quinta-feira, 17 de abril de 2008

SEMANA DO ÍNDIO


A programação da Semana do Índio começa amanhã, às 9 horas, no Mercado Velho, na Praça da Bandeiena, com uma exposição indígena. As 17 horas, na concha acústica Jorge Nazareth, no Parque da Maternidade, será realizado um mariri yawanawa.

No sábado, a partir das 9 horas, na Comissão Pró-Índio (estrada Transacreana, Km 9), a abertura do II Fórum dos POvos Índigenas do Acre, que será encerrado na segunda-feira.

No auditório da Biblioteca da Floresta, uma programação temática: filmes, mesa-redonda, exposição de publicações indígenas e produções indígenas de vídeos.

Comentário do Lindomar Padilha, coordenador do Conselho Indigenista Missionário no Acre:

"Caro Altino,

A semana dos povos indígenas deixou, pelo menos no Acre, de ser uma semana em que os indígenas posam expressar suas idéias e reivindicações para ser um momento em que pequenos detentores de pequenos poderes a serviço dos grandes poderosos se ocupam em falar da "cultura exótica" desses povos. Os índios, nesse contexto, são apenas peças de museu.

No Acre existem ainda 17 terras a serem demarcadas (no regional assistido pela Funai Acre) sem falar nas terras ocupadas por povos indígenas ainda sem contato com a sociedade nacional como é o caso dos isolados do Chandles e os isolados do Igarapé Tapada, no Parque Nacional da Serra do Divisor.

A assistência à saúde indígena está lastimável. Amargamos uma pirigosa liderança nos casos de tuberculose e hepatite nas comunidades indígenas.

De todos os casos de violência contra os povos indígenas nos últimos 12 anos, nenhum agressor ou criminoso foi condenado, como o caso do policial militar que assassinou o índio Raimundo Silvino no município de Feijó e, ao contrário de ser condenado pelo assassinato covarde, foi promovido.

Grande parte das ações e medidas de mitigação por causa da pavimentação da BR 364 que foram acordadas a partir do EIA/RIMA não foram cumpridas e ninguém recebeu indenização ainda.

Muitas outras coisas lamentáveis poderiam ser assinaladas aqui mas, vou poupar o leitor de tantas desgraças sem no entanto deixar de dizer que os índios estão mais para velório que para festa".

5 comentários:

Anônimo disse...

Nada a comemorar!!!!

Saudades do Acre disse...

"Nada a comemorar!!!!"

Declaração anônima de múltiplas interpretações(11:19), que pode ter partido de um ambientalista, um indigenista - ou mesmo um indígena - desiludido, um pecuarista ou "desenvolvimentista" radical, ou simplesmente um "zé mané" apenas prá encher linguiça.

Anônimo disse...

Altino, esses dias vc tem postado umas coisas tão sem graça...nada a ver esse negocio do indio, os artigos do narciso então...pior ainda!! Queremos novidades, noticia quente!!!

ALTINO MACHADO disse...

Anônimo, é simples: muda de blog. Procura um que tenha muita graça. Notícia quente? Pega um jornal e toca fogo. Passar bem.

morenocris disse...

rsrs

Você é bravo mesmo, Altino. Bom dia. Olhe, vc tem artigo do Meirelles sobre o dia de hoje?

Beijos.

*No meu blog tem muita graça. Poemas, poesias, imagens, o Altino sabe... rsrs

Tens notícias da Argentina?

Ah, e sobre o "tempo"?... rsrs

Relaxa Altino, só estou brincando com vc! Não brigue comigo, por favor!

O post sobre a imprensa dá uma bela de uma discussão...fiquei tentada, mas estou cansada de falar sobre isso e até mesmo de ler muito, muito...acho que tudo passa pelo nosso pensamento de acharmos que as pessoas são ignorantes. Sabes, quando compramos palavras(jornal impresso), pagamos a imagem(TV), e abandonamos a audição(rádio), sabemos mais da vida do que da propaganda(marketing). Enquanto as empresas fazem negócios(mídia), nós procuramos uma saída "alternativa". Olhe, o perigo está no boca-a-boca...nos olhos-nos-olhos...daí os "votos" !

Beijinhos.