sexta-feira, 20 de março de 2009

ACRI

Comentário do leitor Walmir Lopes:

"Si insistirim im quirir mi chamar di acriano, daqui pra frinti passarii a iscrivir ixataminti assim, nigando-mi catigoricaminti a grafar i pronunciar a litra qui quirim surrupiar di miu Acri. Ora mirda! Intindiram?"

13 comentários:

Katiana Assunção disse...

Hahahaha! Adorei.

Supimpa Azul disse...

Parabíns Walmir! Ótima idíia! rs

Unknown disse...

Esse AcrIano ta complicado.. Tem tanta coisa para ser feita, e só veem a inventar moda. de ACREANO para ACRIANO! Brincadeira hein!?

Cartunista Braga disse...

Legal, Walmir. Gostei do "ora mirda!" kk

Willyan Sales disse...

intidi!

Grupo de Choro Afuá disse...

A acertiva fonológica da palavra "Acre" é o som final ser pronunciado com i: ['akri], já a influência africana, produzida pelos denominados crioulos da língua seria: ['akiri] - Acre; [ku'lawdiu] - Cláudio. Se fosse para mudar a terminação de "Acre" para "Acri" seria bom, mas teriam que mudar de todas as palavras que terminam com a vogal /e/,já que o som final é sempre /i/ ao invés de /e/. Não quero dizer que o Walmir conseguiu representar fielmente o som, tendo em vista somente acertar aquelas terminadas com a vogal /e/ e não a consoante /r/. O Acordo Ortográfico somente influenciou em 2% a Língua Portuguesa do Brasil. Não é motivo para tanto desespero, pois a maior mudança está na Língua de Portugal.

Jalul disse...

protestopelafaltadeocupaçaodosfilologosedosdesocupadosquenosfizeramengulirnovasregrasortograficasdizendoelesqueosirmaosdelinguaportuguesaficaraoniveladosequeosoceanospormaisprofundoossepararaonaohaveratremasexcetoalgunsnaohaverahifemexcetounspoucosmesmodiantederegraspoucoclarastipoviceprefeitoemboranaocomececomoutravogalmanterseahifenadocoisadegentequedesconhecequealinguaepatrimonioqueseconstroisemquesetransformeaspessoasemgarrafasdecocacoladispostasnasprateleirasdossupermercadosejaquenaoderamchancesadiscussoesmaioresdeveriampelomenosdecretarousodalinguatalqualafaladaeescritanaterramaequalsejaportugalinclusivenotocanteaosignificadodaspalavrasegiriasdestaformadiretoseriadirectobichaseriapaneleiroveadotaosomenteeapenasumanimalsilvestremefizentenderindagosemquesejaprecisoopontodeinterrogaçaopontofinalassinaumaexascreanaqueagoraapossessentaanosdevidavaiterquesetornaracrianasacanagem!useiopontodeexclamaçaopoisquedelenaoabromaopontofinal

walmir.AC.lopes disse...

Tudo bem, tudo bem, Nilton. Agora, me tira uma dúvida: grafaste errado a palavra assertiva ou ela está incluida nos 2% que mudaram?

Grupo de Choro Afuá disse...

Realmente grafei errado a palavra devido constantemente conviver com a palavra "certo", a palavra assertiva deveria também ser mudada, tendo em vista vir de certo.

Grupo de Choro Afuá disse...

Somente um desocupado que não tem o que fazer vai ler esse comentário da Leila.

Jalul disse...

Olá, Nilton, vc é um desocupadão. Vá trabalhar, meu! Você tem que aprender a ler nas linhas e nas entrelinhas. Isso é só um sarro! Quem sabe você escreva direitinho as palavras assertivadas e siga certo pelos caminho incertos!

Grupo de Choro Afuá disse...

Eu só entendo sobre "usina nuclear e bomba atômica", esse negócio de "letras para mim é apenas diversão", mas uma coisa aprendi: a está aberto a mudanças de paradigmas, a sempre está predisposto a adquirir conhecimentos nas letras. Essas coisas miúdas nunca dei importância, tipo, ficar preso a ortografia, grafia de palavras, essas coisinhas. Quem quiser estou disposto a discutir assuntos mais complexo da literatura ou até mesmo linguísticos, mas gramática e ortografia nunca dei importância por compreender ser coisa de gente diminuída querendo crescer estigmatizando ou aniquilando quem erra uma simples palavra, não valorizando que essa pessoa possa dominar outros assuntos mais interessantes e significativos para a vida. Por incrível que seja meu trabalho é ler e explicar o que li. No comentário que fiz apenas quis também tirar um sarro, não percebeu as entrelinhas? Não percebeu as inferências e alusões? Desculpas com relação as implicaturas, na próxima vez vou utilizar dêiticos ou então anáforas, Mais interessante é tirar sarro com silogismos. Todo jogador profissional erra pênalti, todo médico pode um dia errar e matar, todo juiz pode errar na condenação. Ufa!! Ainda bem que errei uma simples palavra. Essas coisinhas... vou te dizer!!

Jalul disse...

Olá Nilton, sarro por sarro, estamos quites. Silogiando e anaforizando por aí, continuamos de bem, tá bem?
Numa coisa estab=mos de pleno acordo: nosso conhecimento extrapola o troca-troca (com hífem) de tapas por conta de uma palavrinha de merda que, escrita com C ou com SS, dá para entender direitim, direitim! Clarim, clarim!
Olhe, também adoro bombas e metafísicas atômicas.
Abraço.