segunda-feira, 24 de novembro de 2008

ONDE GARIMPAR MÚSICA

Lauro Lisboa Garcia, do Estadão, dia desses escreveu belíssima reportagem sobre blogs que disponibilizam CDs e discos raros e são ameaçados de fechar. No final da reportagem, o repórter indicou onde garimpar:

LORONIX: Mais de 2 mil títulos de raridades da bossa nova, samba, choro e outros gêneros de música brasileira em vinil, com textos em inglês sobre os discos, incluindo autores das faixas e ficha técnica.

UM QUE TENHA: MPB em geral (discos raros e lançamentos), compilações exclusivas e alguns títulos de artistas estrangeiros relacionados à música brasileira.

SÓ PEDRADA: Discos raros e lançamentos de hip-hop, soul, funk, bossa nova, samba e jazz, entre outros gêneros de música negra.

SACUNDINBENBLOG: Basicamente álbuns clássicos e compilações exclusivas de pop suingado brasileiro e internacional, com alguns contrastes de rock deprê.

ABRACADABRA: Títulos obscuros e raros, independentes e instrumentais.

LOS QUE NO SE CONSIGUEN: LPs e compactos raríssimos de música engajada e folclórica da América Latina, incluindo títulos brasileiros e europeus.

4 comentários:

Unknown disse...

excelentes fontes de pesquisa, altino! só que do jeito que as coisas vão é preciso correr pra aproveitar, pois, como se diz por aí... nunca na história desse país se tirou tanto conteúdo da internet por conta da vetustisse do direito brasileiro, sob o argumento de proteção de direitos autorais! Eu já to baixando feliz!

Unknown disse...

É uma questão interessante, que merece análise num contexto que envolva o mercado fonográfico e a opinião dos profissionais que criam seus discos. É comum ver artistas dizendo que o 'Download' faz seu trabalho chegar a qualquer canto do mundo. E esses blogs contribuem para que a musicalidade flua.

Eu gosto do 'Um que Tenha'. Conheci muita música por meio dele.

Unknown disse...

Dicas maravilhosas para quem gosta (mesmo) de música. O mais completo é o Um Que Tenha, mas os outros tem preciosidades e até coisas curiosas como um disco com composições do Jaime Alem cantadas pela Nair de Candia, o famoso maestro e arranjador e uma das backings vocals mais conhecidas da Maria Bethânia. Incrível.

blog do tadeu pereira -Na informática, nada se perde, nada se cria. Tudo se copia... e depois se cola."!" disse...

A música deveria constar como uma das maravilhas do mundo..kkkk, e portanto, exaltá-la, seja quem for o compositor ou intérprete sempre tem um lado bom, mas essa de extinguir blog, direitos autorais, etc.., é pura frescura! acorda meu povo, estamos no Brasil! Tadeu.