segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ANIMAIS EM CIRCO

Alice Viveiros de Castro

Prezado Deputado,

sei que o Senhor e os demais membros desta Comissão de Educação e Cultura têm sido bombardeados com pedidos para que se proibam apresentações de animais em circos. Venho lhe solicitar que tenha o bom senso de fazer exatamente o contrário!

Primeiramente gostaria de me apresentar: Sou Alice Viveiros de Castro, atriz, diretora, estudiosa da história do Circo, já tendo publicado dois livros sobre o assunto: "O Circo no Brasil", em que colaborei com o grande escritor Antônio Torres, publicado pela Funarte, e "O Elogio da Bobagem - palhaços no Brasil e no Mundo", patrocinado pela Petrobras.

Nos últimos 25 anos tenho a honra de ter acompanhado o desenvolvimento do circo no Brasil e no mundo. Fui a única brasileira a ser jurada em um Festival Mundial de Circo, o de Wuqiao, na China. Chefiei a Delegação Brasileira presente ao XXI Festival du Cirque de Paris. E visitei a convite o Ringling's Brothers, Barnun and Bailey Circus nos EUA e o Cirque du Soleil no Canadá.

Desde 1997 organizo no Brasil a Seleção de Artistas brasileiros para o Cirque du Soleil. E, em 2007 fui empossada como Conselheira do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura.

Conheço a História das Artes Circenses, conheço a História do Circo no Brasil e no Mundo e, infelizmente tenho acompanhado de perto esta campanha sórdida e preconceituosa que Organizações Privadas em nome de defenderem os "pobres animais" tentam conseguir montar seus parques privados com o investimento alheio.Tiram do circo animais que ali vivem há anos, lá tem seus donos/amigos, muitos lá nasceram, e os levam para seus "santuários ecológicos", grandes parques privados e muito lucrativos.

Pois, Sr. Deputado, é disso que se trata. Há quem queira de graça os animais que custaram muito caro aos donos de circo. Simples assim.

Os artistas circenses, e seus antepassados os saltimbancos, foram os primeiros seres humanos a dominarem a arte de lidar com grandes e estranhos animais. Temos notícias no Egito antigo em que diante do imperador eram apresentados animais exóticos e feras que obedeciam aos comandos dos seus tratadores: leões, panteras, ursos simbolizavam a imensidão do Império.

Em Roma passava-se o mesmo. O Circo Romano não era apenas um local de sacrifícios de gladiadores e cristãos sendo dilacerados por leões, era também o local onde Roma exibia aos cidadãos todo o seu poder apresentando ao povo animais nunca antes vistos.

Assim foi durante milênios. Os primeiros especialistas em animais de grande porte foram os circenses. Os primeiros adestradores de pequenos animais foram circenses. Os primeiros veterinários foram circenses...

As Companhias que rodaram o mundo durante o século XIX eram costumeiramente chamadas "Grande Companhia Zoológica e Acrobática", e no Brasil tomaram o carinhoso nome de "circo de cavalinhos". Assim ainda dizia meu avô, "circo de cavalinhos".

A primeira exibição de feras no Brasil se deu no atual Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, na época Theatro São João, no dia 5 de outubro de 1857, quando Mme Labarrére apresentou sua coleção de leões, tigres e leopardos.

De lá para cá muita coisa mudou. Hoje existem formas modernas de se treinar os animais e muitas delas foram desenvolvidas por circenses. Cito aqui o nome de um artista que deveria ser homenageado neste país que escolheu para viver: Professor Doutor George Laysson, domador e veterinário com Doutorado em Animais de Grande Porte, funcionário do Circo Garcia por muitos anos e professor da Escola Nacional de Circo até ser aposentado compulsoriamente.... Se ele estivesse entre nós explicando como se conquista um elefante, como se seduz um leão e como se pode enganar o público que pensa que os bichos tem mêdo do homem quando ali estão apenas dois artistas trabalhando juntos, entretendo juntos.

