domingo, 19 de outubro de 2008

A HORA CERTA DO ACRE VAI VOLTAR

Seis congressistas acreanos já apoiam referendo

Está na Mesa Diretora da Câmara, o Projeto de Decreto Legislativo de autoria do deputado Flaviano Melo (PMDB), que dispõe sobre a realização de referendo para decidir sobre a alteração do fuso horário no Estado do Acre. Melo obteve 184 assinaturas de apoio à iniciativa, entre as quais dos parlamentares acreanos Fernando Melo (PT), Gladson Cameli (PP), Iderlei Cordeiro (PPS), Perpétua Almeida (PC do B) e Sérgio Petecão (PMN).


O projeto do deputado propõe que o referendo seja realizado concomitantemente com a primeira eleição subseqüente à aprovação do decreto legislativo. O eleitorado será chamado a responder “Sim” ou “Não” à seguinte questão: “Você é a favor da recente alteração do horário legal promovida no seu Estado?”


O projeto prevê uma campanha institucional da Justiça Eleitoral, veiculada nos meios de comunicação de massa, para esclarecer a população a respeito da questão, com espaço idêntico para manifestações favoráveis e contrárias.

Ao argumentar em defesa do projeto, o deputado se equivoca ao afirmar que "a imprensa alardeou incessantemente que a mudança de fuso não foi fruto da vontade da população, mas do empresariado, sobretudo do ramo das telecomunicações". É uma meia verdade. Foram os blogs Ambiente Acreano, O Espírito da Coisa e este que alertaram de modo incessante que a mudança era autoritária e causaria transtornos à população.

O jornal A Gazeta, do qual Flaviano Melo é dono, por exemplo, neste caso sempre se omitiu de tomar posição em defesa da sociedade. Agiu assim para não contrariar o senador Tião Viana (PT), autor da mudança do fuso horário do Acre, cuja influência no governo estadual é sabidamente enorme. Como o governo estadual é quem financia a imprensa acreana, especialmente os quatro jornais diários que circulam em Rio Branco, A Gazeta segue com uma vela acesa a Deus e outra ao diabo.

A mudança do fuso horário no Acre se revelou tão desastrosa que vários parlamentares acreanos agora emergem arrependidos, inclusive Flaviano Melo. A maioria foi signatária (veja) de manifestações de apoio à mudança. Porém, todos eles, sobretudo Tião Viana, devem estar cansados de ouvir constantes reclamações de populares inconformados com a mudança.

O primeiro a sugerir a mudança do fuso horário do Acre foi o blogueiro e deputado estadual Moisés Diniz (PC do B), que jamais foi consultado por Tião Viana quando este decidiu se apossar do destino da hora do Acre e transformá-lo numa bandeira de seu mandato.


Eis a íntegra da justificação apresentada por Flaviano Melo:

"Em abril de 2008, foi convertido em lei, na forma de Substitutivo, Projeto do Senador Tião Viana e apensados que alteraram a hora legal do Estado do Acre e parte dos Estados do Amazonas e do Pará, extinguindo a divisão destes dois Estados em dois fusos distintos e aproximando mais aquele do horário de Brasília.

A justificativa dada, econômica, tecnológica e energética, não foi suficiente para abafar inúmeras críticas e manifestações da população local contrária à mudança, sobretudo porque não foi precedida de debates ou esclarecimentos, e significou grande impacto em lugares situados no meio do fuso.

As zonas horárias ou fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo.

Anteriormente, usava-se o tempo solar aparente, de forma que a hora do dia se diferenciava ligeiramente de uma cidade para outra. Os fusos horários corrigiram em parte o problema ao colocar os relógios de cada região no mesmo tempo solar médio. Os fusos horários geralmente estão centrados nos meridianos das longitudes que são múltiplos de 15°; no entanto, as formas dos fusos horários podem ser bastante irregulares devido às fronteiras nacionais dos vários países ou devido a questões políticas. A lei recentemente aprovada faz com que, por exemplo, às seis horas da manhã em praticamente todos os municípios acreanos ainda esteja completamente escuro.

