sexta-feira, 19 de junho de 2009

TERRA DO FERIADO

Uma ofensa considerada grave aos acreanos é chamá-los de preguiçosos, mas é fato que o Acre pode ser considerado a terra dos feriados. Vinte e cinco dias do ano são de feriados e pontos facultativos nas repartições públicas.

O Estado é o campeão no país com cinco feriados estaduais: Dia do Evangélico (23 de janeiro), Aniversário do Estado (15 de junho), Revolução Acreana (6 de agosto), Dia da Amazônia (5 de setembro) e Tratado de Petrópolis (17 de novembro).

São tantos os feriados que a Assembléia Legislativa foi unânime em aprovar nesta quinta-feira um projeto de lei, de autoria do deputado Moisés Diniz (PC do B), para organizar o calendário de pontos facultativos e feriados.

O projeto prevê o adiamento para sexta-feira dos feriados que ocorrerem entre segunda-feira e quinta-feira. Ele exclui os feriados quando ocorrerem aos sábados e domingos, além do Dia da Confraternização Universal (1
° de janeiro), Independência (7 de setembro), Natal (25 de dezembro), Aniversário do Estado do Acre (15 de junho) e Revolução Acreana (6 de agosto).

Quando ocorrerem mais de um feriado na mesma semana, o projeto estabelece que os feriados serão comemorados em dias subseqüentes, para que o repouso não seja interrompido.

- Uma seqüência de feriados quebra o ritmo de trabalho do mercado. A área de tijolos, por exemplo, que possui uma linha de produção com procedimentos rigorosos, pode perder o prazo de entrega e prejudicar toda a cadeia do setor da construção - argumenta o deputado Moisés Diniz.

8 comentários:

Anônimo disse...

Se o Acreano nao fosse preguiçoso, porque essa terra tem tao pouca industria? porque depende-se tanto do poder estatal? porque nao se planta verduras no jurua? e acabam com esse discurso do frete? Fico abismado em ver que ninguem nessa terra usa lenha pra cozinha e enconomiza no dinheiro do gás

Anônimo disse...

Se os de putados saissem para trabalhar todos os dias as 6h00min para está no trabalho às 7h00min eu queria ver se algum deles falaria que aqui é a terra do feriado. Não chamemos a MASSA de preguiçosa, se há tantos feriados, o povão é o maior beneficiado, e ele merece, trabalha 5 meses do ano para pagar imposto, para ver o seu dinheiro nas cuecas dos "companheiros", ou saindo pelo ralo nos valerio-dutos da vida.
Eu adotei o Acre, meu colaboradores são acreanos, eu adoro feriado, mesmo tendo imposto para pagar, folha de pagamento para pagar e por aí vai, mas nem por isso eu abro a boca para dizer besteira de chamar esse povo querido de preguiçoso só por causa dos feriados.

Hércules

Unknown disse...

Também, Hercules, tu és um semideus do Olimpo, ou não. Afinal de contas foram doze trabalhos hercúleos.

Unknown disse...

Vá lá M. Anonimo dê o exemplo, plante, colha,ganhe dinheiro e depois curta sua descedência.

Anônimo disse...

Caro Edson, INFELIZMENTE não sou um "semideus" se assim o fosse as primeiras vítimas estariam naqueles dois "putei%$@* chamados câmara e senado federal.
Sou um simples profissional da saúde que aqui chegou e se instalou chegando a trabalhar em três turnos durante quatro anos seguidos, hoje meu ritmo diminuiu um pouco, mesmo assim trabalho em média 12 horas por dia... gosto de conversar com as minha colaboradoras, sei que a vida delas e das pessoas próximas a ela é castigante, sair de casa as 5h30min ainda mais com esse horário (não é o caso delas, claro) mas sei que um feriado ou um final de semana prolongado é um descanço para eles... afinal como falei, a massa merece descançar porque é ela quem paga as propinas desses Brasilzão... queria que os deputados fossem forçados a ter o mesmo ritmo de trabalho da massa, seriam os ultimos a querer mudanças nos feriados.

Hércules

Anônimo disse...

Num país onde dos 12 meses do ano, 4 trabalhamos somente para pagar impostos, quanto mais feriado melhor mesmo.

Ainda mais sabendo que esses 4 meses de impostos sque pagamos servem somente para pagar as mordomias e os altos salários dos políticos e do judiciário.

Anônimo disse...

Boa Dia Altino,

Acabo de lê no UOL que o Artur virgilio está ameaçando retirar seu prjeto que altera o fuso horário da Amazonia, entre os fatos ele precisa ouvir seus eleitores, ou seja, a população do seu estado, outra declaração sensata é a do senador Delcidio do Pt que diz: motivos econômicos existem , mas precisamos ouvir as pessoas.

Anônimo disse...

Altino. Se tomàssemos,o exemplo da Câmara e do Senado,onde o crime compensa,reduziríamos a jornada de trabalho a ZERO.BETO MINEIRO.