segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

"PAI, VOCÊ FOI ÚNICO"

Elenira Mendes


Pai,

nesta semana estive revendo aquela minha foto e reli no verso dela a mensagem que você escreveu com tanto amor: “Elenira, és a vanguarda da esperança e darás continuidade um dia à luta que teu pai não vencerá”.

Também reli a mensagem que você deixou na agenda, escrita há 20 anos:

“Atenção jovem do futuro,

6 de Setembro do ano de 2120, aniversário ou centenário da Revolução Socialista Mundial, que unificou todos os povos do planeta num só ideal e num só pensamento de unidade socialista que pôs fim a todos os inimigos da nova sociedade. Aqui fica somente a lembrança de um triste passado de dor, sofrimento e morte.

Desculpem…Eu estava sonhando quando escrevi estes acontecimentos; que eu mesmo não verei mas tenho o prazer de ter sonhado.”

Não dá para evitar a emoção todas as vezes que leio as duas mensagens. Admiro até a caligrafia deixada por seu próprio punho.

As suas palavras, que sempre soam tão simples e carregadas de preocupação com a humanidade, me dão a exata medida do quanto você era sonhador. Já sei que a revolução com a qual sonhou começou quando você era ainda criança, nas matas de Xapuri.

Pai, Sandino, minha mãe e eu sabemos que desde muito pequeno você foi um grande trabalhador. Já nos contaram muitas vezes o quanto você era dedicado e organizado em tudo que fazia. Que desde criança já era um seringueiro destemido, assumindo tarefas de verdadeiro homem.

O seu exemplo continua sendo uma luz no nosso caminho, especialmente o seu senso de responsabilidade na defesa das florestas da Amazônia.

Sei que costumava levantar bem cedo, quando ainda estava escuro, para cortar seringa, ou para participar de reuniões pela organização dos seringueiros que queriam a proteção de nossos recursos naturais.

Às vezes fico imaginando o que com você pensava nos momentos de profunda angústia e solidão que enfrentou nesta vida. Você chorou em algum momento? Se chorou, meu pai, saiba que ainda existem homens e mulheres que também sonham com uma revolução que seja capaz de revelar a beleza necessária de um novo homem.

O homem nasce em beleza única e você, pai, foi único. A sua beleza foi única, marcada pela coragem e ousadia de lutar por uma nova sociedade tão almejada. A beleza ainda existe, pai, mas a nova sociedade não sei, sinceramente.

Pai, sei que, se dependesse de você, estaríamos hoje gozando dos benefícios de viver numa sociedade onde cada indivíduo pudesse desenvolver o seu trabalho de acordo com os seus talentos.

Falo de uma sociedade pela qual você lutou, onde os elementos básicos para a sobrevivência, como moradia, saúde, alimentação e educação, fossem garantidos a todos e onde o avanço de cada um representasse o progresso da própria sociedade.

Infelizmente, ainda continuamos apenas sonhando em busca de uma sociedade melhor. Já se passaram 20 anos desde aquela noite, quando o vi pela ultima vez, se debatendo no chão, tentando nos dizer, a mim e minha mãe, algo que nunca saberei exatamente o que era.

Pai, tenha a certeza de que sua luta não foi em vão. Os seus sonhos já não são somente seus. São também meus e de todos os que ainda acreditam nos seus ideais.

Você ainda é a vanguarda da esperança da Amazônia e do nosso amado Acre.

Elenira Mendes é formada em administração e dirige a ONG Intituto Chico Mendes. Lei mais no Blog da Amazônia. A foto de Chico Mendes foi tirada um mês antes do assassinato. É cortesia da fotógrafa Denise Zmekhol.

3 comentários:

morenocris disse...

fiquei um bom tempo olhando este quadrado que me permite falar alguma coisa. 'vendo' sonhos e saudades. amor e carinho. recordações. filha conversando com o pai. pai presente na filha. acima, uma espetacular matéria jornalística. abaixo, o mal. e vamos trilhando este caminho, entre o bem e o mal. justiça e luta. por esperanças. 22 de 20 anos. mais um ano. mais um dezembro. isto é história. parabéns Altino Machado.

beijos.

NATALY MACHADO disse...

ELENIRA MENINA FORTE, TE ADMIRO MUITO ME EMOCIONEI VENDO ESSA MENSAGEM SENTI UM APERTO AQUI NO PEITO... PARABENS VC É DEMAIS... ja ia esquecendo Altino adoro seu blog, sou fanzona mesmo... bjusssssss

Anônimo disse...

Como é bom navegar na internet e ler coisas maravilhosas escrita por você Elenira Mendes, sou um adimirador do seu Pai, ele é ETERNO, suas causas o eternizou, como é bom ser Brasileiro no momento em que temos certeza que Chico Mendes também é. Que Deus abençõe toda a família Mendes, fiquei emocionado ao ler a frase "PAI, TENHA CERTEZA QUE A SUA LUTA NÃO FOI EM VÂO.SEUS SONHO JÁ NÃO SÃO SOMENTES SEUS. SÃO TAMBEM MEUS E DE TODOS QUE AINDA ACREDITAM EM SEUS IDEAIS.
FELIZ NATAL E UM GRANDE ANO DE 2009

JB