A imprensa alardeou incessantemente que a mudança de fuso não foi fruto da vontade da população, mas do empresariado, sobretudo do ramo das telecomunicações.

Seja como for, esse era um tema que deveria ter sido discutido com as populações locais antes de aprovado. Não é à toa que a nossa Constituição prevê o
plebiscito/referendo como modo de exercício direto da soberania popular, consulta popular que cabe privativamente ao Congresso Nacional autorizar (CF, art. 49, XV), convocado com anterioridade ao ato legislativo ou administrativo. Cabe ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido. Assim, se não o fizemos antes, devemos submeter ao povo a questão e novamente modificar – ou não – a legislação – mormente tendo em vista que, agora que foi tão facilmente aprovado o primeiro, há vários outros projetos de lei pretendendo aproximar os fusos “comerciais” do horário de Brasília, a exemplo dos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A Constituição brasileira prevê a possibilidade de plebiscitos/referendos tanto no nível local como no nacional. Na esfera local existe uma tradição significativa de consulta aos eleitores a respeito de fusões ou desmembramentos entre municípios. No nível nacional, a Constituição de 1988 ampliou o alcance da chamada "democracia direta", ao dispor (art. 1.º) que "todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição", e tratou explicitamente do plebiscito e do referendo como instrumentos mediante os quais a soberania popular será exercida.

Por todo o exposto, conclamo meus pares à aprovação deste Projeto de Decreto Legislativo com a certeza de que, ao aprová-lo, estaremos propiciando uma oportunidade para que a população diretamente interessada e a classe política como um todo debatam exaustivamente este importante tema e decidam com convicção o que é melhor para o País"

Clique aqui para ler a íntegra da proposição. Ou aqui para ler o relatório de conferência das assinaturas de apoio dos parlamentares.

39 comentários:

Anônimo disse...

O texto já começa errado quando diz que " a hora certa do Acre vai voltar". Não, a hora errada do Acre não irá mais voltar nunca mais. Quem paga pra ver isso? Eu pago pra ver de camarote esses analfabetos da geografia caírem por terra quando a populaçao massivamente comprovar a aceitação do atual fuso horário. Vao se calar para sempre. Ou então, terão que se mandar para países como Peru e Colômbia que ainda vivem no antigo horário acreano.. Hoje acordei tão feliz! Eram 6 da manhã, e o dia já estava claro em Rio Branco, anunciando mais um domingo cheio de nuvens e com chuva. Aliás, a medida que nos aproximamos do verão no hemisfério sul, os dias serão ainda mais longos e vão clarear ainda mais cedo, ou seja, até novembro teremos o dia claro já por volta das 05:45 da manhã. Bom neh? Mas tem gente por aqui por esse blog que quer esconder isso, quer iludir o resto dos acreanos. Mas eu sou acreano e sei que não somos mais ingênuos ao ponto de acreditar em asneiras que alguém totalmente despreparado para defender alguma idéia possa influenciar alguma coisa. Aliás, isso só irá fortalecer ainda mais a aprovaçao do novo fuso horário. Vejo nas ruas as pessoas elogiando agora nossas tardes estarem mais longas, proporcionando as pessoas voltarem para casa ainda com o dia claro. Dá uma sensação muito gostosa, de aproveitar bem o dia, principalmente porque antigamente era irritante acordar as 6 da manhã e ver que já havíamos perdido 1 hora de luz solar porque estávamos dormindo, e essa hora agora ganhamos de volta e num período tão importante do dia, às 18:00 da TARDE. Bom neh? Agora no horário de verão no centro-sul do Brasil, a maioria das cidades terão o dia claro até por volta das 20:00 hs. No Rio Grande do Sul o dia estará claro até próximo das 21:00. No Acre teremos luz solar brilhando até as 19:00, mesmo sem horário de verao, até o mes de janeiro, quando estaremos no auge do verão austral. Bom, é isso aí, que venha o referendo, eu o defendo, embora acredite que será perca de tempo, mas.... para acabar de vez com essa questão que resucitaram das cinzas, então pode vir mesmo!

Anônimo disse...

também sou a favor do novo horário.

Gabi Ramos disse...

Agora sim, eu sou a favor totalmente da democracia, coisa que o Senador Sebastião Viana Macedo das Neves não deu importância nenhuma. Ele errou feio, feio mesmo em não ter consultado a população da mudança. Agora o que lhe resta é ficar "p" da vida e aceitar o referendo, coisa que era para o mesmo ter feito. Eu sou totalmente a favor da mudança, mas não sou a favor de empurrar a garganta a baixo na marra, do povo. Essa questão tem que haver mesmo votação. Volto a repetir, sou a favor, meu voto é sim para mudar o horário, motivo pelo mesmo é que o Estado não fique tão atrás dos outros. É complicado mesmo pra gente que ta aqui no Sul entrar em contato com as Empresas daí. Mas se é pra beneficiar a população, que seja feita a vontade da mesma. E vai ser muito bom esse referendo, pra mostrar de vez se essa confusão é coisa de meia dúzia ou se é a vontade geral.
Gabi Ramos - Acreana, morando em
Cascavel - Pr

Demien disse...

É isto mesmo Jordan!

Também sou favoravel ao novo horario e duvido muito que o antigo volte.

TRANSMIX disse...

Discordo plenamente, acho que a população ja acostumou com o horário da forma como está, o senador deveria ter feito um plesbicito pra saber a opinião do povo antes da lei ser aprovada, pois o referendo de agora, apenas vai ratificar a permanencia dp horario atual

Altemar disse...

Imaginemos um país onde eu assistiria o Sr. Brasil http://www.tvcultura.com.br/srbrasil/home.asp tomando café da manhã e um blogueiro ON LINE também o estivesse, postando diretamente do Barradão em Salvador (Vitória X Fluminense, ihhhh 2 a 2). Pois bem esse país existe, e eles nunca morreram por causa disso.
http://www.worldtimezone.com/time-russia2.htm

Boa tarde, ou boa noite, sei lá, Tião, me ajude!

Anônimo disse...

O mais legal são as noitadas que ficaram mais longas pow!

Tçao legal chegar em casa 6 da manhã e ainda estar escuro!

:D

Acreucho disse...

O Blog do Acreucho apoia a volta do antigo fuso horário...

Anônimo disse...

Creio que todos aqueles que de fato acorda as 6 horas, todos os dias, votará a favor da volta do antigo fuso horário, principalmente quem tem filhos que estudam pela manha. É triste acordar a mininada ainda quando esta escuro. Isto ocorre pelo menos durante oito meses do ano. Espero que essa história de plebiscito aconteça rápido.

Anônimo disse...

Quer dizer que o "Dotô" Jordan está chamando a maioria dos acreanos de analfabetos geográficos? Só pode ser!

E ainda diz que acordou tão feliz hoje...ai, ai que lindo, tão sensível o rapaz...!

Vejam que ele afirma: "Peru e Colômbia que ainda vivem no antigo horário acreano..."

Como se esses países tivessem que adotar outro fuso para melhorar ou continuar vivos...

Alguém diga a esse 'dotozinho em geografia' que Peru e Colombia têm o horário que tem por uma questão geográfica.

Simples assim: quanto mais a oeste de Greenwich, mais a hora diminiu.

Ou mudaram por decreto essas convenções internacionais?

Jordan, se algum dia você estudou geografia, só passou porque era um colão de primeira. Qual técnica que tu usava: escrevia na mão, na parede, na carteira, escondia caderninhos na meia...he, he, he...

Se eu fosse tão alienado em geografia como você não teria coragem de entrar nesta discussão.
Te aconselho a ler um pouco mais sobre geografia, fusos horários, conceitos, etc...

Que tal uma visita à biblioteca da UFAC?

Anônimo disse...

Enfim um resquício de democracia neste estado. Não há dúvida de que o nosso horário, surrupiado à força, voltará ao normal. Podem vir todos os assessores, agregados e peduricalhos do Tião virem espernear aqui, não vai ter jeito que dê jeito.

Evandro Ferreira disse...

Aos que estão atordoados com a mudança autoritária do fuso horário acreano e acreditam que 'as massas' estão apoiando a mudança:

- Por ocasião do referendo, a campanha dos que são a favor vai ser, do começo ao fim, na defensiva. E ai é difícil mudar a opinião pública. O inve$timento na campanha do sim vai ter que ser grande. Será que vão ter bol$so para garantir a vitória? Duvido. Não existem cargos em disputa!

- Muitos que gostam do novo fuso afirmam que agora podem esticar a noitada, podem aproveitar o fim de tarde para o happy hour, malhar, caminhar etc. Não se iludam: esses são minoria. Quem vai decidir são os trabalhadores humildes, aqueles que são obrigados a acordar de madrugada, e que até hoje estão com raiva do que foram obrigados a passar com a mudança do horário, sem que fossem consultados para tal.

Se vocês - turma que apóia o novo fuso - acham que a população vai votar massivamente a favor, é bom pensar duas vezes.

Querem um bom exemplo?

- O Angelim com todo o bom trabalho que fez e com toda a aprovação popular que tinha, quase que foi para o segundo turno. Poucas pessoas tinham imagem negativa dele, poucos sofreram experiências negativas em razão de seus atos...

Agora imaginem essa questão do fuso horário, onde existem milhares de pessoas que foram afetadas negativamente pela medida. Que sofreram na pele. Acrescentem a isso o autoritarismo da mesma...

Que venha o referendo! Estou 100% a favor do Acre autêntico, original e democrático.

Anônimo disse...

Que o antigo horario não volte nunca!

walmir.AC.lopes disse...

O novo horário é indiferente para algumas plantas, insetos e animais de hábitos noturnos, naturalmente adaptados, cuja fisiologia tem a noite, desatrelada de relógios, como o trecho do tempo ideal pra suas atividades, tipo damas-da-noite, mariposas, veados e seus predadores.
Mas os trabalhadores e estudantes, em especial os mais humildes, aos quais já era imposto madrugar no horário antigo em função das longas distâncias a percorrer a pé e de canoa, lógico que são contra! Enfim, o referendo determinará a vontade da maioria.

Anônimo disse...

Ao Anônimo das 18:55, que é tão covarde que nem se identifica, embora eu desconfie de quem seja:

Muito obrigado pelo convite à biblioteca da Ufac. Durante 4 anos estive presente por lá, muitos inclusive me conhecem. Convidaria vc que nao tem a capacidade nem de se identificar, a ir comigo lá na biblioteca da Ufac ler alguns livros de geografia, topas? Posso te dar uma aula de fusos horários.

Mais uma observaçao: Quando disse analfabetos em geografia, não me referi aos acreanos, como vc quis distorcer para aparecer "menos feio" na foto, quis me referir a tu mesmo, ok?

Engraçado que sempre querem colocar as pessoas carentes para defender a antigo horário. Acho que não cola muito isso, melhor procurar outro argumento mais plausível. A última eleiçao para prefeito também é algo que não tem nada haver com essa história de fuso. Acho que vcs devem estar pensando que eu estou ganhando alguma coisa do Tião Viana ou do PT para defender tão firme o atual fuso. Que tolice...... Nem no PT eu votei nessas eleições. Quero deixar bem claro aqui, que eu quero q o PT, o Senador se danem. Eu apóio o atual fuso horário e não eles. Se foi alguém do PT que tomou frente nessa mudança, ótimo. É a obrigação de quem está no poder zelar pelo bem-estar do seu povo. Eu não estou aqui pra puxar saco de ninguém. Espero que tenha sido BEM CLARO com essas palavras, assim como o dia que estará amanhã, às 06 horas da manhã aqui em Rio Branco. Quem realmente acordar cedo para levar suas crianças para o colégio, que agora só começa as aulas as 07:30, verá.

Gostaria de fazer um convite a todos os acreanos que estão lendo esse blog, que amanhã acordem as 06:00 horas da manhã, e postem aqui se o dia estava escuro. Esse é único argumento que os que são contra o atual fuso tem. Isso porque o lance de que fuso horário é cultura ou identidade, é história realmente pra boi dormir.

Que venha o referendo!!!!

Anônimo disse...

Altino, olha só q absurdo, cara:

"Um estado que não tem oposição jamais será um estado sério, com perspectiva de futuro. O Acre, principalmente Rio Branco, está tomado por um processo de massificação ideológica intensa, e o cheiro de bosta que o Marcos Frota sentiu quando chegou aqui com seu circo eu já sinto há anos."

E tem outras coisas, veja lá:

http://www.cleomiltonfilho.blogspot.com/

Seu leitor,

Moacyr Borges - professor da rede estadual.

Anônimo disse...

Jordan,

É passageiro esse amanhecer as 6. Ou você esqueceu que em junho o dia amanhecia quase as 6:30?

Quanto a aula começar as 7:30. Qual a vantagem?

Os politicos locais se 'abaixaram' aos interesses comerciais. Preferiram mudar os habitos dos acreanos para atender os caprichos deles. Covardes. Eles e você.


abaixo o novo fuso!

Anônimo disse...

Quer dizer que esse Jordan frequentou a UFAC e não aprendeu sobre fuso horário? E ainda se 'acha' o dotô no assunto!

Pelo visto foram quatro anos de muita cola.

Fábio Lima disse...

você Jordan é um aluninho tipico de Geografia, totalmente bitolado, se achando o dono da verdade, se formou não sei como(se é que realmente é formado), defende o novo fuso porque com certeza não precisa levar um filho para escola de manhã cedo, ou estar no trabalho às 7:00 da manhã.Nos poupe de seus comentários cheio de sarcasmo geografico, leia mais, se informe mais, para questões como essa devemos ouvir a população, não uma minoria que se diz acadêmica-não-sei-do-quê e vaga com seu minimo conhecimento baseado em um cursinho como o seu.(se é que você realmente se formou em algo, rsrs)

Srtª. Jocília Oliveira disse...

Graças a Deus que agora o dia está amanhecendo mais cedo, mas quantas vezes, depois deste novo horário entrar em vigor, acordei 6 horas da manhã e tudo estava escuro, e tinha que ir trabalhar como se fosse de dia e o céu me dizendo o ao contrário. Respeito as pessoas que gostam deste novo horário, todos eles possuem argumentos válidos, embora a forma como o novo horário foi imposto tenha sido de forma anti-democrática. Além da maioria das pessoas não terem sido consultadas, foi feita toda uma campanha no estilo "lavagem-cerebral" para as pessoas aceitarem sem questionar, em vez de terem sido perguntadas se era conveniente pra elas ou não essa nova medida. E que o resultado desse que a população era a favor, mas pelo menos teriam sido consultadas sobre uma medida que afeta a vida DELAS diretamente, e 365 DIAS NO ANO.
Bom, se não ficou claro, eu sou a favor do antigo horário e só o fato das escolas terem mudado seus horários, mostra que este novo horário não foi tão bom, se tiveram que fazer uma série de adaptações para podermos lidar com ele. Acredito que argumentar em favor de suas opiniões é um direito de todos, agora, xingar as pessoas por não concordarem com as suas opiniões é um comportamento triste de se observar, já que aprendemos na escola que somos seres humanos dotados de inteligência e que somos racionais.

Anônimo disse...

Ô jordan, tu eh meio burrinho ne, agora ta amanhecendo mais cedo, mas quero ver tu dizer de 5 da manhã tem sol quando entrarmos no inverno... ;)

Anônimo disse...

será que o Jordan não se orienta e nem se atualiza, acha que se formar em um cursinho fraco como esse lhe dá o direito de ir de encontro a vontade da população, ninguem sabe melhor das necessidades do povo do que o próprio povo.
vê se volta a estudar, faz um curso melhor...
ah jornalismo é uma boa área já que você gosta de se expressar bastante...
rs

Anônimo disse...

Agente acabou de sair do inverno, a menos de 1 mes. Agora estamos na primavera. Em dezembro será verão, ou o Acre está no hemisfério norte?

Demien disse...

O Jordan, tem ideias bem fundamentas e defende-as com bastante propiedade e conteudo. Em contrapartida há um anonimo ensandecido aí... que pretende falar em nome do povo, como se "o povo" tivesse dado direito a ele para tal coisa. No restante são só patacoadas a esmos sem qualquer teor argumentativo.

perdeu "prayboy"!

Mariana Figueiredo disse...

sempre tem que ter uns MANÉS desocupado! porque é assim que caracterizo as pessoas que encabeçam este referendo. Nunca vi tamanha frescura! Eu simplesmente acho ótimo chegar do trabalho e ainda estar claro. ô coisa boa! Que o antigo e errado horário não volte NUNCA!

Anônimo disse...

Como é que é?
Vamos ter que esperar ainda dois anos para poder votar esse referendo?
Já não suprto mais um dia.

Anônimo disse...

É impossível manter diálogo nesse blog. Se eu não defender o lado de seus autores, serei pré-julgado e condenado. As pessoas aqui são tão mas tão covardes que sequer se identificam quando vão se pronunciar, diferentemente de mim. Partem para agressões pessoais, fogem da questão central. Eu não tenho que provar para ninguém onde e o que estudei que horas acordo, onde trabalho, pois tenho minha consciência tranquila quanto a isso. Aliás, acho feio muitas pessoas que se dizem jornalistas por aí que sequer possuem o diploma de nível superior nessa área. Eu ainda não concluí meu curso de jornalismo, mas já aprendi algumas coisas que no jornalismo acreano as pessoas ainda não sabem ( acho que devido a falta de formaçao superior de muitos profissionais): Temos que usar a imparcialidade sobre os assuntos. No Acre isso isso não existem, por isso o nosso jornalismo é o que é. Mas o assunto aqui tratado não é esse. Estamos falando de fuso horário. Estou encerrando por aqui minha participação nesse blog que perdeu a credibilidade que possuía. Podem continuar me agredindo e fugindo da discussão central. Vocês perderam uma boa oportunidade de discutir mais sobre o assunto, afinal em democracia todos tem a oportunidade de expor suas idéias. Jogaram solenemente no lixo, como já foi dito aqui, todas as informaçoes expostas por mim que ajudariam bastante a populaçao para esclarecimentos. Mas ainda bem que os acreanos, após a mudança aceitaram o novo horário e agora o antigo não voltará nunca mais. O referendo irá somente ratificar a atual lei.

ALTINO MACHADO disse...

Calma, Jordan. Você ainda nem viu cu da "cutia" assobiar ao meio-dia e já vai partir de maneira tão dramática! Faça isso não, moço. Não é fácil suportar tanta intolerância? Aproveita que está sendo formado pela Ufac e logo terá um diploma de jornalista (coisa chic, né?) e faz um blog que não seja tão medíocre como o meu. Talvez assim você possa entender o que é ter que engolir pessoas e peçonhas. Quem não pratica se intrubica. Quando quiser, envia seu artigo. Parcial aqui é apenas o dono do blog. Como o blog é meu, conduzo ele para onde bem entender. O espaço está aberto para você exercer sua imparcialidade, caso queira. Inté!

