segunda-feira, 18 de agosto de 2008

LEIA A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO

Análise da Participação da Sociedade Civil em
Espaços de Políticas Públicas do Estado do Acre


A entrevista com o agrônomo Luis Meneses sobre o "desmanche social" que a esquerda do Acre promove (leia no Blog da Amazônia) para manter poder segue tendo impacto dentro e fora do Estado.


Existe muita gente interessada em conhecer a análise sobre participação da sociedade e da governança de espaços de definição de políticas públicas do Acre, financiada pela Rede Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), com apoio da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e o WWF-Brasil.

São dois documentos. Para baixar o primeiro, clique em "Análise da Participacao da Sociedade Civil em Espacos de Politicas Publicas do Estado do Acre". O segundo é um resumo. Para baixá-lo, clique aqui. Quem preferir, tem a opção de clicar aqui para baixar os dois arquivos zipados.

Destaque a seguir para o comentário enviado ao blog por Marcelo Arguelles (UICN), Alberto (Dande) Tavares (WWF-Brasil) e Joci Aguiar (GTA/Regional Acre). Eles não escondem suas preocupações e um certo medo, pois jamais pretendi que meu ponto de vista seja o das organizações para as quais trabalham. Leiam:

"Caro Altino, prezamos seu blog como um importante espaço de debate, porém gostaríamos de deixar claro que suas avaliações políticas feitas a partir de um estudo técnico encomendado pela UICN, WWF-Brasil e GTA, não representam o nosso posicionamento institucional e nem o objetivo para o qual o estudo foi elaborado.

Qualquer um que ler o trabalho vai notar seu caráter técnico e propositivo, que reflete a intenção das instituições em contribuir para o debate e aprimoramento das políticas e da governança sócio-ambiental no Estado do Acre.

É bom enfatizar que o estudo é uma análise da participação da sociedade civil nestes espaços e traz em si um forte componente de auto-crítica por parte destas organizações.

Respeitamos sua leitura política, assim como respeitamos todos os posicionamentos políticos. Porém para ser justo com os leitores e permitir que cada um possa fazer a sua avaliação e construir um posicionamento a cerca do mesmo, recomendamos a todos que leiam ao menos seu resumo e a entrevista do consultor responsável na íntegra.

Por fim, observamos que há um forte movimento por parte do Governo em pensar a reestruturação da gestão sócio-ambiental no Estado. Este momento é extremamente rico e pode gerar as condições necessárias para que governo e sociedade construam novas formas de participação.

Marcelo Arguelles - UICN
Alberto (Dande) Tavares - WWF-Brasil
Joci Aguiar - GTA/Regional Acre"

Nenhum comentário: