quinta-feira, 5 de março de 2009

DESMATAMENTO E DEGRADAÇÃO


A ONG Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) registrou em janeiro 51 Km² de desmatamento nos estados que formam a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) . O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) da organização constatou uma queda de 38% em relação a janeiro de 2008 quando 82 Km² foram desmatados na região.

O SAD também registra desde setembro do ano passado a degradação florestal oriunda de áreas que sofreram intensa exploração madeireira ou fogo florestal de várias intensidades. Em janeiro foram registrados 86 Km² de florestas degradadas na Amazônia Legal, principalmente no Mato Grosso (85%), Pará (12%) e Tocantins (4%).

O Imazon não dispõe de dados da degradação florestal acumulada na Amazônia Legal ao longo do tempo, mas de florestas que estavam intactas em agosto de 2008 e que sofreram efeito da degradação no mês de setembro de 2008.

O desmatamento acumulado dos seis primeiros meses do calendário atual de desmatamento (de agosto de 2008 a janeiro de 2009) totalizou 687 Km². Houve uma redução de 80% em relação ao desmatamento ocorrido no mesmo período do ano anterior, quando 3,5 mil Km² foram registrados.

De acordo com o Imazon, em janeiro deste ano a maioria do desmatamento ocorreu no Mato Grosso com 43 Km² (85%), seguido por Pará com 4 Km² (7%), Tocantins com 3 Km² (5%), Rondônia com 1 Km² (2%) e Acre com menos de 1 Km² (1%). Não foi detectado desmatamento nos demais estados devido a cobertura de nuvens.

- Os dados de desmatamento de janeiro de 2009 podem estar subestimados, pois nesse mês houve grande cobertura de nuvens na região amazônica, correspondendo a 67% do território total. A região não-mapeada está em grande parte nos Estados do Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia - ressalva o Imazon.

Preocupação

O pesquisador Foster Brown, da Universidade Federal do Acre e do Centro de Pesquisa de Woods Hole, dos Estados Unidos, teme que, por causa da variação na cobertura de nuvens na Amazônia Legal nesta época do ano, as variações de ano a ano possam não representar devidamente a realidade.

- Os trabalhos do Imazon e do Inpe são para alertar onde o desmatamento está acontecendo. Eles não foram desenhados para medir as áreas afetadas de forma acurada. Para produzir estimativas de taxa de desmatamento bem feita não é facil. É necessário sensores com maior resolução do que os usados pelo Inpe e Imazon para os trabalhos mensais - comentou.

Brown considera que seria mais útil publicar os mapas de onde o desmatamento esta acontecendo e mandar equipes de fiscalização para medir as áreas afetadas, pois os programas do Imazon e do Inpe foram concebidos para este fim.

Leia mais no Blog da Amazônia.

2 comentários:

Anônimo disse...

NOTICIAS DO SITE BOL.

E agora Binho e gerente Angelim ? O Acre é o melhor lugar pra se viver no Brasil ?


O número de casos de dengue nas seis primeiras semanas de 2009, comparado com 2008, disparou em seis Estados brasileiros --Minas Gerais, Bahia, Roraima, Acre, Espírito Santo e Amapá. No Acre, número de casos aumentou mais de 2.100%.

. disse...

Se depender dessas quadrilhas verdes, ninguem mais pode produzir no Brasil, vamos viver de que?