Anônimo disse...

Vocês não acham que a mensagem de despedida do Jordan tem um quê de Marcio Batista:

- Vocês não sabem o que perdem quando eu deixo de participar do debate sobre fuso horário. Ficam dando valor a opiniõezinhas de pessoas inferiores, sem 'estudo'.

Vamos sentir mesmo muita falta dele e de toda a sua arrogância e inteligência. Não vamos pessoâ!

Anônimo disse...

vcs nao sabem? ou nao perceberma? Jordan é um jovem sensível e delicado. só isso.

Anônimo disse...

Nossa, sou um assíduo leitor deste blog, assim como boa parte da população viciada em internet... mas confesso q meus olhos não acreditaram nas palavras e a agressões aqui postadas. Caro Altino,por favor, não permita que a baixaria chegue ao um dos raríssimos veículos de comunicação ainda livre desta agonizante situação em que se coloca a impressa acreana... q as pessoas saibam defender suas opiniões com o mínimo de respeito, e não da forma como foi posta aqui, ainda mais nas palavras de pesquisadores da universidade que tinham todo o meu respeito (Prof. Evandro e Prof. Foster) este último q foi muito bem recebido pela universidade e que não tinha o direito de dirigir palavras tão grosseiras aos alunos da Geografia que assim como os alunos de outros cursos de certa forma tb adimiram oq ele faz em nome da ciência, mesmo ele estando tão longe de sua terra natal ! Minha gente, dialoguem, defendam suas opiniões, mas antes de tudo: SE RESPEITEM e respeitem aqueles que aqui vem para se informar.

ALTINO MACHADO disse...

Thiago, aquele não é Foster Brown. Quanto às baixarias, é o preço que se paga ao se conceder mais liberdade aos comentaristas. Quando fecho a caixa de comentários, todos reclamam. E já fiz isso várias vezes.

Anônimo disse...

Caro Altino, desconsidere o meu último comentário, achei q o primeiro não tivesse sido postado !
Obrigado !
Ou se achar melhor, delete o primeiro e deixe este último!
Saudações!

Anônimo disse...

Esclarecido do equívoco por mim cometido, retiro o comentário feito ao, então, Prof. Foster!

Unknown disse...

É a primeira vez que me manifesto num blog - geralmente exigem cadastro prévio, o que não tenho - e, a despeito da acidez das discussões, penso igualmente ao blogueiro: é o preço da democracia. Não que seja correto enveredar-se publicamente pela linha de agressões mútuas, mas vale mais apostar na reflexão e mudança de atuação daqueles que escrevem, que se sujeitar ao corte abrupto das declarações por parte do moderador, logicamente guardados os limites do bom-senso. É como o atual Ministro da Justiça - sobre liberdade de imprensa - uma vez destacou: "a imprensa não tem que ser responsável, A IMPRENSA TEM QUE SER LIVRE". O Poder Judiciário (no caso, o Moderador), segundo aquela Autoridade, é que seria o fiel da balança entre o direito de informação e o da privacidade, moralidade etc. Pois bem, sobre o atual fuso-horário penso que a nova lei tem um claro vício de iniciativa. Não um vício formal, tanto que jamais fora discutida sua constitucionalidade, mas um vício social, já que não seria absurdo imaginar que a mudança de fuso-horário tivesse clara, automática e profunda repercussão no cotidiano de todos os Acreanos, tanto que mesmo com meses de plena vigência a lei ainda é objeto de acalorados debates. Ora, é não é de fácil percepção que mudança tão drástica deveria ser analisada previamente pela população acreana? E como destinatários da referida lei não tínhamos o direito de nos informar, debater, refletir e tudo mais necessário para dar ou não o crivo sobre tal mudança? Concordo igualmente com uma manifestação outrora vista nesta mesma página: TODOS OS ARGUMENTOS - PRÓS E CONTRAS - SÃO VÁLIDOS e daí a importância do tema e daí a importância da discussão prévia, já que a mudança de fuso verdadeiramente envolve questões comerciais, geográficas, culturais, fisiológicas e tudo mais argumentado contra ou a favor da lei. Neste eixo, penso sim que o "modus operandi" de tal mudança legislativa não fora legítimo. Particularmente, vejo que grande parte da população não se sente legitimada com tal mudança, até porque fora feita à sua revelia. Do contrário pareceu sentiu-se ordenada, tangida a mudar radicalmente de hábitos, sem qualquer permissivo prévio. Sendo assim, não podemos jamais desmerecer a consulta popular, já que um dos Postulados de nosso ordenamento jurídico é que TODO PODER EMANA DO POVO E AO POVO É DIRIGIDO. Pois que venha o referendo, precedido de ampla discussão - mesmo que ácidas - e que o povo acreano tenha o discernimento necessário para tomar as rédeas de seu destino.

Fábio Lima disse...

Desculpe Altino machado, se meu comentário em relação ao "Dr.Jordan"(dono da verdade absoluta)deixou seu ótimo blog com cara de programa do ratinho.Não era e nunca será essa a minha intenção, pelo contrário gosto de ouvir opiniões, de compartilhar experiências, principalmente com pessoas que atuam na área da comunicação. As opiniões do PHD em geografia Jordan(e futuro jornalista, tsc)estão fundamentadas somente em seu ponto de vista, bastante radical, em se tratando de uma pessoa bastante "esclarecida" sobre esse tipo de assunto. Desse modo podemos convidá-lo a fundamentar com argumentos bem mais válidos, deixando o fanatismo político de lado, e procurando ouvir as opiniões ao seu redor, para posteriormente filtrar todas as informações obtidas e tirar assim conclusões mais sensatas sobre o assunto em questão(na minha opinião já meio ultrapassado)temos que analisar essas situações que irão refletir diretamente na vida dos menos favorecidos como colaboradores, sugerindo soluções e não continuando a buscar culpados, independente do vínculo político que tenhamos. Deixemos de fora as opiniões egoístas e pessoais e vamos começar a pensar mais no sentido coletivo que nossa comunicação pode alcançar.

Unknown disse...

Sou a favor do horário como está. Quanto à imprensa ser livre é verdade, mas não o jornalista (alguns vendem sua pena, sem pena, verdadeiros escravos)se estou errado me corrija. Respeito e admiro o Toinho e o Altino, no entanto mexer de novo no horário será desnecessário, deixa como está. Dia desses fui pescar e o gado desceu para o açude somente às 13:00 horas, o novo horário não influenciou em nada.

Cartunista Braga disse...

Esse negócio de tempo, clima e horário, aqui no blog, tá parecendo bate-boca entre Friale e Callori

Marmelzinha disse...

Como muitos já argumentaram no decorrer dessa discussão, o novo horário imposto "goela a baixo" no povo acreano trouxe beneficios aos políticos da ponte aérea Rio BrancoxBrasilia, já que duas horas de diferença mais 3 de vôo complica bastante...para os trabalhadores e estudantes que são obrigados a acordar cedo, ficou horrível. Minha mãe, por exemplo, tinha que entrar no serviço as 05 da manhã...e já era escuro,,,e agora teoricamente ela entra as 04. Agora pergunto: quem garante a segurança de minha mãe chegar ao trabalho todas as madrugadas? E nesses dias de inverno que se aproximam, como acordar mais cedo e se preparar para sair debaixo de chuva e muitas vezes na lama, caso de muita gente que não tem carro???
eu não sou PMBD, nunca votei em Flaviano, mas, se ele conseguir essa façanha, serei sua fiel militante. E, acredito, muita gente, mas muita mesma, vai mudar seus conceitos com relação ao PMDB. É...o senador Tião Viana, julgando estar fazendo um grande projeto, para atender interesses próprios e de uma minoria, acabou por dar um tiro no próprio pé!!!