segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL EM BELÉM

A quinze dias da abertura do Fórum Social Mundial (FSM), Belém (PA) se mantém desorganizada para receber os 120 mil participantes esperados pela organização do evento. No mês passado, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), anunciou que até o dia 27 de janeiro, data da abertura do FSM, seriam consolidados investimentos de R$ 128 milhões na construção de terminal hidroviário, terminal de integração de ônibus urbano, duplicação da avenida Perimetral e de construção de um centro de seleção de resíduos recicláveis.

Agora, a governadora se esforça para conseguir melhorar ao menos as condições de tráfego na avenida Perimetral, a principal via de acesso de transporte do local do encontro. O governo estadual já admite que não conseguirá entregar a maioria das obras que foram anunciadas para a área do território do FSM. Elas ficarão mesmo para os próximos anos, sobretudo as que eram previstas para os bairros Terra Firme e Guamá, considerado dois dos mais carentes e populosos da capital paraense.

O poder público paraense tenta minimizar outros graves problemas, como trânsito caótico, falta de segurança, sistema de transporte público deficiente e a insuficiência de leitos na rede hoteleira convencional de Belém, que dispõe de pouco mais de 7 mil vagas e desde junho praticamente não aceita nenhuma reserva por causa do FSM.

A governadora solicitou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, a presença da Força de Segurança Nacional (FSN) para ajudá-la a enfrentar a violência em Belém durante o FSM. O pedido foi atendido e desde ontem homens da FSN começaram a se posicionar em alguns bairros da cidade. Até o final da semana serão mais de 300 militares deslocados de Brasília, que ficarão abrigados no Instituto de Ensino de Segurança Pública, em Marituba, a 168 Km de Belém.

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Altino duas questões precisam se esclarecidas. A primeira é que nem tudo pode ser feito pelo Estado. A prefeitura deveria ser responsável por boa parte das obras, não só por que vai acontecer o FSM aqui em Belém, mas também porque a cidade merece melhorias urbanas, e os bairros citados também precisam de atendimento do poder público. Infelizmente o mandatário da capital paraora tem uma ficha e não um currículo de administrador.
Quanto a segurança! Bom é só ver os índices de trabalho escravo na Amazômia, mas é importante lembrar (sem recorrer ao argumento tosco de herança maldita)que antes do PT no Estado tivemos 12 anos de PSDB que só a História poderá contar o que foram esses tristes 12 anos.

Cláudio

Anônimo disse...

Quero saber se tem alguma caravana partindo da nossa querida Rio Branco, ou do nosso estado. Pois, ainda nao vejo nem rumores de algum onibus saindo daqui, indo pra Belém levar os participantes do estado da FLORESTANIA...
Cadê o governador, ou o Edvaldo Magalhãe, ou o JV, ou o TV... Ou qualquer uma pessoa que possa ceder um onibus, ou um avião (risos), pra levar pelo menos uma remessa de acreanos para trazer novas idéias deste fórum mundial!
Fica o comentário á esperar uma resposta, nem precisa ser sua Altino, pois como bem sei nao é de sua alçada este assunto.
E claro, se está havendo tal correria pra despachar os acreanos pra Belém, me perdoe foi só um comentário!

Ass: Um acadêmico acreano!

Pará Notícias disse...

Caro colega de imprensa, Altino,

Vamos passar a maior vergonha da história com o FSM. Nada de investimentos, nada de transporte, mas o dinheiro vasa pelo ralo. Coisas do PT.

Infelizmente temos o governante que merecemos.

Paulo ZILDEN
Jornalista
www.jornalismopolitico.blogspot.com
www.jornalismopolitico.com

O senhor é meu Pastor e nada me faltará disse...

Meu amigo! se você quer defender alguem, defenda a sua cidade! e não a governadora o prefeito ou qualquer coisa desse tipo. As questões que você se fez esclarecer, não tem fundamentos. A cidade está abamdonada, a violência vive imperando, e nossa cidade não merce isto. E você me vem de embaixador de políticos.