terça-feira, 10 de março de 2009

DÁ MEDO

"Do restante do PT quero distância"

O senador Tião Viana tem atraído cada coisa disposta a apoiá-lo numa eventual candidatura ao governo do Acre. Depois do fazendeiro Darly Alves da Silva, mandante do assassinato de Chico Mendes, é a vez do ex-governador Romildo Magalhães, figurinha desbotada da política acreana. Fez a seguinte declaração em entrevista ao site AC 24 horas:

- Nunca gostei e não gosto do PT. Voto apenas no Tião Viana, não me interessa a que partido pertença, porque é um homem de bem, um político que engrandece o Acre no Senado Federal, deu um show quando foi presidente da Casa, e vou votar nele para governador. E anote: vai ganhar de barbada no próximo ano. Me aponte quem é melhor candidato do que ele na oposição? Se tivesse eu votava, mas não tem. A oposição não se preparou para voltar ao poder, não se une, vive em brigas. Para prefeito eu votei no Petecão. Então é falsa a história que sou PT. Pode colocar na sua matéria: não sou PT, sou Tião Viana, a pessoa, o político, a figura honrada, e só. Do restante do PT quero distância.

Clique aqui
e leia a entrevista completa.

19 comentários:

. disse...

Existe aquela historia que os opostos se atraem, mas tambem essas declaraçoes tem um lado positivo, já que as personalidades acima citadas sao consideradas por algumas pessoas como escoria da sociedade (nao me incluo nesse povo cheio de odio), avaliam Tiao como um homem de bem, ele deve se sentir muito lisonjeado

Anônimo disse...

o Romildo é analfabeto como outros que votam cegamente no Tião.

Anônimo disse...

Aqui se faz, aqui se paga; quem diria que pudessemos ver os irmão Vianas sendo aplaudidos,por esse cardume de tubarões chamados Orleir e Romildo. Sabe Altino, acho que estavamos errados, a respeito deles, me arrependo profundamente de não ter votado na chapa Edumundo-romildo e orleir cameli.

Anônimo disse...

É verdade meu senhor, essa história do sertão, padre vieira falou, que o jumento e nosso irmão, irmaõ, irmaõ...... Fica bem essa música de Luiz Gonzaga, para os Irmãos Vianas e Romildo.

Anônimo disse...

Darly, Alves, Orleir Cameli, Romildo Magalhães, são pessoas de bem pora aqueles que que acham que em politica tudo pode. os fins justificam os meios, só não vaçe é perder.

para o povo, essas pessonalidades,foram verdadeiros malfeitores. é ingenuidade ou cinismo achar que na politica os opostos podem se atrair. pelo contrário.

Jesus Cristo, Guevara, Luterking, Gandhi,todos os granes lideres libertários sofreram e pagaram caro pela humanidade. se o Senador Tião Viana reencarnou outro ser superior tudo bem.

Anônimo disse...

Altino,

Quando lembro que esse desqualificado foi governador desse estado e me deixou três meses de salário atrasado me dá nojo em vê sua foto nesse blog; Fico imaginado um palanque com Tião e Jorge, Orleir, Bestene, Cesar Messias, ROMILDO, Narciso Mendes.

Anônimo disse...

senador Tião Viana,

vai com calma que o santo tem os pés de barro.
essa sua ética humanista nos atordoa e atordoados temos que permanecer atentos.

os companneiros Cesar Mesias,Orleir cameli,Bestene,Romildo e Luis carlos Moreira Jorge e Darli é demais. falta quem? na minha lembrança, só o Hildebrando da motoserra.

que é isso companheiro?

Anônimo disse...

EU TAMBEM ESTOU LISONJEADO COM ESSAS SIMPATIAS PELO SENADOR.NÃO ESTÃO ACREDITANDO?????

Anônimo disse...

A PROPOSITO DESSA ONDA TENEBROSA DOS NEOTIÕES, ENTÃO VIAVA JORGE!!! VIVA BINHO!!!! VIVA MARINA!!!!

Anônimo disse...

Estamos acostumados a identificar os maus políticos a um histórico de corrupção, envolvimento com narcotráfico, roubo de recursos públicos etc.; e os bons como os que não roubam, são honestos com dinheiro público e não fazem uma gama de coisinhas malvadas típicas dos maus e cruéis. Trata-se de algo como: os maus têm cara e aspecto de maus e os bons têm cara e aspecto de bons.
O que a gente precisa entender sobre a política do Acre nos últimos anos é que não dá mais para aplicar esse modelo binário de separação. Nem sempre aqueles que se apresentam como bonzinhos e bem intencionados são os que representam os melhores interesses e vice-versa. É a velha questão da essência e da aparência, articulada ao recente prestígio de que passaram a gozar as imagens (numa política predominantemente midiática) e os discursos carismáticos (com aspecto de bonzinhos e bem intencionados, daqueles que emendam o tempo todo um "graças a Deus", um "se nós nos esforçamos e aglutinarmos força" e por aí vai...).
O Acre dos últimos 10 anos nos fornece um dos melhores exemplos desse tipo de política (e de político), onde aparecem na cena pública – fortemente pautada por meios de comunicação CONTROLADOS pelo poder – apenas as ações e práticas apresentadas como boazinhas e as melhores para todos. Nessa linha, são ressaltadas sempre as boas qualidades dos políticos, cujos possíveis defeitos (personalismo, centralização de decisões, autoritarismo, arrogância, perseguição etc.) são tidos quase como um arrojo necessário ao bom administrador, "qualificações" estas que até circulam, porém na forma de murmúrio, de cochichos, em voz baixa.
As decisões e questões polêmicas, controvertidas, que gerariam divisão e rupturas, entretanto, são abafadas, suprimidas do olhar do grande público. Numa cena pública assim configurada, é evidente que o que vai aparecer é somente a ponta (apresentável) do grande iceberg que são as políticas e ações de instituições ou de governos. Não se cultiva, portanto, um ambiente de liberdades e debates em que a complexidade das relações possa emergir. Para se ter uma pequena idéia dessa complexidade, basta atentarmos para as alianças que têm eleito os nossos últimos governos, para o mosaico que compõe essas coalizões, sem falar nos apoios e compromissos ocultos que, se viessem à tona, poriam todo o arranjo em risco. Pensemos na maneira como as velhas elites políticas e econômicas regionais conseguem se manter nas posições de comando ou de forte influência, apesar da alegada “revolução” implementada pelos defensores da florestania.
Bom, isso iria longe. Mas a propósito dessa nova configuração da política e da imagem dos políticos (suscitada pela entrevista do Romildo), lembro-me agora de dois textos que me parecem bastante apropriados a esta discussão: um deles é a velha e conhecida fábula do “lobo em pele de cordeiro”, atribuída ao grego Isopo, cerca de 350 AC, que depois se torna um famoso provérbio popular; o outro é um trecho muito interessante do livro “Seringal”, de Miguel Gerônimo Ferrante, pai da Glória Peres. Trata-se de uma pequena história contada pelo lendário Pe. José a respeito de um tal de Ruivald Lima, indicado para o cargo de subprefeito da Vila Plácido. A meu ver, esse é um texto bastante representativo dos processos que vêm afetando o Acre ultimamente:

“Foi no tempo em que a estrada não havia sido aberta. A viagem à Vila Plácido fazia-se no lombo de burro. Três dias de sofrimentos. Pois bem, um tal de Ruivaldo Lima foi nomeado subprefeito. (...) Recebeu a verba, dinheiro polpudo na época, e se mandou para o Abunã. Chegou lá, espiou a Vila: meia dúzia de barracas em ruína, uns trapos de gente torrada pelo paludismo, esquentando-se ao sol, o carapanã transmitindo febre até em pau de seringueira. Viu aquela miséria toda e achou que não pagava pena gastar o dinheiro. Embolsou... Mas Ruivaldo era um ladrão no início de venturosa carreira. Ainda não estava calejado. Sabem como é, marinheiro de primeira viagem... O hábito vem depois. Pois bem, o homem foi assaltado de receios. Medo de ser descoberto. E para justificar-se teve uma idéia luminosa. Mandou abater um paud’arco e com ele fez um mastro que plantou frente às barracas. No dia 6 de agosto, cercado da caboclada entusiasmada, hasteou a bandeira acreana. Foi um Deus no acuda. A fama dele correu o sertão e chegou a Rio Branco. O fato passado de boca em boca, foi tomando proporções, multiplicou-se, desdobrou-se. O pau de bandeira transmudou-se em realizações sem conta, notáveis empreendimentos. O jornal oficial do governo estampou um artigo exaltando suas qualidades de cidadão e administrador. Era a consagração”.