Sr. Deputado, queremos regulamentar a situação dos animais nos circos. Não queremos mais viver pressionados por fiscais inescrupulosos, menos ainda por gananciosos donos de parques e coleções particulares.

Peço ao Deputado que reflita. Que nos dê tempo de nos defendermos, de defendermos uma profissão que trás tanta alegria às crianças. Talvez o senhor tenha ido ao circo em criança e tenha, como tantas outras crianças compreendido melhor os bichos vendo-os tão próximos a nós. Há quem diga que para isso existem os zoológicos. Mas quantos zoológicos existem por este país? Os circos viajam. os circos encantam.

E quanto aos animais domésticos...não posso compreender que o adestramento de cavalos seja uma categoria olímpica mas esteja proibido nos circos; que brinquemos em casa de ensinar pequenos truques aos nossos cães mas que profissionais não possam adestrá-los para o divertimento de todos. Enquanto nas nossas roças bois puxam seus carros e aram a terra, lembro aos ilustres deputados que na Índia os elefantes são animais de transporte e trabalho. E Camelos há milênios fazem o mesmo nos desertos. E assim poderia passar horas falando de tantos e tantos animais: cobras, llamas, leões. Cada qual tem suas necessidades e merece um tratamento especial. É isso que queremos: REGULAMENTAÇÃO e não PROIBIÇÃO.

Por fim, me coloco à disposição para colaborar com esta comissão no sentido de defender os animais e seus maiores protetores: os circenses! Saudações acrobáticas

9 comentários:

Mariana Figueiredo disse...

essa é a coisa mais estúpida que eu já li. eu acredito que em alguns circos, hajam bons adestradores de animais, mas duvido que seja assim em todos. ou vcs acham que aqueles truques que os animais aprenderam foram em troca de carinho e comida?! eu duvido muito e creio que nos bastidores do espetáculo hajam muitos maus-tratos contra esses bichos. CHEGA DE EXPLORAR ESSES ANIMAIS!

Silvana disse...

Altino estou aqui colada lendo seu Blog e lí a carta da Sra. Alice Castro.
Estou um pouco perdida. Quem é o Deputado à que ela se refere? Que lei é essa que estão querendo aprovar? Desculpe, eu andei relendo seus artigos- me perdi... fiquei ainda no caso do ator Global, Frota, no Acre. A Sra. A. Castro- segundo seu relato- me parece muito competente para falar dos animais e de Circo, mas estou perdida... desculpe a minha ignirância. SIlvana

ALTINO MACHADO disse...

Silvana, a carta dela fou enviada aos deputados que integram a Comissão de Educação e Cultura. Estuda-se a pedidos para que seja proibida apresentações de animais em circos. Entendeu agora?

Silvana disse...

Obrigada pela resposta. Estou esclarecida.
Você sempre em cima, com a ATUALIDADE. Bravo! Beijos mil, Silvana

Anônimo disse...

Sou contra a utilização de animais em circos. A Sra. Alice tem muita propriedade para defender e defendeu bem o seu posicionamento. Porém, estamos no Brasil, aqui tudo pode, todos fazem o que querem, enquanto tem um circo que treina um animal de forma correta, tem 10 picaretas que utilizam o mau trato para "ensinar" os animais a obedecerem. Se houver a regulamentação, mesmo que com critério claros e bem fundamentados, esses picaretas vão se aproveitar de um fato que acontece em todas as esferas da sociedade: a falta de fiscalização, a falta de rigor no cumprimento da Lei. É assim em todos os setores, existem os empresários sérios que cumprim a Lei e existem muito e muitos picaretas, que utilizam as brechas da Leia para trabalhar. Por isso que no Brasil, eu sou contra a utilização de animais em circo. O poder público não tem competência para fiscalizar a todos e consequentemente havarão muitos animais sendo "trinados" com toda a força da crueldade.

Hércules

Anônimo disse...

Olá, Altino, Alice e todos. Parabéns por entrar com coragem nesse tema polêmico e que tem gerado tantos conflitos. Trabalho no Cirque du Soleil, uma companhia conhecida por não usar animais (entre outras características), mas sou ABSOLUTAMENTE CONTRA a atual campanha que se faz no Brasil contra o uso de animais no circo. Os argumentos usados são, em sua grande maioria, sem embasamento teórico/prático (usam de imagens e informações generalizadoras e, entre elas, forjadas...), também se apresentam preconceituosas e, diferentemente do que pregam, são pouco ligadas ao que é contemporâneo. Visito circos tradicionais pelo mundo e vejo muitos circos que ainda usam animais, animais que são bem tratados, treinados com as condições que o avanço científico permite.SOU A FAVOR de uma LEI que FISCALIZE o relacionamento entre ANIMAIS E HUMANOS, em toda sua variedade, desde Animais que trabalham em circos, ou na polícia, até os animais que vivem nos lares dos brasileiros; dos animais usados em laboratórios aos animais em zoológico e aos animais de rua, e , talvez mais ainda, do cuidado devido aos animais irracionais e racionais, se é que me entendem... que aqueles que desrespeitam a vida sejam punidos, mas que aqueles que conseguem harmonia junto aos animais que criam, que cuidam, que treinam, que exibem ou, inclusive, que comem, possam realizar suas atividades dentro da legalidade e sem perseguições de ordem duvidosa.

Uma vez mais, parabéns.

Diogo disse...

Olá Altino e leitores, sou Diogo Dias, artista independente, palhaço de rua, praças, vielas e favelas. Penso que o brasileiro tem mania de passar adiante sua responsabilidade de cidadão. Penso também que não é democratica a proibição de qualquer profissão regulamentada em lei como a do domador. Existe o problema do estado nao dar conta de fiscalizar todo território nacional! Mas existe também a responsabilidade do cidadão em denunciar qualquer arbitrariedade nao apenas em maus tratos com qualquer ser vivo, como também em outros setores. Cidadania não é defender a proibição de qualquer coisa que a midia venha impor de forma tao arbitraria como ocorreu no fantastico em sua matéria tendenciosa sobre maus tratos em animais no circo seguida de enquete em quase vespera de votação de lei a respeito desse assunto no senado. Isso não pode ser apenas coincidencia! Fica aqui meu protesto! A midia não pode subestimar tando a capacidade de pensar do povo brasileiro sem dar nenhum espaço ao circense para se defender e mostrar seu trabalho!

Unknown disse...

Meu nome Marli Lima, eu gostaria de pedir a essas pessoas que sao a favor de animais em circo, que possam ficar numa jaula o dia inteiro e viajar com o circo nessa condicoes para depois fazer essa abordagem em seu estudo de "campo". Esta provado que a maioria senao todos os circos maltratam os animais, os tratam com crueldade, espancados e quando ficam velhos sao "abandonados" deixando ao encargo dos protetores dos animais o auxilio a essas pobres criaturas.

Unknown disse...

gostaria de fazer mais um comentario se me permitem. Nao se pode misturar politica, democracia e imprensa porque sao coisas "humanas". Esta mais do que provado que donos de circo fogem quando sao denunciados pelo publico. As peticoes tem embasamento sim, a nao ser que a pessoa esteja tao mal informada ou nao quer ver a realidade ou seja funcionario de circos que nao ajudam em nada para aliviar o sofrimento dos animais. Os governos supoem-se ser os tutores dos animais e portanto tem que tomar vergonha na cara e fazer alguma coisa por eles. Parem de mentir para as criancas principalmente. Sou totalmente a favor das leis ja adquiridas por 7 estados brasileiros. Se NAO HOUVER LEIS COMO ESSA, de 100% de proibicao, as coisas NAO funcionam no Brasil na base do meio termo, meio termo eh para politicos, nao funciona para animais.