segunda-feira, 9 de junho de 2008

TOINHO ALVES À ESPERA DO TSUNAMI

Michelle Portela

O jornalista Toinho Alves espera ser salvo por um tsunami. Quem sabe, pelo aquecimento global. Salvo da governança, que "não somente está em crise, como é a crise", ele usa o setor da comunicação pública do Estado e a imprensa local para exemplificar a teoria da crise.

Para os governos atuais, a imprensa não é tratada como uma questão de comunicação, espaço de diálogos entre os diversos setores da sociedade, mas como um problema político, em que o diálogo é cerceado.

Ao manter um sistema falido, uma vez que os jornais de circulação diária não cumprem o dever de informar, mas de divulgar, o governo manteria uma rede de corrupção ativa e passiva.

Os veículos de comunicação, que recebem recursos de publicidade do governo, serviriam de canais de distribuição desses recursos para finalidades privadas.

Toinho Alves, entretanto, não perdeu a fé e ainda demonstra esperança.

Acredita que o Partido Verde (PV) pode ser um opção de voto no Acre, desde que estabeleça novas bases concretas de argumentação, num diálogo possível entre os movimentos sociais e governos. Mas, para ele, a internet é o "grande truque".

Envio parte da entrevista por acreditar que toda ela, apesar de extensa, interessa à sociedade, isto posto, não apenas à acreana. Entretanto, na parte final, Toinho Alves objetiva nas questões que mais incomodam a você e a boa parte de seus leitores.

Clique aqui e boa leitura!

A jornalista Michelle Portela realizou a entrevista com Toinho Alves, da assessoria do governador Binho Marques (PT), em fevereiro, em Rio Branco, durante trabalho de campo no mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas, sob orientação do antropólogo Alfredo Wagner Berno de Almeida. Veja trechos do que pensa Toinho Alves sobre a imprensa do Acre:

"O domínio das empresas se constituiu. De um lado, o império ‘flavianista’ da Gazeta e, do outro, o império ‘narcisista’ do Rio Branco. Tanto TV, quanto rádio e jornal requisitavam cada vez mais profissionais desqualificados que fossem capazes apenas de seguir a ordem do chefe e latir para adversários políticos, feito ‘cachorrinhos de guarda’. Não precisava escrever bem, nem precisa ter idéias próprias, era proibido, bastava apenas escrever o que o chefe mandava, escrever a favor do governo ‘que nós apoiamos’ ou contra o governo ‘que nós combatemos’. Enfim, essa visão puramente politiqueira, comercial da imprensa, predominou e toda uma geração de repórteres e apresentadores, jornalistas, locutores, se formou, trabalhou, atuou dentro disso daí. Acho que, agora, com o advento da internet e das novas mídias que a internet possibilita, está havendo uma mudança nesse cenário, mas essa mudança ainda não é assimilada pelo sistema político. Mas ela vai ser assimilada porque o sistema político tende sempre a sobreviver, ele não vai ficar segurando numa canoa que afunda. Tanto os jornais, como os veículos de comunicação, como fumadores de opinião pública estão falindo. Isso, bem visivelmente aqui no Acre. Eles são extensões de grupos econômicos e políticos, mas eles estão extensões cada vez mais dispendiosas e inúteis".

"Não diria que é simbólica. Ela é também uma forma de canais de realocação de dinheiro, através da publicidade, da compra da opinião dos jornais. Com o dinheiro que o governo gasta com um jornal, ele está sustentando uma porção de gente, o sistema político. E ele estã sustentando uma porção de negócios periféricos: aluguel de carros, a butique da esposa do dono do jornal, a empresa de publicidade, uma série de pequenos negócios que se articula em torno desse dinheiro, que surge através da existência de um jornal".

"As duas principais emissoras de televisão do Estado são sustentadas por empresas que vendem remédios para o Governo. Vamos dizer que a comunicação é moeda de troca no negócio principal, que é a venda de remédios. E agora, é diversificado, agora tem venda de veículos. São um aglomerado de empresas que começaram como vendedores de remédios e depois, diversificaram. Inclusive, o fato de investirem em veículos de comunicação foi o início dessa diversificação para uma variedade maior de empresas. Isso, de um veiculo que, em tese, poderia se sustentar, que é a televisão. Mas, imagina você, aqui em Rio Branco na capital do Acre, nós temos as TVs Rio Branco, Acre, União, Cinco, Aldeia, têm outras aí, pelo menos seis emissoras, todas com programação local. Seis emissoras com programação local. Isso não tem nem nas maiores cidades brasileiras. Isso, sem falar que nós temos os jornais Rio Branco, Gazeta, Tribuna, Página 20. Quatro jornais diários e um semanário do Estado. E várias emissoras de radio, pelo menos uma meia dúzia".

"Agora, o dinheiro do governo, não é “só do poder executivo”. Se você der uma olhada, a Gazeta é um jornal diário que tem quatro ou cinco colunistas sociais. Tem coluna social ‘no balde’. Boa parte dos colunistas tem cargo comissionado, não no governo, mas principalmente no Judiciário, no Ministério Público, no gabinete de juízes, promotores, desembargadores. Mantêm uma coluna no jornal, então, naturalmente, as personalidades mais fotografadas são seus chefes do trabalho estatal".

"Os blogs, sites mal comportados, eles vão no sentido contrário, mas em menor alcance e menor poder. O blog do Altino tem mais alcance do que o jornal a Gazeta, mas ele tem menos poder porque o poder do jornal é unificado pelo sistema de rádio, televisão e político. O político dança no compasso do jornal e não dança no compasso do blog, que é algo que está escapando e o poder político esta trabalhando como inserir no sistema".

"Antes eu tinha vergonha de me apresentar como jornalista, agora pode me chamar até blogueiro que eu não me ofendo".

Clique aqui para ler a íntegra (sem revisão) da entrevista.

Nenhum comentário: