segunda-feira, 15 de junho de 2009

UMA CIDADE SEM LEI

Semsur joga lixo em Área de Proteção Ambiental






Vida de blogueiro não é fácil. Quase enfartei percorrendo 1,5 Km em “desabalada carreira” com a máquina fotográfica na mão para flagrar uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) da prefeitura de Rio Branco despejando lixo na Área de Proteção Ambiental (APA) Raimundo Irineu Serra, a área mais verde que restou no entorno desta cidade onde a lei não vale para todos.

Os moradores da APA não podem sequer queimar as folhas das árvores sob pena de pesadas multas, mas os homens da Semsur podem despejar por aqui parte do lixo que recolhem na cidade.

- É uma situação inadmissível, pois a APA Irineu Serra foi criada no começo de nossa gestão e temos oferecido condições para que o lixo da comunidade seja retirado sem o uso de fogo no local - afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Arthur César Pinheiro Leite.

A APA Irineu Serra, a primeira do Acre, foi criada pelo prefeito Raimundo Angelim (PT) há quatro anos, em atendimento à reivindicação da comunidade e dos dirigentes de quatro centros da doutrina do Santo Daime.

APA é uma categoria de unidade de conservação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), assim como os parques nacionais, reservas biológicas, reservas extrativistas e outras, porém, detém algumas características.

Os principais objetivos de uma APA são: proteger paisagens e belezas cênicas, rios, nascentes e riachos; incentivar o uso equilibrado dos recursos naturais; estimular o desenvolvimento regional e preservar as espécies animais e vegetais.

O bairro Irineu Serra existe há mais de 50 anos. A imensa área original foi doada pelo ex-governador e ex-senador José Guiomard dos Santos ao mestre Raimundo Irineu Serra, que aqui fundou o Centro de Iluminação Cristã Luz Universal. Foi fracionada ao longo dos anos, mas ainda forma, no ponto mais alto da cidade, uma das mais belas paisagens naturais, a 8 quilômetros do centro.

A Área de Preservação Ambiental Raimundo Irineu Serra (Aparis), com pelo menos 1,2 mil hectares, forma a maior área verde da bacia do igarapé São Francisco, segundo Arthur Leite, secretário municipal de Meio Ambiente.

- Nós vamos identificar a equipe e tomaremos providências - prometeu o secretário municipal de Serviços Urbanos Cezário Braga.

Nenhum projeto de urbanização pode ser implantado numa APA sem prévia autorização de sua unidade administradora. As áreas de florestas existentes podem ser consideradas Zonas de Conservação da Vida Silvestre, nelas não podendo ser realizados desmatamentos e nenhum tipo de exploração ou atividade que implique alteração na fauna ou na flora.

Como pode ser observado nas fotos, nesta manhã os madeireiros fizeram o serviço de terraplanagem na Estrada Irineu Serra para escoar a produção ilegal de madeira, como acontece todos os anos sem qualquer controle dos órgãos de fiscalização.

É fácil compreender porque as autoridades ambientais do Acre são contra o “fogo zero” defendido pelo Ministério Púbico Federal.

4 comentários:

toni disse...

Muito bom saber o que ocorre nesse Brasil afora.
Parabéns

Thiago Martins disse...

Triste, simplesmente triste.

Iberê disse...

Mereciam um processinho.
Manda pro MP, Altino!

Anônimo disse...

Para o MP?!...rsrs...Pode esquecer!