segunda-feira, 2 de junho de 2008

ÍNDIOS VISÍVEIS, INVISÍVEIS E O FURO

Jose Murilo Junior
Do Global Voices

É curioso notar que no meio de um debate sobre o foco apropriado diante de imagens fortes de um evento violento,
Altino Machado, blogueiro famoso do estado Acre, na região da Amazônia, apresentou ao mundo as primeiras imagens do que pode vir a ser a última tribo isolada da floresta amazônica — os tais ‘Índios Invisíveis’.

Extraordinário de fato. O assunto foi divulgado como última notícia no GVO em 23 de maio, traduzido para o Português e Chinês, e caiu no conhecimento mundial através da blogosfera. Demorou uma semana para que a imprensa tradicional acordasse para a “notícia velha” mas as imagens ainda eram impressionantes e os blogues não demoraram em lembrar que a mídia corria atrás da notícia sem respeitar as regras elementares de dar crédito.

O blogue de Altino é certamente uma fonte especial de informações sobre a Amazônia, e não é por acaso que seu artigo apareceu no Terra Magazine, um projeto editorial online inovador que também reivindica o furo pelas imagens dos ‘Índios Invisíveis'. Mas enquanto o ambiente da imprensa online ainda luta para chegar a um modelo de negócios equilibrado, tendo que lidar com tantas novas varíaveis netlescas, podemos estar testemunhando o surgimento de novos tempos, onde ‘furos' como conhecemos no formato antigo não são o que importa de fato. Um papo discursivo e pleno entre muitas vozes em um debate aberto com as fontes da autoritária imprensa convencional podem vir a ser o tipo de “furo” colaborativo que temos aqui procurado.

O primeiro passo para se chegar a esse novo ambiente de imprensa aberta talvez seja o reconhecimento do valor de todas essas vozes, o que pode começar com o simples e fácil respeito à etIqueta de atribuição por parte da imprensa convencional… e blogueiros.

Além do destaque na página principal do Global Voices, o artigo do editor José Murilo Junior está com versões em russo, francês e inglês. Leia a íntegra aqui, traduzido para o português por Paula Góes. Confira, ainda, "Dobradinha brasileira".

3 comentários:

L.G. disse...

Caro Altino,
Tem razão na crítica que deixou no Tupiniquim. Lamentamos a falha, mas muitas vezes limitamo-nos a reproduzir as notícias que vamos encontrando. Já publicámos um esclarecimento e estaremos atentos ao assunto.
Abraço,
Luís Galrão
http://indios.blogspot.com/2008/06/o-seu-seu-dono.html

ALTINO MACHADO disse...

Grato Luís Galrão. Você é sabedor do quanto sou admirador do Tupiniquim. Abraços.

Paula Góes disse...

Altino

Obrigada pela citação do singelo Lusosfera.

Não sei se você percebeu, mas falamos do *seu* furo uma semana antes, acho que no mesmo dia que foi publicado aqui no blogue.

Eis o link: http://lusosfera.wordpress.com/2008/05/23/curtinhas-da-semana-2/

Tudo de bom, e continue o excelente trabalho,
Paula Goes