terça-feira, 9 de dezembro de 2008

CARTA DO GOVERNADOR

O governador do Acre, Binho Marques (PT), enviou ao jornal Correio Braziliense, em defesa do senador Tião Viana (PT), carta a seguir:

Rio Branco, 9 de dezembro de 2008.


Senhor editor,

Em respeito aos leitores do Correio Braziliense, gostaria de esclarecer que nenhum parlamentar fez uso político de programas oficiais do Governo do Acre, como afirmam matérias publicadas neste jornal, edições dos dias 7 [leia] e 8 [leia] deste mês. É protocolar o convite a parlamentares para inaugurações e eventos, especialmente a deputados e senadores que tenham contribuição direta para a realização em pauta. Com transparência, o Estado reconhece a atitude dos parlamentares que fazem bom uso de suas prerrogativas e destinam emendas orçamentárias para execução de obras ou programas de interesse público.

No caso destacado pelo Correio, uma emenda ao Orçamento Geral da União do ano de 2005, proposta pelo senador Tião Viana, viabilizou a execução de um programa de atenção a portadores de necessidades especiais, incluindo a concessão de próteses e equipamentos para pessoas que, além da necessidade, são de famílias pobres. A execução deste programa tem regras técnicas, administrativas e financeiras bem definidas e em conformidade com a lei.

O senador, portanto, não programou a "distribuição de 1,8 mil cadeiras de rodas, muletas e bengalas" em período pré-eleitoral, como sugere a matéria. Tião Viana é querido no Acre como um médico humanista. Seu esforço para levar atenção aos mais necessitados antecede sua atividade política, que segue marcada por um exemplar exercício de ética, tanto no seu Estado quanto no Senado, o que lhe vale merecido reconhecimento nacional e honra a todos os acreanos.

A história recente do Acre exigiu coragem e dedicação de pessoas como o ex-governador Jorge Viana, a quem a matéria do Correio, lamentavelmente, também se revela ofensiva.

Confiante que a verdade é o compromisso maior do Correio Braziliense, espero que a publicação desta carta possa contribuir para o restabelecimento da integridade dos fatos e da honra do senador Tião Viana e do ex-governador Jorge Viana.

Cordialmente,

Binho Marques
Governador do Estado do Acre

Um comentário:

Anônimo disse...

Coitado do Binho, desde que assumiu o governo vem sendo obrigado a usar a autoridade do governo e o aparato institucional de Estado para tentar limpar as sucessivas sugeiras dos irmãos Viana cada vez que algo vem à tona: foi o aumento acentuado do desmatamento nos governos do Jorge (apesar da cosmética de proteção ambiental), a liberação fraudulenta de autorizações para derrubada e transporte de madeira pelo Secretário de Meio Ambiente de Jorge Viana e agora as jogadas do Tião para parecer bonzinho para a população pobre e deficiente, com o uso das emendas que, diga se de passagem, só atendem a uns parlamentares em detrimento de outros. Ate quando o Binho estará disposto a dissipar os odores malcheirosos exalados pelas operações dos Viana? Visualizam-se pelo menos dois fatores possíveis para intervenções com tanta pronditão do aparato institucional do Estado: ou o governo compactua com todos os procedimentos que só agora vêm à tona, ou a pressão dos Viana sobre o governador vem feito rolo compressor daqueles que achata tudo em seu caminho...