Eduardo Lima

Anônimo disse...

O PT do Hélio Melo, Matias e Bacural foi pro pau com a entrada dos Vianas, mas não deixa nada à dever ao PT do Lula. Viva os meninos do PT que tomara as rédeas do poder e dos poderosos. Sobrou o esperneio prá quem não concordou. ´Tião vai governar, o Jorge vai parlamentar,só nos resta lamentar..

Anônimo disse...

Antigamente era impossivel agora tudo pode no PT. Lembra do sócio do Fazendeiro João Branco o sr. Joõa Celestino que tinha muitas fazendas e foi inimigo do Chico Mendes, ganhou de presente na bamdeja o restautante ao lado do Paço onde era o anexo.

Anônimo disse...

Com essa capacidade de agradar gregos e troianos, a alternativa é Tião para presidente e fica Binho ou então volta Jorge.

O Acre é muito pequeno para o Tião, com Cesar Mesias orleir e companhia

. disse...

Anomino

ser inimigo de Chico é ser amigo do Acre. o tempo como senhor da razao vai mostrar que o maior inimigo do desenvolvimento do Acre foi esse tal Chico Mendes

Anônimo disse...

Para os que ainda não o leram eu recomendo a leitura e para aqueles que já o leram, a releitura de "A REVOLUÇÃO DOS BICHOS", de George Orwell, escrito em 1944 e publicado no ano seguinte. Retrata numa analogia os descaminhos da revolução russa, simbolizada pela tomada do poder por parte dos animais de uma granja em resposta a opressão imposta pelos humanos. Contudo,(não querendo contar o final do livro) após estabelecido o poder dos bichos na granja, a opressão tornou-se mais intensa ainda. Entretanto, agora era dos bichos que estavam no poder sobre os demais bichos da granja e, pasmem, não é que os bichos do poder agora, além disso, também estavam comungando e fazendo negócios sujos com os homens que eles haviam tirado do poder, bem como com outros homens de outras granjas!

SERÁ QUE ISSO LEMBRA O QUE VEM ACONTECENDO NO BRASIL E, QUIÇÁ(?), NO ACRE?

Assinado: Mais um "cavalo Sansão" (detalhes no livro) como tantos outros espalhados por esse Brasil de "porcos Napoleão"

Anônimo disse...

Pelas declarações do cara que deu um murro no Altino é melhor o Tião desistir da candidatura ao governo. Pelo histórico do Romildo todos os seus candidatos perderam nas ultimas eleições, o mais recente foi o Petecão. A maior estratégia da oposição no Acre é essa: que o candidato ao governo seja o senador Tião Viana. Virão ainda outros elogios. No fundo, no fundo eles sabem que o Jorge é mais forte e pensam que o Tião pode perder as eleições. É mais fácil atacar o Tião pela mudança do horário, que é tida pela maioria da população como um ato de traição aos costumes do povo do Acre, fora a derrota no Senado e coisa e tal. Já o Jorge só conta pontos a favor. O jorge Viana precisa voltar porque ele nos prometeu: "A vida vai melhorar".

Anônimo disse...

De verdade mesmo é a frase : " Todo povo tem o governo que merece", portanto, Romildo, Orleir,os Vianas, são nossos líderes pelo voto sobereno e secreto do povo. Tudo é uma questão de circunstância e conjuminância.Rsrsrsrs

Anônimo disse...

realmente o romildo tem razão o senador tião viana é um politico que nos gostamos. homem de carater,moral , honesto ,bom pai bom filho bom amigo, as qualidades são otimas,temos bons politicos como o binho o jorge a marina , o acre está bem representado com esse pessoal.

Anônimo disse...

O Romildo tem razão, quem está errado são os que não conseguem sentir naúseas com sua declaração de bandido arrependido. o que não tem decencia nem nunca terá.

Bom ficarmos atentos com essa politica de querer agradar Deus e o diabo. isso é deformação de carater.