quarta-feira, 11 de março de 2009

LULA ANIMA RONDÔNIA

Aproveitando-se da visita que o presidente Lula fará a Porto Velho nesta quinta-feira, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) voltou a defender a construção de um gasoduto ligando a Província Petrolífera de Urucu (AM) a Porto Velho.

De acordo com a Fiero, o empreendimento poderá permitir o escoamento inicial de aproximadamente 5 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, para as cidades de Manaus (AM) e Porto Velho.

O gasoduto de 550 quilômetros se destinaria ao aproveitamento do gás natural no abastecimento de energia elétrica da região. Estão previstos investimentos de R$ 1 bilhão na adaptação das usinas termelétricas existentes e em novas instalações.

Segundo o superintendente da Fiero, Gilberto Batista, a Termonorte, empresa concessionária de energia elétrica de Rondônia, consome aproximadamente 1,5 milhão de litros de óleo diesel por dia.

A viabilidade econômica da construção do gasoduto tem gerado polêmica. A Petrobras alega que o tempo de durabilidade do gás é insuficiente para cobrir os custos do investimento, que demoraria 20 anos para ser pagos, enquanto as reservas de gás estariam estimadas em pouco mais de 20 anos.

Mais no Blog da Amazônia.

Nenhum comentário: