domingo, 21 de setembro de 2008

PF DEPORTA BOLIVIANOS NA FRONTEIRA


Três bolivianos foram detidos pela Polícia Federal nas últimas 24 horas em Brasiléia (AC) e deportados para Cobija, capital do departamento boliviano de Pando. A deportação foi motivada por documentação irregular e interesse de segurança nacional.

O primeiro detido foi Weimar Becerra Ferreira (foto), 47, que é amigo do presidente Evo Morales e membro da Assembléia Constituinte como representante de Pando. Ele é uma das principais lideranças do movimento dos camponeses da Amazônia boliviana.

Descendente de brasileiros, o constituinte foi detido no centro de Brasiléia sob a acusação de estar espionando os compatriotas que buscaram refúgio em território brasileiro após o massacre do dia 11 de setembro, quando pelo menos 17 pessoas morreram supostamente a mando do governador de Pando, Leopoldo Fernández, que está preso em La Paz.

Weimar comparecera na quinta-feira ao consulado boliviano em Brasiléia para obter do cônsul José Luis Mendes Chaurara um salvo conduto para que um compatriota sobrevivente do massacre pudesse retornar ao seu país através do território brasileiro.

- O Brasil está protegendo assassinos bolivianos que participaram do massacre - disse o constituinte boliviano ao ser detido para prestar depoimento pelos agentes da Polícia Federal.

Leia mais no Blog da Amazônia.

Nenhum comentário: