sexta-feira, 11 de abril de 2008

PARA QUE A MUDANÇA?

Mário José de Lima

O que torna impossível a correta discussão da questão da mudança do fuso horário do Acre é a tendência a considerar que se opor a tal mudança é opor-se ao senador Tião Viana. E isso não pode.

Assim foi no caso da prospecção de petróleo: em vez de discutir a questão em si, começaram as defesas do senador em vez do exame acurado da questão. Perde-se, assim, a oportunidade de uma discussão racional da questão.


Existem pelo menos dois motivos para que não se efetue tal medida: em primeiro lugar, e este ponto é central, pelo simples fato de que imporá uma interferência sobre as condições de sono e descanso das populações regionais que não é danosa.

Claro que isso, mais do que qualquer um, o senador tem condições de avaliar, pois é médico. Em segundo lugar, não trará qualquer outra vantagem que possa compensar a perda sofrida para a saúde da população.


A lógica que cerca os argumentos dos defensores da medida não se sustenta diante da realidade. Falam que nos adaptaremos aos horários de funcionamento dos outros centros. Como e para que isso?

Todos sabemos que ao correr de séculos o centro da economia mundial esteve na Europa e depois nos Estados Unidos. Segundo a lógica dos defensores da mudança, o Japão deveria ter trocado o dia pela noite. Entretanto, sem virar seu relógio de ponta cabeça, o Japão é, hoje, uma das potências econômicas mundiais.

Então, para que a mudança?

Agora, para impedir que as redes de TV - principalmente a poderosa Globo - ajustem seus equipamentos para atender a um ajustamento nos horários de apresentação de programas? Como deveriam funcionar ou decidir a nossa representação parlamentar? Pelo que sabemos visando o bem-estar das comunidades regionais.


Mário José de Lima é economista. Meu comentário: algo grave aconteceu na véspera da entrada em vigor da portaria do Ministério da Justiça. A TV Acre está com a programação igual a de outras retransmissoras da Globo em estados com fuso horario menos uma hora em relação a Brasilia (Amazonas, Mato Grosso e Rondonia). Por que faz isso? Por que não apresenta o JN às 20 horas? A resposta: porque na semana passada, antes da portaria entrar em vigor, houve acerto em Brasilia para a aprovação da mudança do fuso horario. Basta conferir a velocidade com que a matéria tramitou nos últimos dias.

4 comentários:

Unknown disse...

...imporá uma interferência sobre as condições de sono e descanso das populações regionais que é danosa.

Unknown disse...

Hoje, o jornal A Gazeta, publica uma matéria da lavra da assessoria do gabinete do senador Tião. Muitos são os pontos que merecem ser analisados, comentados, na tal matéria. Entretanto, vamos adiantar um que trata, exatamente, do do fato do senador reconhecer os efeitos da tal mudança sobre as condições de descanso e sono das pessoas.

POdemos ler na matéria que "Segundo Tião Viana, a linha de meridiano passa exatamente em cima de Rio Branco, então tanto faz uma hora a mais ou a menos, não vai interferir de maneira significativa na vida biológica das pessoas."

Vai. Pura e simplesmente vai interferir. Onde estão as avaliações apoiadas em estudos e pesquisas cientificamente conduzidas medindo tais resultados? Onde tem um aparelhinho para medir o que é significativo ou não-significativo quando o assunto pode ser efeitos sobre comportamento, saúde mental, etc?

Anônimo disse...

Mario Lima foi perfeito em sua análise. Mas, convenhamos, com essa, a gratidão das televisões para com o Senador está garantida pelos próximos 50 anos.

Anônimo disse...

Tem mais.
Essa "perda de qualidade" das transmissões pretende que na hora em que o Juvenal Antena for dar um créu na bailarina do pronto socorro, a dona de casa perca a paciência e pense: "com a trasnmissão direta é muito melhor. Viva o Senador".