segunda-feira, 25 de agosto de 2008

EVANDRO FERREIRA

Botânico encontra no Acre formação vegetal ainda desconhecida pela ciência e afirma que florestas do leste do Estado estão classificadas de forma equivocada no Zoneamento Ecológico-Econômico


Com certa freqüencia a ciência dá provas de que conhece pouco a Amazônia. Na semana passada, após 15 dias de trabalho numa Avaliação Ecológica Rápida (AER), no Parque Estadual Chandless, no Acre, o botânico Evandro Ferreira emergiu com duas importantes contribuições para o conhecimento e proteção das florestas da região.

A primeira delas é uma constatação: as florestas do leste do Acre estão classificadas de forma equivocada no ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico) do Estado. Parte delas se comportam como florestas sub-caducifólicas, ou seja, onde grande número de árvores perdem completamente as folhas no período mais seco do ano.

A segunda é quase um enigma: a AER no Chandless, coordenada pela Fundação SOS Amazônia, para fornecer informações para a elaboração do plano de manejo do parque, que está sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Acre, revelou uma formação vegetal ainda desconhecida para a ciência.

Vistas do alto, as clareiras que surgem no leste do Acre, na fronteira com o Peru, mais parecem áreas de florestas que sofreram queimadas. Estão situadas numa das regiões mais remotas da Amazônia. Ao investigá-las, os pesquisadores descobriram que não foram abertas pelo homem, embora os poucos moradores que existem na região denominem as áreas como “queimadas”.

- A maior “queimada” já identificada tem mais de 5 hectares. Apesar de relativamente pequenas, o aceso às mesmas é muito difícil. Na borda ocorre uma vegetação arbustiva densa, com muitos cipós e seu interior só é acessível com barco, pois não se sabe a profundidade da lâmina de água no local. Não sabemos que tipo de animais e plantas existe nestas formações, nem sabemos as razões delas terem aparecido. Vale comentar, ainda, que provavelmente todas as "queimadas" são incluídas nas estatísticas de desmatamento do Inpe. É óbvio que isso é um equívoco - relata Evandro Ferreira em entrevista exclusiva ao Blog da Amazônia.

Acreano, nascido em Rio Branco, pesquisador do Inpa e do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre, Evandro Ferreira tem mestrado em Botânica no Lehman College, e Ph.D. em Botânica Sistemática pela City University of New York & The New York Botanical Garden (NYBG).

Ele conduz o conceituado blog Ambiente Acreano, onde aborda ciência, tecnologia, política e meio ambiente.

Leia entrevista no Blog da Amazônia.


Um comentário:

Cruzeirense disse...

Descobriram foi? Então agora é o fim. Olhe lá se não entrar na lista de extinção em um ano.