segunda-feira, 1 de setembro de 2008

MANEJO DE FAUNA SILVESTRE

Começa hoje, em Rio Branco, o VIII Congresso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre na Amazônia e América Latina, que terá como tema principal o Manejo e Monitoramento de Fauna Silvestre em Florestas Tropicais, com participantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, França, Itália, México, Peru, Reino Unido, Estados Unidos, Venezuela e Trinidad e Tobago.

O evento, realizado de dois em dois anos desde 1992, tem percorrido vários países da América Latina (Peru, Bolívia, Paraguai, Colômbia) e pela terceira vez vem ao Brasil. O Acre foi escolhido por causa da existência de um contexto político favorável à utilização racional dos recursos da floresta, que ainda busca alternativas ao consumo de animais silvestres com fins de subsistência, tão comuns na região, bem como a existência da caça ilegal, um problema crescente em toda região tropical.

Até a sexta-feira serão realizadas quatro palestras, oito mesas redondas (dois pesquisadores nacionais e dois internacionais) e 12 mini-cursos. Entre os pesquisadores de renome internacional estão Carlos Peres, Richard Bodmer e José Manuel Vieira Fragoso.

Peres publicou mais de 60 documentos sobre ecologia e conservação das florestas neotropicais. Em 1995 ele recebeu "o Prêmio Liderança Conservação da Biodiversidade", e em 2000 foi eleito um "Líder Ambientalista para o Novo Milénio" pela revista Time. Atualmente, é docente na Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e divide o seu tempo entre Norwich e pesquisas de campo na Amazônia brasileira.

Bodmer é membro do Durrell Institute of Conservation and Ecology - Departmento of Anthropologia da Universidade de Kent, na Inglaterra. É PHD pela Universidade Cambridge pesquisando as interações animal-planta amazônicos. Tem pós-doutorado no Museu Goeldi, com pesquisas sobre o uso sustentável de recursos naturais. Atualmente desenvolve pesquisas focadas na biologia da conservação e uso sustentável da fauna silvestre na Amazônia. Sua áreas de interesse também incluem diversidade de mamíferos tropicais, ecologia de mamíferos da Amazônia e sustentabilidade de caça nos trópicos.

Fragoso é PhD pela Universidade da Florida no Programa de Estudos em Conservação Tropical. Atualmente é Professor da Universidade do Hawaii. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada.

A Bolívia e o Peru possuem bastante experiência em manejo comunitário da fauna silvestre e o evento poderá servir para oportunidade de intercâmbio e para que o Acre possa consolidar sua estratégia. Os organizadores esperam que as informações geradas fortaleçam as discussões que tratam dos critérios de sustentabilidade do manejo florestal no Estado.

No Acre existem poucos estudos de fauna silvestre, embora o Estado seja reconhecido por sua elevada biodiversidade. Espera-se incentivar a vinda de profissionais e estudantes de outras regiões, cujos estudos contribuam para o desenvolvimento do Estado de forma sustentável.

Data: 1 a 5 de setembro

Local: FIRB/FAAO

Previsão de congressistas: 600 a 800 pessoas

Um comentário:

Unknown disse...

Um grande privilégio para o Acre sediar esse evento. Sou acreano, estudo biologia na USP e fico muito orgulhoso de acontecer um evento desse porte em Rio branco, ja era hora, pois acho utópico tratar do meio ambiente amazônico somente fora da amazônia. Estão de parabéns todos que fizeram ocorrer no Acre.