quinta-feira, 23 de abril de 2009

CPT REVELA DADOS DA LUTA NO CAMPO

Aumenta o número de mortes por conflitos agrários no Brasil

O número de conflitos e de violência no campo teve uma queda acentuada no Brasil em 2008. Mas há sinais de persistência do aumento da violência no país porque 28 pessoas foram assassinadas no campo. Em 2007, por exemplo, houve uma morte para cada 54 conflitos, enquanto houve uma morte para cada 42 conflitos no ano passado.

Os dados detalhados sobre conflitos e violências no campo brasileiro no ano passado serão divulgados na próxima terça-feira pela CPT em Itaici (SP), durante a 47ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Os dados mostram, ainda, que 72% dos assassinatos em conflitos no campo aconteceram na Amazônia e que mais da metade dos conflitos atingem diretamente as populações tradicionais. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), esse fato evidencia o interesse do capital sobre os territórios ocupados pelas populações tradicionais.

Leia mais no Blog da Amazônia.

Um comentário:

Cláudia disse...

Um bom debate sobre o tema está agendado para a próxima semana na Ufac:

Sessão Temática: "Expropriação e Luta pela Posse e Uso da Terra na Amazônia Rondoniense: a 'batalha' da Fazenda Santa Elina"
Anfiteatro Garibaldi Brasil - Campus Ufac Rio Branco
29 de abril - das 14 às 17 horas

A organização é do Programa de Extensão Linguagens Escritas e Visuais, Identidades, Memória, Patrimônio e Oralidade