, e porque ele não apoia o proprio filho.

Anônimo disse...

Altino,

Pede para o Sr.Francisco contratar o Advogado do PT o Senhor Odilardo que ele ganha facilmente essa causa e anula as eleições, acho ainda altino que o Odilardo está perdendo, desculpe está deixando de ganhar muito dinheiro advogando aqui no Acre, haja competência irmão, vai pra Brasília ou São Paulo Doutor.

Anônimo disse...

Como redigi bem esse sindicalista, tá no lugar errado ?

Anônimo disse...

Legal, alguém percebeu também. Trabalho a muitos anos na educação e é obvio que este texto foi escrito, e bem escrito, ou melhor: bem inventado, por algum jornalista e/ou assessor de imprensa.

Nossa, como está jogando baixo o PT...

Ricardo Bessa disse...

Quem será que está querendo ganhar a eleição a qualquer preço mesmo?!

Antes da eleição, "cachorros e gatos" podiam votar. Até os inadimplentes a chapa derrotada quis que votassem. Agora que perderam, por uma diferença de apenas 6 votos - mesmo com o apoio de cinco secretários, representando automaticamente a presença do Estado no processo eleitoral, (Dercy diz os nomes deles no site www.oacre.com.br)- a chapa derrotada quer cassar os votos que deram a vitória à Dercy.

A força política desses cinco secretários, que apoiaram a chapa derrotada, nem se compara com a dos “gatos pingados”, que apoiaram a presidente reeleita.

Convenhamos! Esse pessoal quer brincar com a inteligência das pessoas.

jletto disse...

Pelas inforamções que obtive sobre o derrotado, ele não tem apoio nem do próprio pai, inclusive o derrotado, foi um dos secretário da administração do Júlio Barbosa, que diga-se de passagem após oito anos deixou a cidade de Xapuri em situação precária. Soube também que o pai do derrotado conhece bem a companheirada do PT em xapuri, e sabe realmente quem são eles, qualquer dia desses vou até Xapuri conhecer esse senhor pessoalmente, pois dizem que ele não tem medo de falar a verdade.