terça-feira, 1 de julho de 2008

HPTV - O HORÁRIO PÓS-TIÃO VIANA

A imprensa do Acre segue ignorando por conveniência comercial as crescentes queixas da população decorrentes da mudança do fuso horário. Desde a semana passada, a população se viu obrigada a conviver com um fuso horário de um hora a menos em relação ao horário de Brasília por força de uma lei sancionada pelo presidente Lula, de autoria do senador Tião Viana.

A reação mais forte até agora partiu da prefeita Zila Bezerra, de Cruzeiro do Sul, na região mais ocidental do país. Ela assinou um decreto estabelecendo que os alunos passem a entrar nas escolas da rede municipal a partir das 8 horas da manhã e não mais às 7 horas.

Com uma velada dose de sarcasmo, Zila Bezerra afirmou que a lei Tião Viana é "revolucionária", pois muda o horário, trará vantagens administrativas ao Estado e aproximará os acreanos de Brasília e da região Centro-Sul do país, de onde emanam as decisões.

- Mas pensando nas crianças resolvi fazer uma adaptação local e espero que isso satisfaça a todos. Não estou infringindo lei alguma e nem estou atropelando ninguém. Estou apenas exercendo as atribuições do meu cargo - argumenta a prefeita.

A decisão da prefeita desagradou à coordenadoria da Secretaria Estadual de Educação em Cruzeiro do Sul, para quem Zila Bezerra poderia ter aguardado para que os horários nas escolas estaduais e municipais fossem unificados. Diretores das escolas do ensino médio também passaram a exigir mudança e agora aguardam uma resposta da Secretaria de Educação sobre se as aulas devem iniciar as 7h30 ou às 8 horas.

A insatisfação envolve ainda os comerciantes da cidade e as associações de moradores, que têm discutido a necessidade de uma manifestação pública em protesto contra a mudança do fuso horário imposta pelo senador aos acreanos.

- Estão caindo por terra as argumentações furadas dos defensores da mudança. Ela é impraticável no Acre. Esta mudança promovida pela Prefeita de Cruzeiro do Sul é uma prova inconteste da inutilidade da mudança e dos prejuízos que resultaram dela ter sido tomada sem que o povo pudesse dizer sim ou não - afirma o pesquisador do Inpa Evandro Ferreira.

As pessoas mais atingidas pela mudança são os estudantes e os adultos que necessitam acordar cedo para trabalhar. Às 5 horas da manhã, isto é, às 6 horas do HPTV (Horário Pós-Tião viana), ainda está escuro no Acre, principalmente nas cidades situadas na parte mais oeste do Estado.

O senador Tião Viana é detentor de enorme capital político no Acre, mas o desastrado projeto de mudança do fuso horário tem causado sérios estragos em sua imagem de bom moço, de gente de bem. Os mais decepcionados com a situação são os eleitores dele, a quem o senador negou o direito de dizer sim ou não a respeito de uma mudança tão drástica.


Para entender melhor a gravidade da situação, leia mais no blog Ambiente Acreano.

4 comentários:

Renata disse...

Oi Altino

Tem também aquelas crianças que moram nos seringais, projetos de assentamento, Resex e outros, que andam sozinhas pelos ramais e varadouros uma, duas horas para chegarem à escola. Para aquelas que estudam de manhã, antes da "revolucionária" mudança de horário, faziam isso com o dia claro e agora farão isso à noite, aumentando ainda mais o perigos destes caminhos.

Renata

Acreucho disse...

Que imprensa local, Altino? A daqui não vai dizer nada. Só a gente na Net é que está comentando o fato.

GERA disse...

Pelo que sei a prefeita n�o estar contra a mudan�a do hor�rio, apenas fez a adequa�o do hor�rio de aula de 7:00 para 8:00 horas.
agora falta o Estado fazer adequa�o de hor�rio das 7:00 para 8:00 horas.

Srtª. Jocília Oliveira disse...

Se os acreanos bancassem os meios de comunicação que têm acesso, como jornais impressos, revistas e rádio. Os veículos não tinham que apelar a ajuda do governo para conseguirem sobreviver. E nenhuma pessoa, empresa, instituição, governo vai ajudar um veículo que fala mal das suas decisões para o público.

Então ou muda o sistema ou contimuemos com a imprensa alternativa que possa falar sem medo das decisões tomadas às pressas ou com outros interesses.