segunda-feira, 13 de outubro de 2008

MUDANÇA DE FUSO HORÁRIO NA PAUTA

Antonio Alves

Agora que acabou a refrega eleitoral, que tal voltarmos às coisas realmente importantes? Pois bem, vou começar a incomodar os mui dignos parlamentares federais acreanos para que convoquem logo o tal plebiscito sobre a mudança de horário. Acho que já deu pra perceber que o tal horário novo ainda não foi –nem vai ser- aceito por uma boa parte da população que, por acaso, talvez seja a maioria.

Não me importo de decidir o assunto agora no verão sulista, inverno amazônico, quando o sol nasce mais cedo e o novo horário fica quase certo, ao mesmo tempo em que as férias escolares diminuem a revolta das crianças sonolentas e de seus pais. Será fácil lembrar a todos que em fevereiro e março, quando retornarem as aulas, as seis horas da manhã no novo horário voltam a estar mergulhadas na escuridão.

Tem também a tradição, a cultura, a espiritualidade e outros fundamentos mais importantes nessa questão, aquelas coisas que o povo sabe e os políticos ignoram, os capitalistas desprezam e os doutores discordam. Não interessa. Façam, senhores, porque nós queremos e vocês tem que nos atender, mesmo sem nos entender.

Ou teremos que apelar para o Cabide?

(Vou ali na Terra Poyanawa, assistir os jogos indígenas e o encontro de cultura. Quando voltar, se não tiver novidades, vou botar banquinha na Esquina da Alegria e começar a coletar assinaturas.)

O jornalista Antonio Alves é blogueiro bissexto em O Espírito da Coisa.

9 comentários:

Alexandre Lima disse...

Antonio meu caro amigo... Você sabe que sou fã de seus textos, mas, não seja preconceituoso com o Cabide. Lembra o que aconteceu com o vereador do PCdoB?
Sobre o novo horário, o Governo errou em não preparar a população. Eu, você talvez, sabia(mos) do projeto que tramitava no Senado e até me pegou de surpresa aqui em Brasiléia após sua aprovação tão repentina, imagina o povo do Acre? Só acho que agora é tarde.
Abração da fronteira.

Anônimo disse...

Quero lhes dizer que o correto é REFERENDO, pois o plesbicito so ocorre quando a lei ainda nem foi votada e se quer saber a opinião do povo, ja o referendo é quando a lei ja esta aprovada e se quer saber se o povo a qur ou n , eu desejo que fique como está, pois as festas demoram mais a acabar c o dia amanhecendo às seis
jejejejje

TRANSMIX disse...

Acho meio dificil esse referendo vir A EXISTIR, por mim , estou adorando o horário na maneira como está, acho q é tudo intriga da oposição.

Anônimo disse...

A dona loura Transmix deve acordar tarde rsrsrsr

Anônimo disse...

Ahhh, vai trabalhar toim alves, faz nada pow so de 4 em 4 anos que faz umas crônicas que por sinal são bem feitas, tbm se não fossem, só faz isso de 4 em 4 anos....
hehehehehehe

Anônimo disse...

Essa questão do fuso-horário já está mais que decidida. No começo a populaçao sentiu, mas já se passaram quase 4 meses e isso é mais do que suficiente para todo mundo já estar acostumado com o atual horário. Percebemos que é completamente viável convivermos com apenas 1 hora de diferença para Brasília na maior parte do ano. Na verdade, eu já tinha até esquecido que um dia convivemos com o fuso horário antigo, de tão acostumado que estou e os que estão ao meu redor também. É perca de tempo ficar remoendo essa questão.

Anônimo disse...

Prefiro ouvir estórias do fuso da bruxa que enfeitiçou a Bela Adormecida, a bela dormiu muito tempo até que um principe desses que não pode ver ninguém dormindo, lhe tascou um beijo acordativo.Deixem o Toinho dormir princípes!

Mariana Figueiredo disse...

aqueles que ainda fazem alarde por causa do "novo" horário (já tá é velho) são aqueles que procuram desculpa pra puxar um ronco mais longo! ah dá licença, não tem nada de criança sonolenta na escola não! a mudança não foi ontem e o povo tá mais que acostumado. quando morei em brasília, me impressionava com o fato de ainda estar escuro quando minha prima saía para ir à escola. Ora bolas, acreano é tão preguiçoso assim? Eu acho ótimo o dia ainda estar claro quando saio do trabalho. Pra mim o horário está mais que aprovado!

GERA disse...

Vão mexer em outra coisa, deixe o horário novo em paz. O galo esta cantando mais cedo uma hora?
É só acostumar o galo a cantar uma hora mais tarde.