quarta-feira, 28 de maio de 2008

ÉLCIO SABO MENDES JÚNIOR


É o juiz que presidirá o julgamento do ex-deputado Hildebrando Pascoal, que está remarcado para o dia 14 de julho. Na tarde de hoje, o juiz foi de uma elegância e didatismo raros quando ocorre o encontro de magistrados e jornalistas.

Como a notícia da nova data do julgamento começou a circular muito cedo, a imprensa buscava informações diversas sobre o processo. Por causa disso, Élcio Sabo decidiu atender numa entrevista coletiva no Fórum Barão do Rio Branco.

Na verdade não foi bem uma entrevista coletiva como a maioria dos jornalistas está acostumada. Ele recebeu a todos de modo gentil e evitou qualquer tipo de comentário a respeito do processo.

Estava empenhado mesmo era em mostrar que todo cidadão (não apenas jornalistas) goza do direito de consultar qualquer processo que não esteja transitando sob segredo de justiça.

O próprio juiz fez questão de abrir as portas da Vara do Tribunal do Júri e indicar a estante onde estão os três processos que tramitam contra Hildebrando Pascoal e seu bando.

O juiz aconselhou que os jornalistas estudem os autos. Surpreendeu ao reiterar, diante dos servidores da Vara do Tribunal do Júri, que a sua determinaçao era para que fosse facilitado o acesso da imprensa e de qualquer cidadão que queira conhecer autos de processos reunidos ali.

- Nós estamos aqui para atender bem a todos - afirmou o juiz, que chegou até a pedir sugestões dos jornalista sobre a organização do espaço para o trabalho da imprensa no dia do julgamento.

Élcio Sabo Mendes Júnior é titular da Vara de Delitos de Tóxicos e Acidentes de Trânsito. É parente do ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal.

O Tribunal de Justiça transmitirá, em tempo real, via internet, o julgamento do "homem da motosserra", o que tornará possível o acesso a partir de qualquer cidade ou país. Haverá uma sala para a imprensa, equipada com computadores. Em toda a área do Fórum haverá sinal de internet sem fio. Haverá, ainda, telão para quem queira acompanhar o julgamento fora da sala do Tribunal do Júri.

O coronel e ex-deputado estadual Aureliano Pascoal, que é primo de Hildebrando e comandava a Polícia Militar do Acre quando o mecânico Agilson Firmino, o Baiano, foi torturado e assassinado com uma motosserra, é réu no caso. Porém, o processo contra ele foi desmembrado. Ao ser denunciado pelo Ministério Público, Aureliano tinha foro privilegiado como parlamentar.

Os demais réus são Pedro Pascoal, Adão Libório e o ex-sargento Alex Fernandes. O policial e ex-vereador Alípio Ferreira, dono de uma oficina onde Baiano foi barbarizado pelo bando, faleceu e o processo contra ele foi extinto.

A atitude do juiz Élcio Sabo Mendes Júnior prova que o Acre melhorou nos últimos anos.

8 comentários:

. disse...

Os holofotes ja foram ligados, o sensacionalismo barato começou, e o teatro esta armado, atendendo a partidos politicos e gupos familiares que pretendem se perpertuar no poder. Como academico concludente do curso de direito, nao vislumbro o principio basico do devido processo legal. O Coronel ja vai sentar no banco dos reus condenado, do mesmo jeito que foram aqueles julgamentos em Brasilia, onde a imprensa manipula opinioes e os jurados ja chegam pressionados pela imprensa e nao analisam com tranquilidade as frageis provas que condenaram o Coronel. Em um pais serio, com leis duras e sem pressao, todos esses processos seriam nulos de plano.

Saramar disse...

Não conhecia esse jovem juiz e fiquei feliz por ver que é uma pessoa totalmente diferente daquelas a que estamos acostumados, cheias de empáfia e arrogância.
Além do mais, ele respeitou o seu cargo ao se negar a falar sobre o processo, usando a mídia mostrar que o acesso aos trâmites judiciais é direito de todos.
É um exemplo, uma esperança neste país em que autoridades se julgam sempre acima dos cidadãos, em inversão total dos princípios em que se baseia a democracia representativa.
Creio que, no caso do juiz Élcio Sabo Mendes Júnior, podemos lembrar daquele ditado: "filho de peixe..."

beijos

. disse...

Concordo com a Saramar, quando fui estagiario da Defensoria Publica atuei no juri, e o Dr. Elcio é uma pessoa de tratamento impar, serio, dedicado, simpatico, educado e simples. Juiz do maior gabarito, sera um excelente desembargador e quiça ministro nas instancias superiores

Jalul disse...

Altino, é essa a turma jovem e os de idéias jovens que estão atualizando os processos e nos dão ânimo.
Na medicina, na economia, no direito, fazem a diferença. Essa é a abertura da qual tanto falamos.
Vejo, no Ministério Público, uma moçada preocupada com os direitos da coletividade e da pessoa humana em si considerada.
Você nem pode imaginar o quanto isso me empolga e faz feliz.
Há ainda, infelizmente, quem pense diferente, quem feche nas suas gavetas o que é do interesse público. Mas isso vai passando...
Esse é o processo.
Já se vê, em outros colegiados, arraigados e contaminados pelo tradicional, posturas novas, inovadoras e renovadoras.
Quando falo pessoas novas, entenda, não me atenho a quantos aniversários a pessoa já fez.
Felicito o Juiz Mendes Júnior.
Felicito o jovem Leandrius pelos seu empolgamento com o curso que faz. Espero e creio que será um bom causídico, ou um bom jurista e, quem sabe, tambem possa alçar vôos altos.

Wesley Diogenes disse...

Não estou muito antenado no assunto, mas leandrius vc como acadêmico de direito poderia explicar porque afirma que são "frageis provas que condenaram o Coronel".
até agora tow sem entender
Oo

. disse...

Falo em relaçao a alguns dos processos que pude ver e ler algumas coisas, a denuncia em sua maioria e baseada em depoimentos de pessoas sem credibilidade, e os depoimentos sao na base do "eu ouvi dizer", "me contaram", "nao sei quem foi, so sei que foi assim", tudo na base do "achismo", no direito penal impera o principio da ampla defesa e "na duvida o beneficio e do reu", nao se pode condenar por suspeistas e sim por certeza. Sera que a ampla defesa esta valendo? a midia da espaço par a familia Pascoal? Nao sou advogado deles, nem estagiario dos advogados, vi o Coronel duas vezes na vida, uma no aeroporto na decada de 90 e outra vez no forum Barao do Rio Branco. Mas como quase Operador do Direito (faltam 30 dias), tenho que lutar pela justiça e para a aplicaçao das liçoes juridicas, eticas e morais que aprendi na faculdade

Anônimo disse...

Eu,Brasileiro, Acreano, com bons antecedentes criminais, casado, residente e domiciliado nesta cidade, venho através desse conceituado blog, desejar ao Coronel do Terror, muitos e muitos anos de cadeia, que sua estada na cadeia, abra sua memória e que durante sua solidão, possa escutar os gritos e clamores, daqueles que foram assassinados friamente. Parabéns coronel, por aceitar Jesus dentro da cadeia, afinal de contas, nosso mestre não despreza ninguém, porém nunca esqueça daquele velho provérbio: "O PLANTIO É LIVRE, MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA".
Tem mais uma coisinha pra dizer:
Primeiro vem a justiça dos homens, depois vem a de Deus.
Viva a Justiça!

João Francisco

Anônimo disse...

O Dr. Elcio é de uma ética indiscudivel. Acredito que todos os profissionais da area deveriam seguir o exemplo.